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Dissertação

Código: M202     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 167 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 30 60 810

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Nuno Negreiros de Carvalho Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 13 26,00
Manuel Fernando dos Santos Barbosa 0,63
Filipa Elvira Mucha Vieira 0,63
Jorge Nuno Negreiros de Carvalho 0,42
José Albino Rodrigues Lima 0,63
Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne 0,63
Ana Catarina Miranda Canário 0,42
Joana Dias Cadima 0,42
Cidália Maria Neves Duarte 0,63
José Luís Lopes Fernandes 0,42
Marta Zulmira Carvalho dos Santos 0,42
Maria Raquel Camarinha da Silva dos Santos Barbosa 0,63
Samuel Lincoln Bezerra Lins 0,63
Joana Lara Ferreira Soares 0,42
Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira 0,21
Liliana Maria da Silva Cunha 0,63
Pedro Nuno de Azevedo Lopes dos Santos 0,63
Joana Patrícia Pereira de Carvalho 0,63
Jorge Júlio de Carvalho Valadas Gato 0,63
Sara Isabel Almeida Magalhães 0,42
Catarina do Vale Brandão 0,63
Celina Paula Manita Santos 0,42
Marisa Matias Carvalho Silva 0,63
Alessandra da Silva Souza de Carvalho 0,42
Liliana Graciete Fonseca Rodrigues 0,42
Diana Rute Pereira Alves 0,735
Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra 0,525
Leonor Mendes de Freitas Queirós e Lencastre 0,21
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 0,63
Mariana Teixeira Lopes Veloso Martins 0,735
Marta Sofia de Sousa Pinto 0,42
Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz 0,42
Paula Mena Matos 0,63
Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner 0,21
Susana Maria de Sousa Martins da Silva 0,42
António Abel Pires 0,63
Carlos Manuel Gonçalves 0,63
Maria Catarina Leite Rodrigues Grande 0,42
Maria Filomena Jordão Morais 0,21
Marina Gomes Serra de Lemos 0,42
Ana Luísa de Matos Dias Quinta Gomes 0,21
Fernando Ricardo Ferreira Santos 0,42
Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima 0,21
Nuno Miguel Soares Gaspar 0,63
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre 0,42
Maria Selene Henriques da Graça Vicente 0,42
Mariana de Lurdes Carrito 0,42
Isabel Maria Rocha Pinto 0,735
Alexandra Maria da Silva Oliveira 0,63
António José Miguel Cameira 0,21
Inês Maria Guimarães Nascimento 0,21
Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal 0,63
Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias 0,63

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.

Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa



  1. Conteúdos programáticos:


    Os conteúdos programáticos são variáveis de acordo com o tema de dissertação selecionado pelo estudante. Contudo, envolvem sempre a realização


    individual de um trabalho de investigação, de natureza empírica ou outra, no domínio da Psicologia. Envolvem também a elaboração de uma dissertação


    original, escrita segundo o formato definido em regulamento próprio, bem como a sua discussão em provas públicas. Assim, como temas comuns, são discutidas as questões éticas, metodológicas, de análise e interpretação de dados, bem como de redação científica.



Bibliografia Obrigatória

Rui Canário; Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
José Alberto Correia; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Joaquim Luís Coimbra; Formação ao longo da vida e gestão da carreira. ISBN: 972-8312-47-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Atendendo aos objetivos de aprendizagem, o método de trabalho pedagógico assenta fundamentalmente em sessões tutoriais de acompanhamento à realização do trabalho de investigação e à redação da dissertação, culminando com a sua discussão em provas públicas.

 

Software

NVIVO
EndNote
SPSS

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 200,00
Estudo autónomo 310,00
Trabalho de campo 310,00
Trabalho de investigação 310,00
Total: 1134,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação supõe a realização de trabalho individual (Dissertação) que participa com 100 % para a CF. A Classificação Final resulta de deliberação do júri de apreciação da Dissertação, após a sua discussão em provas públicas.

Provas e trabalhos especiais

O Regulamento dos 2º Ciclos da UP e o Regulamento do MEFA definem que a não aprovação do trabalho de avaliação (Dissertação) implica a reinscrição e realização de novo trabalho.

Trabalho de estágio/projeto

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

É esperado que o/a estudante seja capaz de:

. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;

. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica na resolução de problemas no contexto de estágio;

. responder de forma competente, flexível e criativa, às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;

. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;

. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
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