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Psicologia Comunitária

Código: LPSI305     Sigla: PC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 173 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português
Obs.: Psicologia Comunitária

Objetivos

Objetivo geral da UC é promover a construção de quadros concetuais no domínio da intervenção psicológica social e comunitária, analisando e questionando estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais.

 

Especificamente, visa promover nos estudantes:

  • A conceção da intervenção comunitária como exercício profissional da Psicologia envolvendo uma diversidade de objetivos, alvos e estratégias;
  • Domínio de processos de elaboração, implementação e avaliação de projetos comunitários;
  • Capacidade de caraterizar e analisar estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais, considerando os respetivos objetivos, processos de mudança e eficácia diferencial.
  • Capacidade de perspetivar a utilidade e aplicabilidade destas estratégias face a uma diversidade de problemas, populações e contextos de intervenção típicos do exercício profissional da Psicologia;
  • Capacidades de leitura, apresentação e discussão críticas de projetos de intervenção comunitária.

Resultados de aprendizagem e competências

 

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:

  • Situar historicamente e caraterizar o progressivo alargamento das modalidades de intervenção psicológica, em consonância com a diversidade dos respetivos objetivos, alvos e estratégias, e fundamentar a sua pertinência enquadrando-o numa releitura desenvolvimentista, construtivista e ecológica da Psicologia Preventiva de Saúde Mental, da Psicologia Social Clínica e da Psicologia Comunitária;
  • Analisar e questionar, de forma crítica e criteriosa, com base em investigação existente, objetivos, métodos e estratégias de cada uma das modalidades de intervenção no sistema pessoal e no sistema contextual, relativamente a uma diversidade de problemas, de populações e de contextos;
  • Planear a elaboração, implementação e avaliação de projetos de intervenção psicológica comunitária relativamente a uma diversidade de problemas, de populações e de contextos;
  • Apresentar e debater, oralmente e por escrito, investigações relativas às várias modalidades de intervenção psicológica comunitária, bem como os planos de intervenção que os próprios elaboram neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I PARTE: Introdução

1º Capítulo: Modelo desenvolvimentista, construtivista e ecológico da consulta psicológica comunitária, social e preventiva e contextualização histórica da emergência da Psicologia Comunitária.

  1. Capítulo: Aspetos gerais relativos à elaboração, implementação e avaliação de intervenções psicológicas para o desenvolvimento.

 

II PARTE: Intervenção para o desenvolvimento do sistema pessoal

3º Capítulo: Desenvolvimento de competências para lidar com a vida, com as transições e tarefas de desenvolvimento.

4º Capítulo: Desenvolvimento das estruturas cognitivas da ação humana: a Discussão de Dilemas Morais e a Educação Psicológica Deliberada

 

III Parte: Intervenção Psicológica para o Desenvolvimento dos Contextos de Vida

5º Capítulo: Consultoria Formação de profissionais do desenvolvimento humano –– : tipos e processo de Consultoria.

6º Capítulo: Promoção e desenvolvimento de Redes Sociais de Apoio. Modalidades de intervenção nas redes sociais de apoio: terapia de rede, terapia de companheiro, grupos de interajuda e de apoio.

7º Capítulo: Participação em projectos de mudança de contextos institucionais de vida: (a) A investigação-acção; (b) As intervenções de advocacy; (c) empowering das comunidades.

 

Bibliografia Obrigatória

Menezes, I ; Intervenção comunitária. Uma perspectiva psicológica
Montero, Maritza; Introducción a la Psicología Comunitaria. Desarrollo, conceptos y procesos. , Barcelona: Paidós., 2004
• Kagan, C., Burton, M., Duckett, P., Lawthon, R., & Siddiquee, A; Critical Community Psychology, West Sussex, UK: Wiley-Blackwell. , 2011
Martin, Baró; O papel do Psicólogo, Estudos de Psicologia, 2,7-27., 1996

Bibliografia Complementar

Parker, I; Handbook of Critical Psychology, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino/aprendizagem centra-se em atividades realizadas pelos estudantes, previamente supervisionadas pelo docente, desenvolvendo-se em momentos presenciais em pequenos grupos (com o limite de 27 cada grupo); momentos tutoriais de apoio individual; e momentos de trabalho independente.

  1. Momentos Presenciais em pequenos grupos (27 alunos máximo): 2 horas semanais

 

Envolvem momentos (i) centrados no estudo, apresentação e análise crítica de investigações sobre projectos de intervenção preventiva, social e comunitária, com base em artigos publicados em revistas da especialidade; (ii) centrados na integração da concetualização e processo de construção, implementação e avaliação das intervenções nos sistemas pessoais e contextuais.

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 95,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

avaliação distribuída sem exame final com duas componentes:

a) Participação nas atividades das aulas teórico práticas presenciais semanais (50%)

b) Prova individual presencial (50%): A realizar presencialmente e por escrito, na  última semana de

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam do estatuto de estudantes trabalhadores e não possam garantir a sua presença em 75% das aulas teórico práticas, poderão abdicar da componente da avaliação contínua da UC, pela opção da realização de um trabalho individual de pesquisa a combinar com o docente, a que se refere o nº 4 do artigo 9º do Regulamento da avaliação dos estudantes, para ser admitido à prova presencial individual no último dia de aulas.

Melhoria de classificação

Apesar desta UC recorrer à avaliação distribuída, sem exame final, não havendo, por isso, marcação de exame na época normal no calendário de exames, será autorizada a oportunidade de melhoria à componente b): a prova individual presencial, a ser agendado na época de recurso.

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