| Código: | LPSI305 | Sigla: | PC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 173 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Objetivo geral da UC é promover a construção de quadros concetuais no domínio da intervenção psicológica social e comunitária, analisando e questionando estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais.
Especificamente, visa promover nos estudantes:
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
I PARTE: Introdução
1º Capítulo: Modelo desenvolvimentista, construtivista e ecológico da consulta psicológica comunitária, social e preventiva e contextualização histórica da emergência da Psicologia Comunitária.
II PARTE: Intervenção para o desenvolvimento do sistema pessoal
3º Capítulo: Desenvolvimento de competências para lidar com a vida, com as transições e tarefas de desenvolvimento.
4º Capítulo: Desenvolvimento das estruturas cognitivas da ação humana: a Discussão de Dilemas Morais e a Educação Psicológica Deliberada
III Parte: Intervenção Psicológica para o Desenvolvimento dos Contextos de Vida
5º Capítulo: Consultoria – Formação de profissionais do desenvolvimento humano –– : tipos e processo de Consultoria.
6º Capítulo: Promoção e desenvolvimento de Redes Sociais de Apoio. Modalidades de intervenção nas redes sociais de apoio: terapia de rede, terapia de companheiro, grupos de interajuda e de apoio.
7º Capítulo: Participação em projectos de mudança de contextos institucionais de vida: (a) A investigação-acção; (b) As intervenções de advocacy; (c) empowering das comunidades.
A metodologia de ensino/aprendizagem centra-se em atividades realizadas pelos estudantes, previamente supervisionadas pelo docente, desenvolvendo-se em momentos presenciais em pequenos grupos (com o limite de 27 cada grupo); momentos tutoriais de apoio individual; e momentos de trabalho independente.
Envolvem momentos (i) centrados no estudo, apresentação e análise crítica de investigações sobre projectos de intervenção preventiva, social e comunitária, com base em artigos publicados em revistas da especialidade; (ii) centrados na integração da concetualização e processo de construção, implementação e avaliação das intervenções nos sistemas pessoais e contextuais.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Total: | 95,00 |
avaliação distribuída sem exame final com duas componentes:
a) Participação nas atividades das aulas teórico práticas presenciais semanais (50%)
Os estudantes que usufruam do estatuto de estudantes trabalhadores e não possam garantir a sua presença em 75% das aulas teórico práticas, poderão abdicar da componente da avaliação contínua da UC, pela opção da realização de um trabalho individual de pesquisa a combinar com o docente, a que se refere o nº 4 do artigo 9º do Regulamento da avaliação dos estudantes, para ser admitido à prova presencial individual no último dia de aulas.
Apesar desta UC recorrer à avaliação distribuída, sem exame final, não havendo, por isso, marcação de exame na época normal no calendário de exames, será autorizada a oportunidade de melhoria à componente b): a prova individual presencial, a ser agendado na época de recurso.