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Modalidades de Intervenção Psicológica Vocacional

Código: PEDH10     Sigla: MIPV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 0 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos, gerais e específicos, da uc dirigem-se para aprendizagens da ordem do saber-fazer, institucionalmente contextualizadas, em situação de intervenção vocacional. No entanto, tais aprendizagens só se tornam pertinentes se devidamente assentes numa formação teórica que fundamente o raciocínio do estudante sobre o processo, produto(e suas articulações)da intervenção, i.e., fundamentados na produção concetual e investigação empírica.
Essa é a razão por que esta uc não descarta a componente mais associada a aprendizagens académicas, no sentido habitual do termo, fazendo apelo a exposições da responsabilidade do docente, mas participadas pelos alunos através de discussões alargadas da iniciativa daquele ou destes, mas também da reflexão originada pelas leituras por eles realizadas.

Tais metodologias de ensino concretizam o pilar teórico das aquisições, condição para a compreensão e discussão do processo de intervenção psicológica, dos seus resultados e das caraterísticas distintivas da intervenção vocacional.

Funcionam, deste modo, como preparação e suporte das aprendizagens enunciadas em todas as alíneas dos objetivos da disciplina

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

(a) fazer aprendizagens relevantes do papel de psicólogo em situações observação e de role-taking 
(b) elaborar, implementar e avaliar projetos de intervenção psicológica vocacional 
(c) analisar e tomar decisões sobre o processo e as modalidade de intervenção 
(d) fundamentar teoricamente o discurso sobre o agir em situações e contextos de intervenção 
(e) diferenciar as várias modalidades, nomeadamente diretas e indiretas de consulta psicológica vocacional e a sua articulação com a diversidade de objetivos, alvos, estratégias e contextos 
(f) adaptar estratégias, metodologias, técnicas, meios, recursos e competências aos objetivos, situação, contexto e modalidade de intervenção 
(g) elaborar relatórios, descritivos e interpretativos, das sessões/consultas/unidades de trabalho realizadas e para planear as sessões/consultas/unidades de trabalho seguintes

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa de orientação versus de projeto de intervenção vocacional.

Exploração, elaboração, implementação e avaliação de projetos de intervenção psicológica vocacional em múltiplos contextos.
Avaliação de necessidades (elaboração do projeto),de processo (monitorização) e dos resultados (eficácia, eficiência, diretos, indiretos, intencionais, não-intencionais, desejáveis, não-desejáveis, imediatos, de médio e longo prazo).
Profissionalidade do psicólogo: funcionário, técnico ou profissional?
Modalidades da consulta psicológica (incluindo questões vocacionais): aconselhamento psicológico, psicoterapia, grupos de desenvolvimento, educação psicológica deliberada, consultorias psicológicas, intervenção em redes de relações, intervenção preventiva, social e comunitária. 
Objetivos da intervenção psicológica vocacional: remediação, prevenção e promoção do desenvolvimento vocacional.

Novos contextos de intervenção psicológicas vocacional: confronto com neutralidade climática e economia circular.

Bibliografia Obrigatória

Bártolo Paiva Campos; A^dimensão social da educação psicológica deliberada
Bártolo Paiva Campos; A^informação na orientação profissional
Mark L. Savickas; Handbook of career counseling. ISBN: 0-89106-080-4
Jean Guichard; Psicologia da orientação. ISBN: 972-771-555-9
Joaquim Luís Coimbra; Formação ao longo da vida e gestão da carreira. ISBN: 972-8312-47-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os processos de aprendizagem privilegiam uma metodologia focada em intervenções psicológicas visando a promoção do desenvolvimento psicológico-vocacional. Os resultados das aprendizagens são enriquecidos ao nível do grupo de estudantes pelo facto de os contextos de intervenção que exploram (ajustados à sua escolha e investimento) serem muito diversificados.
Tanto a orientação em contexto(responsabilidade do psicólogo) como a supervisão pelo docente da uc contribuem para a apropriação da lógica subjacente ao processo, em termos de intencionalidade, sistematicidade e regras de produção autónoma necessárias para o planeamento, implementação e avaliação de projetos de intervenção vocacional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 25,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência pressupõe que o estudante satisfaça requisitos ao nível da assiduidade, apresentação e discussão oral integrativa do acompanhamento de uma intervenção psicológica vocacional e elaboração de relatório descritivo e integrativo da experiência

Fórmula de cálculo da classificação final

A obtenção de frequência (e aprovação) pressupõe que o estudante satisfaça os requisitos mínimos ao nível da assiduidade, da qualidade de participação nas aulas e de sucesso na totalidade das actividades de prendizagem previstas.
O sistema de aprendizagem/avaliação adoptado contempla três componentes:
1. Assiduidade
2. Apresentação e discussão oral integrativa da experiência de acompanhamento de um intervenção psicológica vocacional.
3. Elaboração de relatório descritivo e integrativo da experiência

Apresentação oral integrativa da experiência de acompanhamento de um intervenção psicológica vocacional.
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