| Código: | P913 | Sigla: | ES |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 23 | Plano Oficial | 5 | - | 30 | 380 | 810 |
É esperado que o estudante seja capaz de:
. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a um adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;
. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;
. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;
. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;
. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.
Os objetivos foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados de aprendizagem.
Os estágios decorrem em diversos locais com os quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação e organizam-se de acordo com as várias áreas e subáreas do MIP. Dado o leque alargado de contextos profissionais das entidades de acolhimento, está coberta uma multiplicidade de domínios, modalidades e estratégias, bem como alvos de avaliação/intervenção.
Para além de um orientador no local de estágio cuja função é acompanhar de perto as atividades realizadas pelo estagiário, existem os supervisores que são docentes da faculdade e que reúnem regularmente com os estagiários e asseguram a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas. Compete igualmente aos supervisores garantir a mediação entre a faculdade e as entidades de acolhimento.
No final da primeira semana de estágio, e no decurso de reuniões efetuadas com o orientador, o estagiário deverá apresentar ao supervisor um plano de atividades a realizar durante o ano letivo.
Os estagiários passam de uma avaliação inicial de participação por observação para um exercício progressivamente mais autónomo, num contexto de uma prática continuamente refletida, seja na relação com o orientador, seja na relação com o supervisor.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 75,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 65,00 |
| Frequência das aulas | 40,00 |
| Realização de Estágio | 300,00 |
| Total: | 405,00 |
A avaliação é distribuída ao longo do ano. Para além da informação proveniente dos contactos regulares entre supervisores e estagiários, são realizadas duas reuniões (uma no final de cada semestre) com os diversos orientadores de estágios (por subárea dentro de cada área), em que os orientadores têm a oportunidade de expor os seus comentários relativamente ao desempenho e evolução da aprendizagem dos estagiários e preencher uma ficha individual de acordo com um conjunto de critérios. No final do ano deverá ser entregue um relatório pelo estudante que se pretende constituir como uma apresentação/discussão das atividades realizadas e uma reflexão pessoal, fundamentada na articulação entre teoria e prática, da experiência de estágio.