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Práticas Laboratoriais de Neuropsicofisiologia

Código: LPSI316     Sigla: PLNEUR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 25 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem como objectivos dotar os estudantes da capacidade para:

1. demonstrar noções chave da investigação psicofisiológica e neuropsicofisiológica

2. descrever as características gerais dos estudos psicofisiológicos e neuropsicofisiológicos, bem como as fases de recolha dos respectivos índices;

3. definir as noções de técnica psicofisiológica e neurofisiológica, índice psicofisiológico e neuropsicofisiológico, captação, amplificação, modulação, filtragem, registo e análise;

4. reconhecer as variáveis investigáveis a partir das respostas e níveis de actividade fisiológica e neurofisiológica, assim como as bases (neuro)fisiológicas dos sinais em questão;

5. conhecer e exercitar os procedimentos de registo poligráfico, de eletroencefalografia (EEG), potenciais evocados (PE) e mapeamento da actividade eléctrica cerebral (BEAM), manipulando Variáveis Independentes, procedendo a registos, à sua análise e respectiva interpretação segundo modelos próprios das neurociências.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

1. demonstrar noções chave da investigação psicofisiológica e neuropsicofisiológica

2. descrever as características gerais dos estudos psicofisiológicos e neuropsicofisiológicos, bem como as fases de recolha dos respectivos índices;

3. definir as noções de técnica psicofisiológica e neurofisiológica, índice psicofisiológico e neuropsicofisiológico, captação, amplificação, modulação, filtragem, registo e análise;

4. reconhecer as variáveis investigáveis a partir das respostas e níveis de actividade fisiológica e neurofisiológica, assim como as bases (neuro)fisiológicas dos sinais em questão;

5. conhecer e exercitar os procedimentos de registo poligráfico, de EEG, PE e BEAM, manipulando Variáveis Independentes, procedendo a registos, à sua análise e respectiva interpretação segundo modelos próprios das neurociências.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Recomenda-se que os estudantes tenham obtido aproveitamento prévio a Introdução às Neurociências e a Neurociências Cognitivas e Afetivas.

Programa

Os conteúdos programáticos estão organizados em dois módulos temáticos:

Módulo I
 - Enquadramento conceptual e metodológico:
- enquadramento conceptual das práticas laboratoriais de neuropsicofisiologia;
- enquadramento metodológico das práticas laboratoriais de neuropsicofisiologia;

Módulo II
 - formação prática
- poligrafia - práticas de investigação psicofisiológica com recurso a índices periféricos (Ritmo Cardíaco [RC], Condutância Eléctrica da Pele [CEP]);
- EEG, PE e BEAM - práticas de investigação neurofisiológica com recurso a índices do Sistema Nervoso Central.

Bibliografia Obrigatória

Castellar, J. V.; Una introducción a la Psicofisiología Clínica (2ª ed.), Ed. Pirámide, 2009. ISBN: 9788436823004
Luck Steven J.; An^introduction to the event-related potential technique. ISBN: 978-0-262-52585-5 (2014)
Carretié Aranguena Luis; Psicofisiología. ISBN: 978-84-368-1618-1 (2009)
Cacioppo John T. 340; Handbook of psychophysiology. ISBN: 978-0-521-84471-0 (2007)

Bibliografia Complementar

Andreassi John L.; Psychophysiology. ISBN: 0-8058-1104-4
Cacioppo John T. 340; Principles of psychophysiology. ISBN: 0-521-34432-8
Hugdahl Kenneth; Psychophysiology. ISBN: 0-674-72207-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Além de estudo autónomo e acompanhamento tutorial sob solicitação do estudante, prevêem-se aulas de tipo teórico, teórico-prático e práticas laboratoriais, organizadas segundo os seguintes modelos de trabalho pedagógico:

1. aulas expositivas em plenário;
2. estudo acompanhado assistido por computador e recursos multimédia;
3. pesquisas autónomas e revisões de literatura;
4. discussão de problemas;
5. demonstrações e experimentação (incluindo tratamento, análise e interpretação de dados);
6. avaliação distribuída (individual) de competências e conhecimentos, no final de cada modulo.

Software

Biopac Student Lab (http://www.biopac.com/education/)

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia comportamental
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurofisiologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Processamento de sinal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os alunos estão obrigados a pré-requisitos de verificação de assiduidade (pelo menos 75% das aulas lecionadas).

É exigida uma classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas de conhecimentos teóricos e práticos submetidas a avaliação.

Caso um estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 8 valores em qualquer das provas previstas na avaliação distribuída, terá acesso a uma prova final, a decorrer num momento a combinar, previsivelmente na última semana de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação prevê a realização de duas provas individuais de competências teóricas e práticas, uma no final de cada módulo, ambos classificados na escala de zero a 20 valores. A classificação final (CF) corresponde à média aritmética inteira das classificações obtidas nos dois testes (T), i.e. CF = (T1 + T2) / 2. Considerar-se-á aprovado o estudante cuja classificação final seja igual ou superior a 10 valores e, cumulativamente, tenha obtido uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes (ver avaliação de recurso em “Observações”).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Trabalho de estágio/projeto





Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão submeter-se às mesmas provas escritas, nas datas previstas para os estudantes de regime geral (aula final de cada módulo), podendo negociar-se uma hora diferente, devendo a alteração da hora ser solicitada por escrito ao docente, de forma fundamentada, com um mínimo de 48h de antecedência.

Melhoria de classificação

O estudante poderá efetuar melhoria de classificação por frequência da unidade curricular no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento, se a unidade curricular estiver em funcionamento no ano letivo em que é requerida a melhoria por frequência.

Observações

Enquanto as condições pandémicas não permitirem a retoma de aulas em laboratório, manter-se-á um formato de aulas à distância. A avaliação da UC será realizada por provas presenciais (exceto se legalmente impedidas), acrescidas de tarefas a realizar à distância com um peso de 10% na classificação final. Os estudantes que obtiverem uma classificação final inferior a 9,5 valores, terão acesso a uma prova de recurso, igualmente em formato presencial.

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