Intervenção nos Sistemas do Envelhecimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
18 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;
- Conhecer as diretrizes internacionais para a intervenção com idosos e as suas implicações para a prática;
- Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada e nos seus contextos de desenvolvimento e as diferentes abordagens ou possibilidades de intervenção;
- Desenvolver competências e estratégias específicas de intervenção com idosos/cuidadores;
- Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca da do trabalho de um profissional de Psicologia com idosos.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser capaz de:
- Identificar os contextos e temáticas mais significativos do idoso, os processos que aí decorrem e as principais mudanças que se operam;
- Relacionar as principais problemáticas e necessidades das pessoas de idade avançada, e dos seus sistemas de relacionamento (conjugal, familiar, institucional) com as diferentes possibilidades e abordagens de intervenção;
- Planear e operacionalizar as competências e técnicas apreendidas;
- Conhecer e enquadrar, numa perspetiva multissistémica, o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento do idoso e dos seus contextos de desenvolvimento.
- Posicionar-se e refletir criticamente acerca das atitudes e práticas veiculadas na idade mais avançada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I - Intervenção psicológica na idade avançada: contextos de intervenção, especificidades, modalidades e especificidades da relação de ajuda
- Contextos de intervenção com pessoas idosas
- Especificidades da intervenção na idade avançada
- A relação de ajuda na idade avançada.
II – Principais problemáticas e desafios da idade avançada: modelos compreensivos de avaliação e intervenção
- A depressão
- Cuidados paliativos no final de vida
- A morte, a perda e os processos de luto
- O abuso e os maus-tratos
- A deterioração cognitiva e as demências
- Outros desafios/problemáticas frequentes na idade avançada (ex. especificidades da família, conjugalidade e sexualidade)
- Psicofarmacologia
III – Promoção da qualidade de vida: intervenção nos sistemas/contextos do envelhecimento
- Promoção do envelhecimento ativo: Planificação e desenho de programas de prevenção e intervenção
- Programas de Psicoeducação
- Grupos de promoção do desenvolvimento;
- Programas intergeracionais
- Prestação de cuidados formais e familiares: da avaliação à intervenção
- A intervenção com as famílias e cuidadores
- Respostas sociais
- Psicoeducação
- Grupos de Apoio
- Psicoterapia
- A intervenção no domicílio
- Políticas no âmbito do envelhecimento e da prestação de cuidados: A organização de serviços e a resposta integrada de cuidados de saúde
Bibliografia Obrigatória
Firmino, H, Simões, M.R., & Cerejeira, J. ; Saúde mental das pessoas mais velhas. , Edições Lidel., 2016
João Manuel de Morais Taborda Barreto;
Envelhecimento e saúde mental
Laidlaw, K., & Knight, B. ; Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment., Oxford University Press, 2008
Nancy A. Pachana;
The Oxford handbook of clinical geropsychology. ISBN: 978-0-19-966317-0
Bob G. Knight;
Psychotherapy with older adults. ISBN: 978-0-7619-2373-2
Irvin D. Yalom;
The^theory and practice of group psychotherapy. ISBN: 978-0-465-09284-0
Observações Bibliográficas
Bibliografia complementar (sugerida em cada sumário)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC integra a formação avançada em Consulta Psicológica e Psicoterapia com Jovens e Adultos.
Esta UC assenta numa dinâmica ativa de ensino-aprendizagem teórico-prática.
Assim, nas atividades da sala de aula serão utilizadas metodologias de exposição e discussão oral dos temas programáticos em situação de aula, bem como a fomentação da participação e aprendizagem ativas dos estudantes.
Será enfatizada a componente prática e do saber-fazer, a familiarização com instrumentos e estratégias de intervenção, concretizadas em discussão de casos práticos, dinâmicas de role-playing, visualização de vídeos, discussão de dilemas éticos e partilha de casos/situações com profissionais da área. Os estudantes terão, ainda, a oportunidade de assistir pontualmente a consultas de intervenção psicológica com idosos (através do espelho) na Unidade de Psicoterapia de Jovens, Adultos e Idosos do Serviço de Consulta Psicológica da FPCEUP e, quando possível, visitas a contextos de trabalho com idosos.
Será incentivado o estudo e pesquisa autónomos do estudante através das leituras presentes em cada sumário.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Exame |
50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
76,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
12,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante terá que frequentar 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A componente teórica tem uma ponderação de 50% (prova escrita) e a componente prática uma ponderação de 50%: trabalho prático escrito e apresentação em aula em grupos de duas pessoas – avaliação e planeamento de uma intervenção psicológica individual ou em grupo (os temas dos trabalhos serão anunciados no primeiro dia de aulas) e Participação nas aulas.
As classificações obtidas nas duas componentes farão média aritmética, sendo que em cada uma deverá haver uma nota mínima de 9 valores (remetendo, neste caso para a realização de prova oral para a obtenção da classificação mínima de 10 valores).
Em qualquer uma das componentes as notas serão expressas numa escala de 0 a 20.
Em suma: Exame final (50%) + Trabalho prático (40%) + Participação (10%)
Provas e trabalhos especiais
Não existem
Trabalho de estágio/projeto
não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores-estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em regime ordinal.
Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe as docentes.
Melhoria de classificação
Só existe a possibilidade de melhoria de classificação ao exame final, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.