Avaliação Neuropsicológica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
21 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e aplicar os princípios da avaliação neuropsicológica, bem como os modelos que sustentam essa mesma avaliação.
- Conhecer aprofundadamente testes e baterias de rastreio e avaliação neuropsicológica compreensiva, dirigidos aos principais défices e populações neuropsicológicas (crianças e adultos), dando especial destaque aos que disponibilizam dados normativos para o Português Europeu.
- Demonstrar perícias compatíveis com os procedimentos de avaliação neuropsicológica: entrevista inicial (história neuropsicológica), rastreio e avaliação neuropsicológica compreensiva.
- Planificar um protocolo de avaliação neuropsicológica em função de défices presumidos (casos clínicos) e elaborar um relatório interpretativo do desempenho de sujeitos nesses testes e baterias, integrando os aspetos neurocognitivos com os neurofuncionais.
- Dar indicações sobre a aplicação prática (em termos clínicos e de intervenção) dos resultados da avaliação neuropsicológica.
Resultados de aprendizagem e competências
Os mesmos descritos no campo dos objetivos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
UC organizada em três Módulos Temáticos (sendo que o segundo e terceiro módulos funcionam de modo articulado).
I- Princípios e Modelos de Avaliação Neuropsicológica
- Marcos históricos da Avaliação Neuropsicológica
- Modelos de Avaliação Neuropsicológica
- Objetivos da Avaliação Neuropsicológica
- A quem se destina, quem pode fazer, e casos especiais de Avaliação Neuropsicológica
II- Principais Métodos e Técnicas de Avaliação Neuropsicológica
- Avaliação Neurológica
- Técnicas de Diagnóstico por Imagem
- Entrevista Inicial e Avaliação Neuropsicológica de Rastreio
- Avaliação Neuropsicológica Compreensiva (seleção de testes e de baterias)
- O relatório de Avaliação Neuropsicológica e a sua devolução: indicações clínicas e de intervenção.
III- Práticas de Avaliação Neuropsicológica
- Treino de montagem de protocolos personalizados de Avaliação Neuropsicológica adequados a estudos de casos.
- Treino de competências de administração e de interpretação de testes e baterias neuropsicológicas
Bibliografia Obrigatória
Muriel Deutsch Lezak;
Neuropsychological assessment. ISBN: 0-19-503039-7
Parsos, M. H., Hammeke, T. A., & Snyder, P. J. ; Clinical Neuropsychology: A Pockect Handbook for Assessment (3rd ed.), American Psychological Association, 2014
Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, E. ; A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (3rd ed.). , Oxford University Press, 2006
Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. (Eds.). ; Principles of Neuropsychological Assessment in children and Adolescents, Oxford University Press., 2013
Bibliografia Complementar
Andrewes, D. ; Neuropsychology: From theory to practice. , Psychology Press. , 2015
Kolb, B., & Wishaw, I. Q. ; Fundamentals of human neuropsychology (7th ed.), Worth Publishers., 2015
Observações Bibliográficas
Artigos de leitura obrigatoria sugeridos em cada aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas de exposição teórica e demonstração de técnicas e metodologias em grupo.
- Aulas de experimentação e de treino de competências práticas em pequeno grupo.
- Aulas de observação em contexto clínico na Unidade de Consulta de Neuropsicologia do Serviço de Consultas da FPCEUP.
- Aulas com suporte informático ou de visualização de vídeos
- Pesquisas, consultas e revisões da literatura.
- Possibilidade de participar em investigações em curso sobre adaptação de materiais de avaliação neuropsicológica e de recolha de dados normativos para o Português Europeu.
- Estudo autónomo
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
108,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Aulas sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média aritmética das notas obtidas em duas provas realizadas: uma no final do Módulo 2 (conteúdos do módulo 1 e 2) e outra no final do Módulo 3.
Os estudantes que não obtenham uma classificação final igual ou superior a 9.5 em cada prova terão acesso automático a uma prova de recurso, em data e hora a acordar.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão realizar as provas no mesmo dia dos estudantes de regime geral, podendo combinar-se uma hora diferente, por requerimento fundamentado dos próprios
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final só é possível mediante nova inscrição e frequência da UC.