| Código: | P848 | Sigla: | IGCS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 30 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Nesta UC pretende-se essencialmente que os estudantes adquiram conhecimentos teórico-praticos sobre a dinamização de grupos em problemáticas de prevenção e adaptação à doença física e mental. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas os estudantes deverão aprofundar os seus conhecimentos em relação aos diferentes modelos teóricos com aplicabilidade na intervenção grupal. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram competências de liderança, estabeleçam objetivos e programem estratégias de intervenção adequadas às fases de desenvolvimento do grupo.
Pretende-se:
- Capacitar os estudantes com um conhecimento teórico-prático sobre a psicoterapia de grupo através das temáticas apresentadas nas aulas pelos docentes e aprofundadas por eles. Deste modo, por um lado, teoricamente os estudantes aprofundam o conhecimento sobre os principais modelos teóricos de intervenção em grupo em contextos clínicos e da saúde e, por outro lado na prática, treinam competências de liderança e de planeamento de um grupo de intervenção.
1. Caraterização e especificidades dos diferentes tipos de grupos mais utilizados em contextos de saúde (grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos educacionais).
2. Abordagem aprofundada dos processos de grupo (feedback, estádios de desenvolvimento dos grupos, coesão e tipos de liderança apropriados).
3. O Modelo existencial e interacional de Irvin Yalom
4. Os modelos humanistas aplicados aos grupos (e.g. Schutz, Pearls, Rogers)
5.Os modelos cognitivo-comportamentais aplicados aos grupos (e.g. Ellis, Lazarus) 6.Análise transacional aplicada a grupos (Berne).
7.Introdução ao psicodrama
8. Grupos breves focados na resolução de problemas.
9.Exemplificação de técnicas de dinâmica de grupos aplicadas aos contextos de saúde de acordo com os modelos teóricos
10.Exemplificação de intervenções em grupo aplicadas a doentes ou seus familiares implementadas e avaliadas.
Aulas Teórico-práticas.
A nível teórico proporciona-se a aquisição de conhecimentos sobre os fenómenos dos grupos e os modelos teóricos de intervenção psicológica com aplicabilidade no contexto grupal em clínica e saúde. A nível teórico utilizamos a exposição oral com recurso ao PowerPoint e a discussão das leituras sugeridas previamente para o estudo individual
A nível prático, proporciona-se a aquisição de competências para liderar os grupos e o contacto com diferentes dinâmicas/estratégias com aplicabilidade ao nível clínico.
Este tipo de aulas práticas decorre numa sala específica cujo mobiliário é apropriado para o treino de dinâmica de grupos. No início os docentes exemplificam a aplicação de técnicas de dinamização adequadas aos contextos de saúde procurando modelar os estudantes. Depois mais tarde, cada grupo de 2 a 3 estudantes deve apresentar e liderar um programa de intervenção nas aulas práticas que será avaliado com a ponderação de (8 valores) para a componente prática e complementado com a apresentação de um trabalho escrito, com a ponderação de 12 valores.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 40,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas.
A avaliação da UC é composta por duas componentes: uma mais prática que consiste na apresentação do trabalho e na dinamização do grupo na sala de aula com ponderação de 8 valores e outra, mais teórica, que consiste num trabalho escrito consubstanciando as opções concretizadas com a ponderação de 12 valores. Todas as classificações serão expressas em escala de 0 a 20, resultando a nota final ponderada das duas componentes. Apenas o resultado final será arredondado
No caso de desejo de melhoria de classificação o estudante, manterá a sua classificação da componente prática e será submetido a um exame final com ponderação de 60% (12 valores) podendo este incluir todos os conteúdos teóricos ou práticos lecionados na UC.