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Intervenção em Contextos de Acolhimento e Adoção

Código: PEDH11     Sigla: ICAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 18 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta UC os estudantes deverão conhecer:

  1. As características dos contextos de acolhimento e adoção presentes no sistema português de promoção e proteção, acolhimento familiar, acolhimento residencial, acolhimento especializado, adoção;
  2. Os modelos teóricos e a investigação empírica que valida a intervenção em contextos de acolhimento e adoção;
  3. Programas empiricamente validados ou empiricamente informados de intervenção nos contextos de acolhimento, nomeadamente ao nível da tomada de decisão e definição de projetos de vida; de preparação e acompanhamento de transições, de promoção de desenvolvimento, bem-estar e ajustamento psicológico de crianças e adolescentes, de resposta a necessidades específicas das crianças em acolhimento; de qualificação de práticas de acolhimento;
  4. Programas empiricamente validados ou empiricamente informados de intervenção em adoção nomeadamente ao nível do adotado, dos adotantes, dos candidatos à adoção e de qualificação das práticas profissionais.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão estar capazes de:
1. Atuar no sistema de promoção dos direitos e proteção das crianças, sabendo fundamentar teóricamente essa atuação;
2. Aplicar e validar a aplicação de programas de intervenção especificos para attuação em contextos de proteção;
3. Coordenar a sua atuação com outros prifissionais de outras áreas disciplinares que igualmente atuam no sistema de acolhimento e na adoção;
4. Ter uma abordagem terapéutica sensivel ao trauma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Modelo bioecologico revisitado: Micro, meso, exo, macro e crono sistemas de proteção da criança

  2. Vinculação, trauma e resiliência. Impacto da adversidade precoce no desenvolvimento das crianças que navegam o sistema de proteção

  3. Tomada de decisão e definição de projetos de vida. Instrumentos de avaliação do grau de risco/perigo

  4. Acolhimento Familiar: Características e necessidades de intervenção. Programas de preparação/qualificação de famílias de acolhimento. Intervenção junto da criança em acolhimento e do adulto acolhedor. A família de origem

  5. Acolhimento Residencial: Características e necessidades. Standards e sistemas de avaliação da qualidade em AR. Programas de intervenção em AR: história de vida, preparação da saída. Praticas profissionais orientadas pelos direitos da criança. Acolhimento terapêutico e especializado

  6. Adoção: Necessidades específicas de adotados e adotantes. Programas de preparação/qualificação da parentalidade adotiva. Desafios específicos da adoção

Bibliografia Obrigatória

Brodzinsky, D.M. & Palacios, J. ; Psychological issues in adoption: Research and practice, Praeger, 205. ISBN: 9780275979706
Pösö, T., Skivenes, M., & Thoburn, J. ; Adoption from Care. International Perspectives on Children’s Rights, Family Preservation and State Intervention, Bristol University Press, 2021. ISBN: 978- 1- 4473- 5103- 0
G. Hann & C. Fertleman; The Child Protection Practice Manual, Oxford University Press, 2016. ISBN: 978–0–19–870770–7
Jill Duerr Berrick; The impossible imperative: Navigating the competing principles of Child Protection, Oxford University Press, 2018. ISBN: 978-0-19-067814-2
Schofield, G., & Beek, Mary; Attachment handbook for foster care and adoption, BAAF, 2013. ISBN: 978-1-903699-96-6

Observações Bibliográficas

Outras leituras obrigatórias serão sugeridas ao longo das aulas, de artigos de revsitas científicas indexadas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino são diferentes em função da tipologia das aulas. As aulas teóricas recorrem ao método expositivo para sistematização da literatura relativa aos conteúdos programáticos. As aulas práticas incluem a realização de atividades experienciais por parte dos alunos, seja de análise e experimentação de um instrumento, seja o treino em situação de simulação ou role play de uma estratégia de intervenção, seja através da visualização de filmes para análise de comportamentos críticos.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 28,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP

 http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação inclui a realização de um exame final de aquisição de conhecimentos (75%) e é distribuída ao longo do semestre, avaliada através da participação presencial (25%) que inclui a realização de pequenas apresentações de complemento à apresentação teórica da aula realizada pela docente.
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