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Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes

Código: PCS08     Sigla: ACCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 25 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão:
 Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes;
Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos;
Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação;
Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados de aprendizagem desta UC consistem:

- domínio de técnicas e estratégias de avaliação clínica, com caráter formal e informal de crianças e adolescentes

- domínio de competências de integração num quadro consistente dos resultados da avaliação clínica conduzida

- domínio de competências de comunicação dos resultados da avaliação clínica junto de interlocutores de diferente natureza, pais e profissionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nâo Aplicável

Programa

1.Modelo teórico compreensivo da Avaliação Clinica com Crianças e Adolescentes

1.1Modelo Biopsicológico (Bronfenbrenner & Morris,1998)

1.2.Modelo do Processamento da Informação Social (Lemerise & Arsenio, 2000).


2- Avaliação e classificação na avaliação clinica com crianças e adolescentes
DSM- 5 (categorial) - ASEBA (dimensional)


3.Observação direta (estruturada e semiestruturada
4.Entrevista
5.Avaliação do desenvolvimento
6.Avaliação cognitiva
7. Avaliação do contexto familiar e escolar
8. Self reports e rating scales
9. Técnicas projetivas

10.Relatórios psicológicos no contexto da avaliação clinica de crianças e adolescentes e princípios éticos e deontológicos da avaliação clinica com crianças e adolescentes

Bibliografia Obrigatória

Jerome M. Sattler; Assessment of children. ISBN: 0-9618209-7-7 (0-9618209-7-7)
Jane Close Conoley; Family assessment. ISBN: 0-910674-38-8 (0-910674-38-8)
Rune J. Simeonsson; Psychological and developmental assessment. ISBN: 1-57230-645-9
Jerome M. Sattler; Foundations of behavioral, social, and clinical assessment of children. ISBN: 978-0-9702671-8-4
Jerome M. Sattler; Resource guide to accompany foundations of behavioral, social, and clinical assessment of children. ISBN: 978-0-9702671-9-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Expositivo, sob responsabilidade da docente
    2. Role-play de treino de competências de avaliação
    3. Tutorial no apoio a trabalhos de pesquisa de instrumentos de avaliação, realizados pelos estudantes
    4.Observação orientada de vídeos e discussão.
    5. Aprendizagem interpares – os estudantes participam no contexto da aula à apresentação de casos clínicos analisados pelos colegas.
    6. Aplicação supervisionada de uma metodologia de avaliação psicológica em contexto.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 28,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efetivamente lecionadas. Exige ainda a realização de um Teste individual sobre os conteúdos teóricos lecionados (ponderação 40%, a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores, a realização de um Trabalho de pesquisa envolvendo uma metodologia de avaliação psicológica (ponderação 30%, a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores) e a realização de um Trabalho escrito que sumarize um processo de avaliação psicológica (ponderação 30%, a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pelo somatório das notas obtidas no:
Teste (ponderação 40%), a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores;
Trabalho de pesquisa (ponderação 30%), a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores;
Trabalho escrito (ponderação 30%),a ser avaliada numa escala de 0 a 20, é requerida uma nota mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não apicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas situações de consulta (em pelo menos em 75%) e realizar as restantes atividades que estão sujeitas a avaliação. Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com os docentes no início do semestre.

Melhoria de classificação

A época de recurso pode ser usada para realizar a componente teórica (40%) para aqueles que tiverem faltado, reprovado no teste ou para melhoria de classificação. Está prevista a melhoria de classificação no teste (40%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

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