| Código: | PCS08 | Sigla: | ACCA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 25 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão:
Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes;
Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos;
Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação;
Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.
Os resultados de aprendizagem desta UC consistem:
- domínio de técnicas e estratégias de avaliação clínica, com caráter formal e informal de crianças e adolescentes
- domínio de competências de integração num quadro consistente dos resultados da avaliação clínica conduzida
- domínio de competências de comunicação dos resultados da avaliação clínica junto de interlocutores de diferente natureza, pais e profissionais.
1.Modelo teórico compreensivo da Avaliação Clinica com Crianças e Adolescentes
1.1Modelo Biopsicológico (Bronfenbrenner & Morris,1998)
1.2.Modelo do Processamento da Informação Social (Lemerise & Arsenio, 2000).
2- Avaliação e classificação na avaliação clinica com crianças e adolescentes
DSM- 5 (categorial) - ASEBA (dimensional)
3.Observação direta (estruturada e semiestruturada
4.Entrevista
5.Avaliação do desenvolvimento
6.Avaliação cognitiva
7. Avaliação do contexto familiar e escolar
8. Self reports e rating scales
9. Técnicas projetivas
10.Relatórios psicológicos no contexto da avaliação clinica de crianças e adolescentes e princípios éticos e deontológicos da avaliação clinica com crianças e adolescentes
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 40,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho de campo | 28,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
A nota final será obtida pelo somatório das notas obtidas no:
Teste (ponderação 40%), a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores;
Trabalho de pesquisa (ponderação 30%), a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores;
Trabalho escrito (ponderação 30%),a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas situações de consulta (em pelo menos em 75%) e realizar as restantes atividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com os docentes no início do semestre.
A época de recurso pode ser usada para realizar a componente teórica (40%) para aqueles que tiverem faltado, reprovado no teste ou para melhoria de classificação. Está prevista a melhoria de classificação no teste (40%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.