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Psicologia e Espaço(s)

Código: LPSI312     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 27 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-05-12.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

Esta UC pretende sensibilizar e consolidar conhecimentos por parte dos estudantes numa área relativamente recente da psicologia, atendendo especialmente à sua articulação com outros domínios do saber. Referimo-nos a questões referentes ao ambiente edificado e construído pelo homem, às questões do urbanismo e suas influências/consequências na promoção ou não no desenvolvimento humano e no seu bem estar psicológico. A possibilidade de observar, refletir e discutir situações reais, quer sejam acerca de situações de vivências em espaço unifamiliares, espaços institucionais, ou a participação e vivência na construção e usufruto de espaços públicos permite ao estudante capacitar-se para a sensibilização (e eventual intervenção) neste domínio específico, aprofundando uma temática central na vida dos indivíduos – os seus espaços íntimos, sociais, públicos e comunitários – em que necessária e obrigatoriamente, habita, convive,  e vivencia ao longo da vida.

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

É esperado que o estudante seja capaz de:

- integrar diversos conceitos  que contribuem para a análise das relações entre espaços, a sua diversidade e vivências psicológicas dos mesmos;

- contacto com situações reais, acentuando a necessidade de compreender e estar sensibilizado para ler os comportamentos e atitudes humanas numa lógica sistémica, apelando às influências que os diversos espaços em que vivemos exercem sobre os individuos e o modo como neles podemos agir;

- integrar as interrelações entre este domínio especifico da psicologia com outros (por exemplo a psicologia comunitária,  arquitetura, urbanismo)

- refletir criticamente acerca do trabalho do psicólogo neste domínio especifico, atendendo em particular, para a necessidade do trabalho multidisciplinar.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


- Perspetiva histórica das relações entre arquitetura, urbanismo e psicologia.


- O ambiente edificado enquanto espaço produtor de desenvolvimento psicológicoteorias e efeitos da vivência urbana; settings físicos; fatores económicos, politicos esociais;


- Conceitos de espaço de vida, espaço pessoal, espaço público, de local, de ambiência singular: a articulação entre fatores visíveis e invisíveis do espaço e as relações bidirecionais pessoa-ambiente: dos conceitos de affordance, perceção ambiental, comportamento sócio-espacial às reflexões sobre questões simbólicas e afetivas da relação pessoa-ambiente; conceito de apego ao lugar;


- O papel da Psicologia Comunitária (sentido de pertença e de vizinhança, de participação, e articulação com gestão de espaços) à emergência de doença psicológica; 


- Conceito de projeto participativo e de equipas multidisciplinares (arquitetos, urbanistas e psicólogos).


- As possibilidades de atuação do psicólogo: o estudo da relação pessoa-ambiente(s) como forma de promoção do bem-estar psicológico.



 

Bibliografia Obrigatória

Bernardo, F. ; Impact of place attachment on risk perception: exploring the multidimensionality of risk and the scale of risk. , Revista Estudios de Psicologia, 34, 3, pp.323-329., 2013
Bernardo, F.; Palma-Oliveira, J.M.; Place Change and Identity Processes. , Revista Medio Ambiente Y Comportamiento Humano, Espanha, 6.1, pp. 71-87. , 2005. ISBN: . ISSN: 1576-6462
Gunther, H ; Environmental psychology in the interdisciplinary field of knowledge. , Psicologia, USP, 16,1-2, 179-183. , 2005
Joye, Y; Architectural Lessons from Environmental Psychology, 2007
Pol, E.; Blueprints for a History of Environmental Psychology (II):From Architectural Psychology to the challenge of sustainability. , Medio Ambiente y Comportamiento Humano. 8(1y2), 1-28, 2007
Moser, G.; Environmental psychology and people-environment studies: what kind of multidisciplinary collaboration?., Psicologia. USP,16,1-2, p.131-140, 2005
Stokols, D. & Altman, I; Handbook of Environmental Psychology., Florida, U.S.A: Krieger Publishing Company., 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

- Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos incentivando a participação ativa dos estudantes;

- Discussão e aprofundamento de casos concretos operacionalizados em espaços diversos, nomeadamente, bairros sociais, camarários, comunitários, situações de intervenção em espaços públicos, em instituições,…

- Contacto com programas de intervenção emblemáticos de reabilitação urbana, quer nacional ou estrangeira, e suas implicações na vivência das pessoas e participação das mesmas;

- Contacto com psicólogos e outros profissionais que apresentem temáticas relacionadas com a investigação e intervenção neste domínio;

- Apresentação pelos estudantes de um trabalho ao grupo turma;

A avaliação é baseada na realização de trabalho de campo com recurso a diversas metodologias.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 3/4 das aulas efetivamente lecionadas. Para obter aprovação final o aluno deve obter um minimo de 10 valores em 20 e o minimo de 9 valores em cada uma das componentes de avaliação distribuida. A avaliação distribuída contempla a realização, apresentação oral e discussão de um trabalho organizado em pequenos grupos (2 ou 3 elementos) sobre um tema relativo à percepção e análise de determinados espaços  em função de determinados parâmetros  previamente definidos nas primeiras aulas. Para além da (i) presença nas aulas em que são abordados os conteudos subjacentes à realização do trabalho, (ii) os alunos devem realizar trabalho de campo que consiste na ida ao mesmo para seu conhecimento mais aprofundado; (iii) a apresentação do mesmo trabalho envolvendo a sua discussão dinâmica perante o grupo turma e, finalmente (iv) é pedido um pequeno trabalho escrito também realizado em grupo de 2 a 3 elementos que funcione como documento escrito exemplificativo e no qual deverá constar (a) uma síntese  dos principais conteúdos, (b) os objetivos a atingir, e (c) a bibliografia consultada.
Finalmente, cada uma destas componentes de avaliação serão expressas numa escala de 0 a 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação segue um regime de avaliação continua e distribuída ao longo do semestre. A nota final da UC resulta da média aritmética das notas obtidas na participação oral, no  trabalho de campo, apresentação de trabalho e  trabalho escrito final e será expressa numa escala de 0 a 20.



 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplicando o requisito da assiduidade, os TE não estão isentos de realizar as tarefas correspondentes à avaliação distribuida que integram a presente UC. Segue o regulamento da FPCEUP (cf.artº. 9º).

Melhoria de classificação

A melhoria de nota tem lugar com a reinscrição na UC no ano seguinte ao da realização da mesma, conforme regulamento.
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