Catástrofe e Socorro Emocional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
13 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os diferentes conceitos e modelos de atuação no socorro emocional/psicológico, bem como suas especificidades e contextos de aplicação em situações de crise ou catástrofe.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os diferentes conceitos relacionados com o socorro emocional em situações de catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil.
- conhecer o impacto das catástrofes na saúde mental e conhecer os diferentes modelos de apoio emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
- através de exercícios práticos, selecionar e aplicar o modelo adequado de apoio emocional a sobreviventes e/ou profissionais de socorro, bem como desenvolver competências de intervenção e de suporte emocional.
- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a sua atuação prática.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
- Introdução: conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; triagem de vítimas e sectorização do teatro de operações; identificação de incidentes críticos, situações de crise e de catástrofe.
- Impacto das catástrofes e incidentes críticos na saúde mental de sobreviventes e profissionais de socorro: investigação e avaliação.
- Modelos de apoio emocional: especial referência ao Psychological Firts Aid (PFA) e Critical Incident Stress Management (CISM); intervenção em casos específicos; comunicação de más noticias.
- Apoio emocional a sobreviventes: emergência psicológica, perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático (PTSD), coping e resiliência.
- Apoio emocional a profissionais de socorro: gestão do stress, PTSD, burnout e fadiga de compaixão.
- A importância do autoconhecimento e do autocuidado
- Discussão de casos e exercícios práticos de intervenção psicológica e psicossocial em situações de crise ou catástrofe; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno.
Bibliografia Obrigatória
George S. Everly;
The^Johns Hopkins guide to psychological first aid. ISBN: 978-1-4214-2271-8
David A. McEntire;
Disaster response and recovery. ISBN: 0-471-78974-7
Pereira, M. et al. (2015). ; Intervenção psicológica em crise e catástrofe. Lisboa: OPP
Queirós, C. & Passos, F. (2018). ; A recuperação emocional e o apoio psicológico a sobreviventes. In L. Lourenço & A. Amaro (Ed.). Riscos e Crises, da teoria à plena manifestação (pp.453-473). Coimbra: Imprensa da UC.
Matthew Stein;
When disaster strikes. ISBN: 978-1-60358-322-0
Bibliografia Complementar
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D. (2018:; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe, Psychologica, 61(1), 125-142. doi:10.14195/1647-8606_61-1_7, 2018
Blumenfield, M. & Ursano, R. (2008).; Intervention and resilience after mass trauma.Cambridge: Cambridge Univ.Press.
Maria da Graça Pereira;
Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Fonseca, S.M. (…) & Queirós, C. (2019).; Saúde ocupacional dos profissionais de emergência pré-hospitalar: Contributo do trauma e coping. International Journal of Working Conditions, 17, 69-88.
Pereira, A., & Queirós, C. (2021). ; O Stress e suas consequências na saúde e no bem-estar. In I. Leal & J.L. Pais-Ribeiro (Eds.). Manual de Psicologia da Saúde (cap. 19, pp.137-145). Lisboa: Pactor.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e de caracter teórico para apresentação dos conceitos e dos modelos teóricos de socorro emocional, bem como do impacto na saúde mental e da especificidade de atuação com sobreviventes e profissionais de socorro (ex: coping, resiliência, stress pós-traumático, burnout).
Aulas práticas com apresentação/discussão de casos (presencial e no Forum Moodle) e exercícios práticos para o desenvolvimento de competências de intervenção e de suporte emocional, bem como auto-conhecimento e auto-gestão de stress. Estes exercícios poderão implicar a vinda de profissionais do terreno e/ou o treino através de um simulacro ou exercício global que simule um teatro de operações de uma catástrofe com diferentes tipos de vítimas e profissionais de socorro, todos a necessitar de apoio emocional.
A avaliação será efetuada através de uma reflexão critica escrita (trabalho final) (60%) e de cinco questões-aula, em formato de escolha múltipla ou de resposta curta (40%), a realizar em datas a definir
Melhoria de nota apenas possível para o trabalho final.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Participação presencial |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
40,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
43,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina.
Em cada uma das componentes de avaliação (questões-aula e trabalho escrito final) devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 40% questões-aula
- 60% trabalho escrito individual com reflexão critica
Provas e trabalhos especiais
Não há provas ou trabalhos especiais
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto especial deverão consultar as possibilidades do regulamento em vigor na FPCEUP.
Os estudantes de mobilidade têm acesso ao template do trabalho escrito final em inglês e poderão realizar o trabalho final escrito em inglês. As questões-aula serão disponibilizadas e serão respondidas em inglês. Existe bibliografia em português e em inglês.
Melhoria de classificação
A melhoria é efetuada apenas para o trabalho final (ponderação de 60%), mantendo-se a classificação das questões-aula. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle.