| Código: | PEDH10 | Sigla: | MIPV |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Não |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 0 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Os objetivos, gerais e específicos, da uc dirigem-se para aprendizagens da ordem do saber-fazer, institucionalmente contextualizadas, em situação de intervenção vocacional. No entanto, tais aprendizagens só se tornam pertinentes se devidamente assentes numa formação teórica que fundamente o raciocínio do estudante sobre o processo, produto(e suas articulações)da intervenção, i.e., fundamentados na produção concetual e investigação empírica.
Essa é a razão por que esta uc não descarta a componente mais associada a aprendizagens académicas, no sentido habitual do termo, fazendo apelo a exposições da responsabilidade do docente, mas participadas pelos alunos através de discussões alargadas da iniciativa daquele ou destes, mas também da reflexão originada pelas leituras por eles realizadas.
Tais metodologias de ensino concretizam o pilar teórico das aquisições, condição para a compreensão e discussão do processo de intervenção psicológica, dos seus resultados e das caraterísticas distintivas da intervenção vocacional.
Funcionam, deste modo, como preparação e suporte das aprendizagens enunciadas em todas as alíneas dos objetivos da disciplinaNo final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
(a) fazer aprendizagens relevantes do papel de psicólogo em situações observação e de role-takingPrograma de orientação versus de projeto de intervenção vocacional.
Exploração, elaboração, implementação e avaliação de projetos de intervenção psicológica vocacional em múltiplos contextos.
Avaliação de necessidades (elaboração do projeto),de processo (monitorização) e dos resultados (eficácia, eficiência, diretos, indiretos, intencionais, não-intencionais, desejáveis, não-desejáveis, imediatos, de médio e longo prazo).
Profissionalidade do psicólogo: funcionário, técnico ou profissional?
Modalidades da consulta psicológica (incluindo questões vocacionais): aconselhamento psicológico, psicoterapia, grupos de desenvolvimento, educação psicológica deliberada, consultorias psicológicas, intervenção em redes de relações, intervenção preventiva, social e comunitária.
Objetivos da intervenção psicológica vocacional: remediação, prevenção e promoção do desenvolvimento vocacional.
Os processos de aprendizagem privilegiam uma metodologia focada em intervenções psicológicas visando a promoção do desenvolvimento psicológico-vocacional. Os resultados das aprendizagens são enriquecidos ao nível do grupo de estudantes pelo facto de os contextos de intervenção que exploram (ajustados à sua escolha e investimento) serem muito diversificados.
Tanto a orientação em contexto(responsabilidade do psicólogo) como a supervisão pelo docente da uc contribuem para a apropriação da lógica subjacente ao processo, em termos de intencionalidade, sistematicidade e regras de produção autónoma necessárias para o planeamento, implementação e avaliação de projetos de intervenção vocacional.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 25,00 |
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho de campo | 38,00 |
| Total: | 162,00 |