| Código: | M102 | Sigla: | MAAD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Métodos |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 137 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 3 | 27 | 81 |
- Aprofundar conhecimentos estatísticos adquiridos nas UCs precedentes de Estatística Aplicada à Psicologia I e II
- Compreender a relação entre metodologias de investigação e procedimentos estatísticos, partindo da prática com situações reais de análise de dados
- Em cada módulo explicita-se em que medida os conteúdos das UCs de Estatística Aplicada à Psicologia I e II se articulam e são necessários para as novas aquisições nesta UC.
- Em termos de orientação conceptual, remete-se para o carácter “subsidiário” da análise dos dados relativamente às metodologias de investigação que os sustentam. Remete-se, assim, para a relação com outras UCs dedicadas a metodologias de investigação.
- No “raciocínio estatístico” dos vários procedimentos, enfatiza-se o princípio do contraste entre variância sistemática vs. variância erro. Este princípio ilustra-se, tanto teoricamente como através da prática com situações reais de análise de dados, nos vários modelos apresentados (ANOVAs, ACP).
- Forte valorização das competências de interpretação e apresentação de resultados estatísticos, sempre sustentados por análises de dados adequadas ao(s) objetivo(s) da investigação.
- Identificar o estatuto conceptual das variáveis num plano de análise de dados: níveis de medida,
relação entre variáveis, variáveis independentes e dependentes, etc.
- Definir/identificar hipóteses, ou "questões de investigação", e decidir acerca dos procedimentos estatísticos para testá-las, considerando possibilidades alternativas e limites inerentes a um cenário concreto de análise de dados
Procedimentos de preparação e manipulação de ficheiros de dados
- Deteção de erros nos dados, tratamento de dados omissos, rotinas de deteção e como lidar com outliers
Análises de Variância com mais de 1 fator
- Modelos fatoriais e mistos (do racional estatístico de cada modelo à análise de efeitos principais e decomposição de interações até 2ª-ordem)
Análise de Variância Multivariada
- Contraste conceptual com múltiplas ANOVAs sobre as VDs, racional do modelo, matrizes de variância, testes multivariados e univariados
Análise de Clusters com variáveis numéricas
- O método K-Means
Análise em Componentes Principais
- Do princípio da variância Comum vs. Única à interpretação de soluções fatoriais
- Cada aula tem uma componente teórica focada no racional estatístico do procedimento apresentado. Sempre que seja relevante, retomam-se aquisições das UCs precedentes, explicitando a complexidade crescente das aprendizagens baseadas em “conceitos estatísticos” comuns.
- Os módulos são organizados de modo a que cada aula inclua sempre uma componente prática de análise de dados com o SPSS. Mais do que a “mecânica” de execução da análise, é reforçada a importância do conhecimento do racional estatístico que permite tomar as decisões estatísticas necessárias.
- Todos os módulos têm uma forte componente dedicada à “rotina” de análise de dados, desde a sequência de decisões no software de análise de dados, às competências de descrição e de interpretação de resultados.
- Para cada módulo é facultado material de suporte, nomeadamente um ficheiro de dados de um estudo efetivamente realizado, ou em curso, para treino dos vários procedimentos estatísticos.| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 54,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Total: | 81,00 |
Para ser aprovado o aluno tem que ter frequência das aulas (presença em 3/4 das aulas)
Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação na época de avaluação disponível para o efeito.