Fundamentos do Trabalho e do Emprego
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
0 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Sendo o trabalho um constructo que requer um olhar multidisciplinar, esta UC procura integrar e discutir contributos de diferentes ciências sociais sobre o trabalho e a evolução das suas formas de organização.
A atividade dos psicólogos do trabalho pressupõe a compreensão de diferentes pontos de vista, tal como se convoca no quadro desta UC, na definição de projetos de intervenção suscetíveis de contribuir para a salvaguarda de direitos fundamentais no exercício de uma atividade profissional.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
a) Compreender os desafios e os quadros de referência dominantes na sociedade contemporânea relativamente ao exercício do trabalho.
b) Compreender os contributos e fundamentos de diferentes ciências sociais sobre o trabalho e o emprego.
c) Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar.
d) Evidenciar pensamento ético e responsabilidade social na análise dos fenómenos do trabalho e do emprego.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O trabalho e o trabalhar: novos e velhos desafios.
2. Os Direitos do trabalho: em prol da proteção na segurança e na saúde; do desenvolvimento; e da dignidade.
3. O trabalho e o emprego na construção de um projeto de cidadania: atores e dispositivos institucionais.
4. A integração de diferentes olhares sobre o trabalho na definição de uma intervenção concreta no seio de equipas interdisciplinares.
Bibliografia Obrigatória
Cunha, L., Silva, D., Santos, M., Pereira, C., & Lacomblez, M.; Reconfiguração do horário de trabalho para turnos de 12h: que impactos na saúde? Tempus: Actas de Saúde Coletiva, 13 (2), 91-103. doi:10.18569/tempus.v13i2.2665, 2019
Baudin, C., & Nusshold, P. ; Digitalização e evolução do trabalho real: introdução. Laboreal, 14, 2, http://dx.doi.org/10.15667/laborealxiv218cbpnpt, 2018
Dorssemont, F., Lörcher, K., Clauwaert, S., & Schmitt, M. ; The Charter of Fundamental Rights of the European Union and the Employment Relation, Oxford: Hart Publishing, 2019. ISBN: 9781509922659
Eurofound ; Parental and paternity leave, Luxembourg: Publications Office of the European Union., 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC está organizada em aulas TP que incluem:
- exposição dos quadros teóricos;
- análise e discussão de textos;
- apresentação e discussão de investigações, casos práticos e debates com profissionais.
A integração teórico-concetual é garantida através da exposição dos quadros teóricos e da análise e discussão de textos, bem como do convite a protagonistas de outras ciências sociais, para além da psicologia.
A ação do psicólogo do trabalho, em contexto real, é concebida com base na reflexão sobre casos práticos apresentados e, depois, através da sua análise autónoma, ainda que consubstanciada nos referenciais teóricos partilhados e no apoio tutorial.
A interação no seio de equipas multidisciplinares e o pensamento ético são intencionalmente trabalhados no decurso desta análise e da reflexão que se prossegue com base nela.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
| Exame |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
38,00 |
| Estudo autónomo |
20,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação da UC são ponderadas 2 componentes: a) apresentação em sala de aula de casos concretos de estudo e mobilização dos quadros de referência teóricos para a sua análise; b) Síntese escrita de reflexão crítica.
A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respetivamente, a) 40% e b) 60%.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente sendo a classificação mínima exigida 8 valores em todos os componentes.
Melhoria de classificação
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.