| Código: | LPSI313 | Sigla: | ROSC I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 16 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach. Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas. Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.
Capacidade para aplicar, codificar/cotar protocolos do Teste de Rorschach - Sistema Integrativo de J. Exner Jr.
- Discussão da história e da conceptualização do Rorschach. - A metodologia de aplicação do SIR com utilização de modelagem, video e exercicios práticos. - Técnica de codificação das respostas. - Treino de aplicação e codificação com supervisão de 5 protocolos recolhidos e cotados por cada estudante. Discussão de casos. Para adquirir competências de aplicação e cotação do teste de Rorschach no Sistema Integrativo, expõem-se os estudantes a esses conteúdos através dos textos de John Exner Jr. e de exercicios práticos sob a supervisão do docente.
- Exercicios de aplicação do teste sob supervisão. - Exposição das variáveis de codificação. - Discussão da técnica de aplicação e codificação através da análise de protocolos. - Apoio tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho laboratorial | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 34,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Total: | 81,00 |
Pré-requisito de assiduidade: O estudante deverá frequentar 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação e codificação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores por protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação distribuída com trabalhos práticos: 100%.
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos e codificados pelo estudante. O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores em cada protocolo (classificação de 0-20). A média dos resultados de todos os protocolos deverá ser de 10 valores, no mínimo.
Recolha e codificação de 5 protocolos de Rorschach.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar a avaliação distribuída. Para tal, deverão contactar o docente responsável, no início do semestre.
A melhoria da classificação distribuída é possível, uma única vez, mediante a realização de um exame até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação, que consiste na codificação e cálculo do sumário estrutural de um protocolo fornecido pelo docente.