| Código: | P743 | Sigla: | NPSI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=881 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 57 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| MTP | 10 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características.
2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental.
3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.
4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia.
5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.
Os objectivos acima foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados da aprendizagem.
Enquadramento conceptual e histórico da neuropsicologia.
Métodos e técnicas de investigação experimental e clínica em neuropsicologia.
Os lobos cerebrais: funções e síndromes associados.
As funções cognitivas e défices associados: processamento visuo-espacial, atenção, memória, linguagem, funções executivas, e consciência; cognição numérica; emoção e afecto.
Neuropsicologia desenvolvimental: a criança, o adulto e o idoso.
Causas de dano cerebral ao longo do ciclo vital.
Bibliografia principal / Main bibliography
- Kolb, B., & Wishaw, I. Q. (2008). Fundamentals of human neuropsychology (6th ed.). New York: Worth Publishers.
- Pinel, J.P.J. (2013). Biopsychology (9th Edition). Boston: Pearson.
Bibliografia complementar / Supplementary bibliography
- Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y., & Roch Lecours, A. (Eds.). (2003). Classic cases in neuropsychology (Vol. I e II). London: Psychology Press.
- Donders, J., & Hunter, S. J. (2010). Principles and practices of developmental neuropsychology. Cambridge: Cambridge University Press.
- Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C. (Eds.). (2010). Handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press.
- Shallice, T. & Cooper, R. (2011). The organisation of the mind. London: Oxford University Press.
São também recomendados artigos recentes sobre temáticas específicas publicados em revistas científicas de reconhecido mérito.
In addition to this bibliography, recent articles on selected topics published in high profile journals are also recommended.
Sessões semanais de grupo, parte de aulas expositivas e parte de seminários de apresentação de recensões (artigos de investigação experimental e de casos clínicos).
Sessões tutoriais entre estudante e professor para preparar as recensões.
Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis. Acesso como visitante com senha “ visitaNP “.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 90,00 |
| Total: | 100,00 |
As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais.
A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de duas recensões escritas (máximo 1500 palavras cada), e de seis reflexões curtas sob a forma de Pensar Pós-Seminário ao longo do semestre (os PPS; máximo 200-300 palavras cada; especificado para cada um dos PPS).
Ponderação para a classificação final: recensões 25% + 25%; pensar pós-seminário 40%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.
Situações especiais serão discutidas caso a caso com o professor.
Tratando-se de uma avaliação que não é por exame, não há modalidade de melhoria de classificação no ano em que a classificação é obtida.