Processos de Influência Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
19 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentar as principais teorias e as diferentes perspectivas sobre a persuasão e a influência social. Discutir as diferentes estratégias de persuasão e influência social susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem conhecer as diferentes perspectivas sobre a persuasão e a influência social, devem ser capazes de detectar os factores e analisar os processos de persuasão e de influência social, e os efeitos desses processos. Eles devem ser capazes de identificar e resistir às diferentes estratégias de persuasão e influência social, assim como de utilizar eticamente as estratégias susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes, comportamentos e práticas sociais
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Persuasão: definições, modelos e principais factores
- Princípios e estratégias de persuasão interpessoal
- Influência maioritária e influência das minorias: estratégias e efeitos
- Meios de comunicação social: perspectivas, estratégias e efeitos
- Publicidade, marketing e campanhas de comunicação
- Influência social: resistência e ética
Bibliografia Obrigatória
Bohner, G., & Wänke, M. ; Attitudes and attitudes change, Psychology Press, 2002
Influence: Science and practice ; Cialdini, R. B. , Pearson education. , 2009
Perloff, R.M.; The dynamics of persuasion, Routledge, 2017
Vala, J., & Monteiro, M.; Psicologia social, Fundação Calouste Gulbekian., 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa é dividido em componentes cujos conteúdos teóricos são apresentados pela docente. Cada componente é também acompanhada por um texto (artigo ou capítulo) que os estudantes devem ler para preparar a apresentação feita nas aulas. Uma parte prática é dedicada a discussões em grupo que estão baseadas em exercícios práticos realizados cada semana pelos estudantes. A avaliação incide sobre a aquisição teórica da matéria e a reflexão desenvolvida ao longo do semestre (75% trabalho escrito ,25% participação nas discussões nas aulas)
A classificação final da disciplina resulta da média aritmética das notas obtidas na componente teórica e na componente prática da disciplina e será expressa numa escala de 0 a 20.
A classificação final obtém-se atribuindo a ponderação de 75% à nota referente à avaliação da componente teórica e de 25% à nota referente à avaliação da componente prática.
A avaliação da componente teórica da disciplina será efectuada através de um trabalho escrito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho escrito |
75,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
72,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
36,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final da disciplina resulta da média aritmética das notas obtidas na componente teórica e na componente prática da disciplina e será expressa numa escala de 0 a 20. A classificação final obtém-se atribuindo a ponderação de 75% à nota referente à avaliação da componente teórica e de 25% à nota referente à avaliação da componente prática. A avaliação da componente teórica da disciplina será efectuada através de um trabalho escrito.
A avaliação da componente prática da disciplina será efectuada com base na realização de pequenos trabalhos semanais de reflexão/observação sobre a matéria apresentada, a discutir em grupo.
A classificação destes trabalhos resulta da participação nas discussões nas aulas (25%).
A nota final de 10 é necessária para completar a unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
Pequenos trabalhos de reflexão/observação em relação com a matéria apresentada.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalhos hebdomadários sobre a matéria apresentada e trabalho escrito.
Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final pode ser realizada apenas para a componente teórica (75%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação, através da realização de teste escrito, não havendo lugar a nova avaliação da componente prática
.