Psicologia e Emoções
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
56 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina pretende que os estudantes fiquem aptos a situar historicamente, caracterizar e compreender a importância das emoções no âmbito da Psicologia e do estudo do comportamento. Para tal, pretende:
- Descrever e compreender as diferentes teorias das emoções.
- Descrever e compreender as diferentes áreas de aplicação das emoções no estudo do comportamento.
- Conhecer e compreender a literatura científica mais relevante sobre a emoções.
- Ler, reflectir, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem autónoma.
Resultados de aprendizagem e competências
Situar historicamente as emoções no âmbito da Psicologia, e compreender a sua pertinência no estudo do comportamento e aplicação no quotidiano.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1.Emoção e estados emocionais
1.1. Definição e distinção de outros conceitos como sentimento, humor, etc.
1.2. Breve descrição das principais teorias das emoções
1.3. Especificidades e limitações do estudo empírico das emoções
2.Áreas de aplicação do estudo das emoções
2.1. Testemunho e contexto forense: interferência das emoções na memória; emoções experienciadas/expressas por vítimas, arguidos e jurados.
2.2. Contextos de saúde e trabalho: inteligência emocional; cólera na condução; reconhecimento emocional na esquizofrenia a autismo; stress; stress pós-traumático e estados emocionais durante incidentes críticos; stress ocupacional e burnout.
2.3. Apresentação e discussão de estudos empíricos.
Bibliografia Obrigatória
Darwin, C.; L'expression des émotions chez l'Homme et les animaux. , Paris: C. Reinwald., 1877
Maslach Christina;
The^truth about burnout. ISBN: 0-7879-0874-6
Izard, C.; The psychology of emotions, New York: Plenum Press., 1991
Izard Carroll E.;
Emotions, cognition and behavior. ISBN: 0-521-31246-9
Frijda Nico H.;
The^emotions. ISBN: 0-521-31600-6
Pereira Maria da Graça 570;
Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Serra Adriano Vaz;
O^stress na vida de todos os dias. ISBN: 972-95003-2-0
Strongman Kenneth T.;
A psicologia da emoção. ISBN: ISBN 972-8449-08-9
Reeve, J. (2009). ; Undertstanding motivation and emotion , Hoboken: Wiley., 2009
Scherer Klaus R. 340;
Facets of emotion
Wagner Hugh L. 340;
Social psychophysiology and emotion. ISBN: 0-471-91266-2
Goleman Daniel;
Inteligência emocional. ISBN: 972-759-063-2
Plutchik Robert 340;
Emotion. ISBN: 0-12-558704-X
Alves, S. Queirós, C., Marques, A.J., Oliveira, M. & Orvalho, V. ; Technological Interventions and Facial Emotional Recognition in Autism Spectrum Disorders. In C. Sousa & A. M. Oliveira (Eds.). Proceedings of the 14th European Conference on Facial Expression new challenges for research (pp. 151-157). , Coimbra: Institute of Cognitive Psychology, Social and Vocational Development, 2014
Blumenfield, M. & Ursano, R.; Intervention and resilience after mass trauma. , Cambridge: Cambridge University Press, 2008
Gonçalves, S.P. ; Psicossociologia do Trabalho e das Organizacões: princípios e práticas, Lisboa: Pactor., 2014
Houston, K.A., Clifford, B.R., Phillips, L.H. & Memon, A. ; The Emotional Eyewitness: The Effects of Emotion on Specific Aspects of Eyewitness Recall and Recognition Performance, Emotion, 13(1), 118-128., 2013
Philippe, F.L., Vallerand, R., Richier, I., Valliére, E. & Bergeron, J. ; Passion for Driving and Aggressive Driving Behavior: A Look at Their Relationship., Journal of Applied Social Psychology, 39(12), 3020–3043., 2009
Queirós, C., Gonçalves, S.P. & Marques, A. ; Burnout: Da conceptualização à gestão em contexto laboral. In H.V. Neto., J. Areosa & P. Arezes (Eds). Manual Riscos Psicossociais (pp.172-192), Porto: Civeri Publishing., 2014
Smith, P. & King, R; FROM ROAD RAGE TO EVERYDAY AUTOMOTIVE INCIVILITY: A Routine Activities Approach to Low-Level Deviance., The Sociological Quarterly 54, 476–500., 2013
Souto, T., Baptista, A., Tavares, D., Queirós, C. & Marques, A. ; Facial emotional recognition in schizophrenia: preliminary results of the virtual reality program for facial emotional recognition., Revista de Psiquiatria Clínica, 40(4), 129-134. , 2013
Utzon-Frank, N., Breinegaard, N., Bertelsen, M., Borritz, M., Eller, N. H., Nordentoft, M., Olesen, K., Rod, N. H., Rugulies, R., Bonde, J.P. ; ). Occurrence of delayed-onset post-traumatic stress disorder: a systematic review and meta-analysis of prospective studies., Scandinavian Journal of Work, Environment & Health, 40(3). 215-230. , 2014
Bibliografia Complementar
Damásio António R.;
O^sentimento de si. ISBN: 972-1-04757-0
Damásio António R.;
O^erro de Descartes. ISBN: 972-1-03944-6
Damásio António;
Ao encontro de Espinosa. ISBN: ISBN 972-1-05229-9
Magai Carol 340;
Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: 0-12-464995-5
Lewis Michael;
The^rise of consciousness and the development of emotional life. ISBN: 978-1-4625-1252-2
Salekin, R.T., Ogloff, J.R.P., McFarland, C. & Rogers, R.;; Influencing juror’s perceptions of guilt: expression of emotionality during testimony., Behavioral Sciences and the Law, 13, 293-305., , 1995
Volkmar Fred R. 340;
Handbook of autism and pervasive developmental disorders
Gil-Monte, P.; El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout): una enfermedad laboral en la sociedad del bienestar., Madrid: Pirámide, 2005
Rocha Nuno Albertino Barbosa Ferreira da;
Alterações da cognição social na esquizofrenia
Carlotto Mary Sandra;
Síndrome de Burnout. ISBN: 978-85-7528-343-1
Alves, S., Marques, A., Queirós, C. & Orvalho, V. ; LIFEisGAME Prototype: A Serious Game about Emotions for Children with Autism Spectrum Disorders, PsychNology Journal, 11(3), 191-211., 2013
Oliveira Mónica M. Costa Madeira Queirós de;
Burnout e emoções
Carvalho, M. ; Estudos sobre intervenção psicológica em situações de emergência, crise e catástrofe, Portimão: ISMAT, 2011
Dores, A. R., Barbosa, F., Marques, A., Queirós, C., Oliveira, M.Q., Pedroso, J.P., Castro-Caldas, A. & Carvalho, I.P. ; A Radboud Faces Database como ferramenta para o estudo do reconhecimento de emoções - uma investigação em Portugal. A.Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, C.Fernandes da Silva & A. Allen Gomes (Eds). Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psic, Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia., 2013
- Gomes, P., Kaiseler, M., Lopes, B., Faria, S., Queirós, C., & Coimbra, M; Are standard heart rate variability measures associated with the self-perception of stress of firefighters in action? In Proceedings of the 35th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC'13), 2571-2574., 2013
Neria, Y., Galea, S. & Norris, F.H.; Mental health and disasters, Cambridge: Cambridge University Press, 2009
Queirós, C., Kaiseler, M., & Silva, A.L; Burnout as predictor of aggressivity among police officers. , European Journal of Policing Studies, 1(2), 110-134. , 2013
Van der Ploeg, E.; Dorresteijn, S.M. & Kleber, R.J. ; Critical incidents and chronic stressor at work: Their impact on forensic doctors. , Journal of Occupational Health Psychology, 8, 2, 157-166., 2003
Plutchik, R. & Kellerman H.;; Emotion, theory, research and experience, vol 1, vol 3 e vol 4, Boston: Academic Press., , 1980
Queirós, C., Carlotto, M.S., Kaiseler, M., Dias. S., & Pereira, A.M. ; Predictors of Burnout among nurses: An interactionist approach, Psicothema, 25(3), 330-335., 2013
Maroco, J., Maroco, A.L., Leite, E., Bastos, C., Vazão, M.J., & Campos, J. ; Burnout em Profissionais da Saúde Portugueses: Uma Análise a Nível Nacional., Acta Médica Portuguesa, 29(1), 24-30., 2016
Marques Pinto, A. & Picado, L. ; Adaptação e Bem-Estar nas Escolas Portuguesas: Dos Alunos aos Professores, Lisboa: Coisas de Ler. , 2011
Brancu, M., Mann-Wrobel, M-, Beckham, J., Wagner, R., Elliott, A., Robbins, A., Wong, M., Berchuck, A. & Runnals, J.; Subthreshold Posttraumatic Stress Disorder: A Meta-Analytic Review of DSM–IV Prevalence and a Proposed DSM–5 Approach to Measurement., Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 8(2), 222-232., 2016
Miura, A., Toriumi, F., Komori, M., Matsumura, N., & Hiraishi, K. ; Relationship between emotion and diffusion of disaster information on social media: Case study on 2011 Tohoku earthquake. , Transactions of the Japanese Society for Artificial Intelligence, 31(1) [online 10.1527/tjsai.NFC-EC1], 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas. Participação escrita no Fórum Moodle com discussão de temas.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
70,00 |
| Trabalho de campo |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
28,00 |
| Frequência das aulas |
26,00 |
| Trabalho de campo |
27,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. Serão realizados 2 testes escritos cada um valendo 35% e realizados a meio e fim do semestre, com data a comunicar no inicio do ano letivo, Em cada teste deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20. No caso de não terem esse valor no 1º teste ou faltarem não podem ir ao 2º teste e terão de fazer exame de recurso. No caso de não terem esse valor no 2º teste ou faltarem, terão de ir a exame escrito de recurso, que vale 70%.
Os restantes 30% da nota correspondem à discussão individual escrita no Fórum Moodle, não havendo nota mínima obrigatória. Contudo a não participação no fórum implica perder essa pontuação.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 30% discussão individual escrita no Fórum Moodle
- 70% para os testes escritos, valendo cada um 35% ou 70% exame escrito no caso de não cumprir os critérios em cada teste.
Provas e trabalhos especiais
Frequência da aulas, participar por escrito no Fórum Moodle e realização dos dois testes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da participação escrita no Fórum Moodle. Deverão comunicar esta situação até um mês depois do início das aulas, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle.
Melhoria de classificação
A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 70%), mantendo-se a classificação do Fórum/chat. É possível a melhoria, numa única vez, até à época de recurso do ano subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle.