| Código: | LPSI316 | Sigla: | PLNEUR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 25 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Esta UC tem como objectivos dotar os estudantes da capacidade para:
1. demonstrar noções chave da investigação psicofisiológica e neuropsicofisiológica
2. descrever as características gerais dos estudos psicofisiológicos e neuropsicofisiológicos, bem como as fases de recolha dos respectivos índices;
3. definir as noções de técnica psicofisiológica e neurofisiológica, índice psicofisiológico e neuropsicofisiológico, captação, amplificação, modulação, filtragem, registo e análise;
4. reconhecer as variáveis investigáveis a partir das respostas e níveis de actividade fisiológica e neurofisiológica, assim como as bases (neuro)fisiológicas dos sinais em questão;
5. conhecer e exercitar os procedimentos de registo poligráfico, de eletroencefalografia (EEG), potenciais evocados (PE) e mapeamento da actividade eléctrica cerebral (BEAM), manipulando Variáveis Independentes, procedendo a registos, à sua análise e respectiva interpretação segundo modelos próprios das neurociências.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
1. demonstrar noções chave da investigação psicofisiológica e neuropsicofisiológica
2. descrever as características gerais dos estudos psicofisiológicos e neuropsicofisiológicos, bem como as fases de recolha dos respectivos índices;
3. definir as noções de técnica psicofisiológica e neurofisiológica, índice psicofisiológico e neuropsicofisiológico, captação, amplificação, modulação, filtragem, registo e análise;
4. reconhecer as variáveis investigáveis a partir das respostas e níveis de actividade fisiológica e neurofisiológica, assim como as bases (neuro)fisiológicas dos sinais em questão;
5. conhecer e exercitar os procedimentos de registo poligráfico, de EEG, PE e BEAM, manipulando Variáveis Independentes, procedendo a registos, à sua análise e respectiva interpretação segundo modelos próprios das neurociências.
Recomenda-se que os estudantes tenham obtido aproveitamento prévio a Introdução às Neurociências e a Neurociências Cognitivas e Afetivas.
Os conteúdos programáticos estão organizados em dois módulos temáticos:
Módulo I
- Enquadramento conceptual e metodológico:
- enquadramento conceptual das práticas laboratoriais de neuropsicofisiologia;
- enquadramento metodológico das práticas laboratoriais de neuropsicofisiologia;
Módulo II
- formação prática
- poligrafia - práticas de investigação psicofisiológica com recurso a índices periféricos (Ritmo Cardíaco [RC], Condutância Eléctrica da Pele [CEP]);
- EEG, PE e BEAM - práticas de investigação neurofisiológica com recurso a índices do Sistema Nervoso Central.
Além de estudo autónomo e acompanhamento tutorial sob solicitação do estudante, prevêem-se aulas de tipo teórico, teórico-prático e práticas laboratoriais, organizadas segundo os seguintes modelos de trabalho pedagógico:
1. aulas expositivas em plenário;
2. estudo acompanhado assistido por computador e recursos multimédia;
3. pesquisas autónomas e revisões de literatura;
4. discussão de problemas;
5. demonstrações e experimentação (incluindo tratamento, análise e interpretação de dados);
6. avaliação distribuída (individual) de competências e conhecimentos, no final de cada modulo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 54,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Total: | 81,00 |
Para obtenção de frequência os alunos estão obrigados a pré-requisitos de verificação de assiduidade (pelo menos 75% das aulas lecionadas).
É exigida uma classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas de conhecimentos teóricos e práticos submetidas a avaliação.
Caso um estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 8 valores em qualquer das provas previstas na avaliação distribuída, terá acesso a uma prova final, a decorrer num momento a combinar, previsivelmente na última semana de aulas.
Não estão previstos
Os trabalhadores estudantes deverão submeter-se às mesmas provas escritas, nas datas previstas para os estudantes de regime geral (aula final de cada módulo), podendo negociar-se uma hora diferente, devendo a alteração da hora ser solicitada por escrito ao docente, de forma fundamentada, com um mínimo de 48h de antecedência.
O estudante poderá efetuar melhoria de classificação por frequência da unidade curricular no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento, se a unidade curricular estiver em funcionamento no ano letivo em que é requerida a melhoria por frequência.
Enquanto as condições pandémicas não permitirem a retoma de aulas em laboratório, manter-se-á um formato de aulas à distância. A avaliação da UC será realizada por provas presenciais (exceto se legalmente impedidas), acrescidas de tarefas a realizar à distância com um peso de 10% na classificação final. Os estudantes que obtiverem uma classificação final inferior a 9,5 valores, terão acesso a uma prova de recurso, igualmente em formato presencial.