| Código: | POST01 | Sigla: | IPTT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 35 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender e integrar numa abordagem a uma situação concreta conceitos fundamentais para a intervenção em Psicologia do Trabalho. 2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real. 3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
1. Análise dos fundamentos históricos que caracterizam a evolução dos conceitos e dos pressupostos subjacentes à análise e transformação do trabalho.
2. A centralidade do conceito de atividade em Psicologia do Trabalho: contributos da clínica da atividade; da abordagem ergológica; e da psicodinâmica do trabalho.
3. Virtudes e desafios da articulação da investigação e intervenção em Psicologia do Trabalho com a análise do trabalho real.
Esta UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- exposição dos quadros teóricos;
- análise e discussão de textos;
- apresentação e discussão de casos práticos;
- trabalho de campo com orientação/tutoria.
Na avaliação da UC são ponderados os seguintes componentes: a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (em grupo); b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de uma atividade de trabalho (em grupo) e entrega de ficha-resumo; c) Síntese escrita de reflexão teórico-metodológica.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 38,00 |
| Estudo autónomo | 20,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduiadade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Na avaliação da UC são ponderados os seguintes componentes:
a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (em grupo);
b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de uma atividade de trabalho (em grupo) e entrega de ficha-resumo;
c) Síntese escrita de reflexão teórico-metodológica.
A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respetivamente, a) 20%, b) 40%, e c) 40%.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente sendo a classificação mínima exigida 8 valores em todos os componentes. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição.
A apresentação e discussão de textos será feita em grupo.
O trabalho de campo será realizado pelos mesmos grupos e consistirá na análise da atividade de trabalho de um/a trabalhador/a de um sector de atividade definido no início do ano letivo.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos/repetição de provas numa ou em mais componentes da avaliação. Só é permitida uma reformulação a cada componente de avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída.
Situações especiais, nomeadamente a impossibilidade previsível de realização, nas datas agendadas, de um ou mais componentes de avaliação, deverão ser discutidas com a equipa docente no início da UC.