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Intervenção em Grupo em Contextos de Saúde

Código: P848     Sigla: IGCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC pretende-se essencialmente que os estudantes adquiram conhecimentos teórico-praticos sobre a dinamização de grupos em problemáticas de prevenção e adaptação à doença física e mental. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas os estudantes deverão aprofundar os seus conhecimentos em relação aos diferentes modelos teóricos com aplicabilidade na intervenção grupal. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram competências de liderança, estabeleçam objetivos e programem estratégias de intervenção adequadas às fases de desenvolvimento do grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se:

- Capacitar os estudantes com um conhecimento teórico-prático sobre a psicoterapia de grupo através das temáticas apresentadas nas aulas pelos docentes e aprofundadas por eles. Deste modo, por um lado, teoricamente os estudantes aprofundam o conhecimento sobre os principais modelos teóricos de intervenção em grupo em contextos clínicos e da saúde e, por outro lado na prática, treinam competências de liderança e de planeamento de um grupo de intervenção. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Caraterização e especificidades dos diferentes tipos de grupos mais utilizados em contextos de saúde (grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos educacionais).
2. Abordagem aprofundada dos processos de grupo (feedback, estádios de desenvolvimento dos grupos, coesão e tipos de liderança apropriados).
3. O Modelo existencial e interacional de Irvin Yalom
4. Os modelos humanistas aplicados aos grupos (e.g. Schutz, Pearls, Rogers)
5.Os modelos cognitivo-comportamentais aplicados aos grupos (e.g. Ellis, Lazarus) 6.Análise transacional aplicada a grupos (Berne).
7.Introdução ao psicodrama
8. Grupos breves focados na resolução de problemas.
9.Exemplificação de técnicas de dinâmica de grupos aplicadas aos contextos de saúde de acordo com os modelos teóricos
10.Exemplificação de intervenções em grupo aplicadas a doentes ou seus familiares implementadas e avaliadas.

Bibliografia Obrigatória

Yalom Irvin D.; Psicoterapia existencial y terapia de grupo. ISBN: 84-493-0950-6
Yalom Irvin D.; The^theory and practice of group psychotherapy. ISBN: 0-465-08448-6
Corey Gerald; Theory and practice of group counseling. ISBN: 0-534-24066-6
Feder Bud 340; Beyond the hot seat revisited. ISBN: 978-1-889968-08-7
Guerra, M.P., Lima, L. & Torres, S.; intervir em grupos na saúde 2ª Edição Revista e aumentada, Climepsi, 2014. ISBN: 978-972-796-339-3
Hofmann, S. G., Sawyer, A. T., & Fang, A; Psychiatric Clinics of North America, 33(3), 701–710. , 2012

Bibliografia Complementar

Vieira, F.M., Torres, S., & Moita, G. ; Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2012
McWhirter, Nelson, P.J. & Waldo, M; The Journal for Specialists in Group Work, 39:4, 366-380, , 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-práticas.

A nível teórico proporciona-se a aquisição de conhecimentos sobre os fenómenos dos grupos e os modelos teóricos de intervenção psicológica com aplicabilidade no contexto grupal em clínica e saúde. A nível teórico utilizamos a exposição oral com recurso ao PowerPoint e a discussão das leituras sugeridas previamente para o estudo individual
A nível prático, proporciona-se a aquisição de competências para liderar os grupos e o contacto com diferentes dinâmicas/estratégias com aplicabilidade ao nível clínico.
Este tipo de aulas práticas decorre numa sala específica cujo mobiliário é apropriado para o treino de dinâmica de grupos. No início os docentes exemplificam a aplicação de técnicas de dinamização adequadas aos contextos de saúde procurando modelar os estudantes. Depois mais tarde, cada grupo de 2 a 3 estudantes deve apresentar e liderar um programa de intervenção nas aulas práticas que será avaliado com a ponderação de (8 valores) para a componente prática e complementado com a apresentação de um trabalho escrito, com a ponderação de 12 valores.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia
Ciências da Saúde
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória  a presença em 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

A avaliação da UC é composta por duas componentes: uma mais prática que consiste na apresentação do trabalho e na dinamização do grupo na sala de aula com ponderação de 8 valores e outra, mais teórica, que consiste num trabalho escrito consubstanciando as opções concretizadas com a ponderação de 12 valores. Todas as classificações serão expressas em escala de 0 a 20, resultando a nota final ponderada das duas componentes. Apenas o resultado final será arredondado
Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência terão que apresentar um trabalho no qual conste uma revisão bibliográfica sobre os modelos teóricos com aplicabilidade no contexto grupal, bem como uma proposta de intervenção em grupo na área da saúde, de acordo com orientações dadas pelo respetivo docente, sendo dispensados da componente de apresentação em sala de aula. O trabalho escrito tem a ponderação de 20 valores na nota final. Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores no trabalho.

Melhoria de classificação

No caso de desejo de melhoria de classificação o estudante, manterá a sua classificação da componente prática e será submetido a um exame final com ponderação de 60% (12 valores) podendo este incluir todos os conteúdos teóricos ou práticos lecionados na UC.

Observações

Embora a UC tenha avaliação distribuída sem exame final a melhoria de classificação será através de exame final com ponderação de 60% (12 valores), mantendo o estudante a classificação obtida na componente prática com ponderação de 40% (8 valores).
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