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Avaliação do Desenvolvimento em Contextos Educativos

Código: P745     Sigla: ADCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=333059
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 15 Plano Oficial 4 - 6 54 162
MTP 5 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1- Relacionar as orientações e as práticas dominantes no âmbito da avaliação da criança e dos seus contextos de desenvolvimento com os grandes constructos teóricos acerca do desenvolvimento infantil.

2- Valorizar o entendimento das práticas de avaliação como componente crucial dos processos de habilitação e inclusão das crianças com limitações da actividade e restrições ao nível da participação. 

 

3- Adquirir competências de participação em equipas de avaliação transdisciplinares.

 

4- Desenvolver capacidades de utilização de estratégias de resolução de problemas relacionados com o planeamento e implementação das melhores práticas de avaliação do desenvolvimento infantil.

 

Resultados de aprendizagem e competências

1-    Os estudantes deverão ser capazes de identificar os referenciais teóricos subjacentes às práticas de avaliação do desenvolvimento.

2-    Os estudantes deverão ser capazes de planificar processos de avaliação em ordem a identificar as barreiras e facilitadores relacionados com a participação e inclusão das crianças com incapacidades.

3-    Os estudantes deverão ser capazes de relacionar os conteúdos da avaliação com objetivos de intervenção.

4-    Os estudantes deverão ser capazes de utilizar competências de participação em equipas transdisciplinares de avaliação do desenvolvimento infantil.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Não aplicável

Programa

1- Enquadramento conceptual das práticas de avaliação do desenvolvimento. As perspectivas do traço, contextual e da adaptação pessoa/ambiente. Mapeamento das estruturas e das organizações desenvolvimentais: Dimensões intrapessoal, interpessoal e ecológica da avaliação.

 

2- Prevenção, risco e resiliência. O processo de avaliação/intervenção na prevenção do risco do desenvolvimento: Níveis de prevenção universal, seleccionada e indicada. Resiliência, participação e inclusão.

 

3- A complexidade do desenvolvimento humano e o enfoque transdisciplinar no processo de avaliação.

   a- Práticas de avaliação/intervenção no contexto de equipas

       multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.

   b- O modelo arena

 

4- O modelo da avaliação e intervenção transdisciplinar centrada no jogo. Avaliação do desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento motor, desenvolvimento da comunicação/linguagem e desenvolvimento sócio-emocional.

 

Bibliografia Obrigatória

Mary McLean, Mark Wolery, & Donald B. Bayley Jr; Assessing Infants and Preschoolers with Special Needs, Merrill Prentice Hall, 2004. ISBN: 0-13-098662-3
Linder Toni 340; Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 978-1-55766-871-4
Bagnato Stephen J.; LINKing authentic assessment and early childhood intervention. ISBN: 978-1-59857-047-2
Bagnato Stephen J.; Authentic assessment. ISBN: 978-1-59385-474-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto definidas para esta UC inscrevem-se na modalidade de aulas teóricas e práticas. As sessões letivas incluem, assim, um segmento de exposição de conteúdos de conhecimento seguido de um outro no qual os estudantes se envolvem na realização de tarefas que convocam a aplicação dos conceitos apresentados. Estas tarefas podem implicar exercícios de resolução de problemas bem como a análise e discussão de situações, casos e experiências patenteadas sob a forma de vinhetas ou projeção de vídeos. As discussões implicam a turma inteira e organizam-se de maneira a reproduzir os princípios de funcionamento das equipas de avaliação transdisciplinar.

Ao longo do semestre e fora das horas de contacto, os estudantes deverão elaborar um portefólio individual que inclui seis produções textuais propostas no âmbito da UC (3 a 4 páginas cada uma). Essas produções requerem, entre outras, atividades de procura e seleção de documentos na base de dados bibliográficos da FPCEUP. A constituição do portefólio é acompanhada por atividades de tipo tutorial.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 95,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 56,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas efetivamente dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes é feita com base na apreciação  de  seis tarefas do portefólio. Cada uma dessas tarefas é avaliada numa escala de 0 a 20 valores e a nota atribuída ao seu conjunto (95% da classificação final) corresponde à média das classificações obtidas em cada uma.

A classificação final resulta da média da nota obtida no  conjunto das tarefas do portefólio sendo os restantes 5% atribuídos à qualidade da participação presencial.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamentos em vigor

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria da classificação, os estudantes terão que submeter nova versão do portefolio no ano letivo de frequência da UC.

Observações

Não aplicável

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