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Intervenção nos Sistemas do Envelhecimento

Código: PCS11     Sigla: ISE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 18 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;

  • Conhecer as diretrizes internacionais para a intervenção com idosos e as suas implicações para a prática;

  • Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada e nos seus contextos de desenvolvimento e as diferentes abordagens ou possibilidades de intervenção;

  • Desenvolver competências e estratégias específicas de intervenção com idosos/cuidadores;

  • Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca da do trabalho de um profissional de Psicologia com idosos.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser capaz de:

  • Identificar os contextos e temáticas mais significativos do idoso, os processos que aí decorrem e as principais mudanças que se operam;
  • Relacionar as principais problemáticas e necessidades das pessoas de idade avançada, e dos seus sistemas de relacionamento (conjugal, familiar, institucional) com as diferentes possibilidades e abordagens de intervenção;
  • Planear e operacionalizar as competências e técnicas apreendidas;
  • Conhecer e enquadrar, numa perspetiva multissistémica, o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento do idoso e dos seus contextos de desenvolvimento.
  • Posicionar-se e refletir criticamente acerca das atitudes e práticas veiculadas na idade mais avançada.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - Intervenção psicológica na idade avançada: contextos de intervenção, especificidades, modalidades e especificidades da relação de ajuda


  1. Contextos de intervenção com pessoas idosas

  2. Especificidades da intervenção na idade avançada

  3. A relação de ajuda na idade avançada.


 


II – Principais problemáticas e desafios da idade avançada: modelos compreensivos de avaliação e intervenção  



  1. A depressão

  2. Cuidados paliativos no final de vida

  3. A morte, a perda e os processos de luto

  4. O abuso e os maus-tratos

  5. A deterioração cognitiva e as demências

  6. Outros desafios/problemáticas frequentes na idade avançada (ex. especificidades da família, conjugalidade e sexualidade)

  7. Psicofarmacologia


III – Promoção da qualidade de vida: intervenção nos sistemas/contextos do envelhecimento



  1. Promoção do envelhecimento ativo: Planificação e desenho de programas de prevenção e intervenção

    1. Programas de Psicoeducação

    2. Grupos de promoção do desenvolvimento;

    3. Programas intergeracionais





  1. Prestação de cuidados formais e familiares: da avaliação à intervenção

    • A intervenção com as famílias e cuidadores

      1. Respostas sociais

      2. Psicoeducação

      3. Grupos de Apoio

      4. Psicoterapia



    • A intervenção no domicílio





  1. Políticas no âmbito do envelhecimento e da prestação de cuidados: A organização de serviços e a resposta integrada de cuidados de saúde

Bibliografia Obrigatória

Firmino, H, Simões, M.R., & Cerejeira, J. ; Saúde mental das pessoas mais velhas. , Edições Lidel., 2016
João Manuel de Morais Taborda Barreto; Envelhecimento e saúde mental
Laidlaw, K., & Knight, B. ; Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment., Oxford University Press, 2008
Nancy A. Pachana; The Oxford handbook of clinical geropsychology. ISBN: 978-0-19-966317-0
Bob G. Knight; Psychotherapy with older adults. ISBN: 978-0-7619-2373-2
Irvin D. Yalom; The^theory and practice of group psychotherapy. ISBN: 978-0-465-09284-0

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar (sugerida em cada sumário)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC integra a formação avançada em Consulta Psicológica e Psicoterapia com Jovens e Adultos.
Esta UC assenta numa dinâmica ativa de ensino-aprendizagem teórico-prática.

Assim, nas atividades da sala de aula serão utilizadas metodologias de exposição e discussão oral dos temas programáticos em situação de aula, bem como a fomentação da participação e aprendizagem ativas dos estudantes.

Será enfatizada a componente prática e do saber-fazer, a familiarização com instrumentos e estratégias de intervenção, concretizadas em discussão de casos práticos, dinâmicas de role-playing, visualização de vídeos, discussão de dilemas éticos e partilha de casos/situações com profissionais da área. Os estudantes terão, ainda, a oportunidade de assistir pontualmente a consultas de intervenção psicológica com idosos (através do espelho) na Unidade de Psicoterapia de Jovens, Adultos e Idosos do Serviço de Consulta Psicológica da FPCEUP e, quando possível, visitas a contextos de trabalho com idosos.

Será incentivado o estudo e pesquisa autónomos do estudante através das leituras presentes em cada sumário.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 12,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante terá que frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A componente teórica tem uma ponderação de 50% (prova escrita) e a componente prática uma ponderação de 50%: trabalho prático escrito e apresentação em aula em grupos de duas pessoas – avaliação e planeamento de uma intervenção psicológica individual ou em grupo (os temas dos trabalhos serão anunciados no primeiro dia de aulas) e Participação nas aulas.

As classificações obtidas nas duas componentes farão média aritmética, sendo que em cada uma deverá haver uma nota mínima de 9 valores (remetendo, neste caso para a realização de prova oral para a obtenção da classificação mínima de 10 valores).
Em qualquer uma das componentes as notas serão expressas numa escala de 0 a 20. 

Em suma: Exame final (50%) + Trabalho prático (40%) + Participação (10%)

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em regime ordinal.

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe as docentes.

Melhoria de classificação

Só existe a possibilidade de melhoria de classificação ao exame final, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.

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