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Intervenção Psicológica e Transformação do Trabalho

Código: POST01     Sigla: IPTT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 35 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender e integrar numa abordagem a uma situação concreta conceitos fundamentais para a intervenção em Psicologia do Trabalho. 2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real. 3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

  1. Compreender conceitos fundamentais e tendências atuais na intervenção em Psicologia do Trabalho;
  2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho;
  3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção;
  4. Mobilizar os conceitos estruturantes numa abordagem interdisciplinar do trabalho real;
  5. Planear ações autonomamente na análise de uma situação concreta do trabalho;
  6. Evidenciar pensamento ético e responsabilidade social na análise e intervenção concreta.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análise dos fundamentos históricos que caracterizam a evolução dos conceitos e dos pressupostos subjacentes à análise e transformação do trabalho.
2. A centralidade do conceito de atividade em Psicologia do Trabalho: contributos da clínica da atividade; da abordagem ergológica; e da psicodinâmica do trabalho.
3. Virtudes e desafios da articulação da investigação e intervenção em Psicologia do Trabalho com a análise do trabalho real.

Bibliografia Obrigatória

Clot Yves; A^função psicológica do trabalho. ISBN: 85-326-3333-1
Cunha Liliana Maria da Silva; Mobilidades, territórios e serviço público
Santos Marta; Análise psicológica do trabalho
Schwartz Yves; Trabalho e ergologia
Laboreal, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. ISBN: 1646-5237 ((http://laboreal.up.pt/start.php))
Vasconcelos, R. & Lacomblez, M. ; Entre a auto-análise do trabalho e o trabalho de auto-análise: desenvolvimentos para a psicologia do trabalho a partir da promoção da segurança e saúde no trabalho, 2004 (in M. Figueiredo, M. Athayde, J. Brito, D. Alvarez, Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. DP&A Editora, 161-187.)
Silva Catarina; Sobre a psicologia ergonómica de Jacques Leplat
Castillo Juan José 570; Ergonomia. ISBN: 972-576-271-1
Barros-Duarte, C., & Cunha, L. ; Avaliação dos fatores psicossociais de risco: contributos do Inquérito INSAT., Civeri publishing, 2014 (In H. Veloso Neto, J. Areosa & P. Areses (Eds.), Manual sobre riscos psicossociais no trabalho (pp.333-346).)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem: 

- exposição dos quadros teóricos;

- análise e discussão de textos; 

- apresentação e discussão de casos práticos;

 - trabalho de campo com orientação/tutoria.

Na avaliação da UC são ponderados os seguintes componentes: a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (em grupo); b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de uma atividade de trabalho (em grupo) e entrega de ficha-resumo; c) Síntese escrita de reflexão teórico-metodológica.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 38,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduiadade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderados os seguintes componentes:
a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (em grupo);
b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de uma atividade de trabalho (em grupo) e entrega de ficha-resumo;
c) Síntese escrita de reflexão teórico-metodológica.

A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respetivamente, a) 20%, b) 40%, e c) 40%.

A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente sendo a classificação mínima exigida 8 valores em todos os componentes. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição.

Provas e trabalhos especiais

A apresentação e discussão de textos será feita em grupo.
O trabalho de campo será realizado pelos mesmos grupos e consistirá na análise da atividade de trabalho de um/a trabalhador/a de um sector de atividade definido no início do ano letivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos/repetição de provas numa ou em mais componentes da avaliação. Só é permitida uma reformulação a cada componente de avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.

Observações

Situações especiais, nomeadamente a impossibilidade previsível de realização, nas datas agendadas, de um ou mais componentes de avaliação, deverão ser discutidas com a equipa docente no início da UC.



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