Psicologia do Trabalho e das Organizações
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento geral sobre a Psicologia do Trabalho e das Organizações enquanto disciplina e campo profissional.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
- Conhecer e compreender o projeto específico da psicologia do trabalho, os seus fundamentos epistemológicos e relações com a ergonomia da atividade, e os conceitos estruturantes desta abordagem.
- Compreender os diferentes pontos de vista existentes sobre a “mesma realidade”, enquanto princípio de ação-transformação orientado para a melhoria das condições de trabalho.
- Conhecer a disciplina e o campo profissional da Psicologia das Organizações e o seu objecto de estudo;
- Conhecer diferentes teorias acerca das organizações, demonstrando meta-conhecimento das relações entre teorias e do seu enquadramento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. O projeto da Psicologia do Trabalho
1. As relações entre trabalho e emprego: categorias de análise e formas de configuração.
2. O projeto da psicologia do trabalho e da ergonomia da atividade: conceitos e metodologias de análise privilegiadas.
3. O contributo da psicologia do trabalho na conceptualização e análise em diversas áreas:
3.1. Análise de riscos, prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no e pelo trabalho;
3.2. Formação profissional e melhorias das condições de trabalho;
3.3. Projetos de desenvolvimento local.
II. A Psicologia das Organizações
1. Âmbito, desenvolvimento histórico e pertinência
2. O conceito de Organização e suas dimensões
3. Modelos sobre as organizações
3.1. Sistematização das teorias das Organizações
4. Novas formas organizacionais
4.1. Características e implicações
Bibliografia Obrigatória
Clot, Y.; A função psicológica do trabalho, Editora Vozes, 2006
Dejours, Ch. ; O fator humano (5ª edição), Fundação Getúlio Vargas,, 2005
Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J., & Kerguelen, A.; Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia, Editora Edgard Blücher, 2001
Ones, D. S., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. K. ; The SAGE Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology, Sage, 2018
Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Análise Social. ISBN: ISSN 0003-2573
Revista da Faculdade de psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Revista Laboreal. ISBN: https://journals.openedition.org/laboreal/
Shafritz, J.M. & J. Steven Ott, J.S., & Jang, Y. S. (Editors); Classics of organization theory (7th Ed) , Wadsworth, Inc, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- Exposição dos quadros teóricos;
- Apresentação e discussão de casos práticos concretos;
- Análise e discussão de textos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
108,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas teórico-práticas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da classificação obtida no Exame final (100%).
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores em 20 (ponto 2, Art.º 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP). Se faltar ao momento da avaliação ou não obtiver a classificação mínima definida acima, o estudante não terá aproveitamento à unidade curricular.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.
- Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão contactar a regente da UC no início do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é possível através da realização de novo exame.
Os estudantes podem requerer melhoria de classificação uma única vez, até duas épocas subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
Observações
Na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial das atividades letivas de grande grupo no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes decorrente, em particular, do processo de transição de planos de estudo, a componente teórica desta UC decorrerá à distância, de forma síncrona, fazendo uso de meios telemáticos.