| Código: | P501 | Sigla: | PT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 125 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
1. Conhecimento dos fundamentos históricos do quadro teórico e do projeto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: premissas e desenvolvimento da sociedade industrial; sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho; evolução das formas e processos de trabalho;
2. Conhecimento e compreensão de um projeto específico de desenvolvimento da psicologia do trabalho; dos seus fundamentos epistemológicos; das suas relações com a ergonomia;
3. Compreensão dos conceitos fundamentais ao nível da intervenção em psicologia do trabalho; 4. Capacidade de compreender e situar teórica e epistemologicamente diferentes pontos de vista sobre a “mesma realidade”, enquanto elemento essencial à comunicação eficaz e à ação coerente no seio de equipas multidisciplinares.
1. Capacidade análise e compreensão da evolução do tipo de pedidos colocados à psicologia do trabalho ao longo da história;
2. Capacidade de compreensão da especificidade do projeto da psicologia do trabalo de intervenção sobre as condições do trabalho tendo em vista a preservação da saúde do trabalhador;
3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
4. Capacidade de compreensão do ponto de vista dos interlocutores.
I. Fundamentos do quadro teórico e do projeto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: 1. Sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho; 2.Evolução das formas e processos de trabalho. II. A psicologia do trabalho contemporânea: especialização e pluridisciplinariedade. 1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho; 2. A Interligação entre psicologia do trabalho e ergonomia: definição progressiva de conceitos base; 3. Metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho. III. Algumas abordagens em desenvolvimento: a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção em diversas áreas: 1. Prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no trabalho; 2. A formação profissional; 3. Sistemas de emprego e desenvolvimento local.
Aulas teóricas expositivas, ilustradas, sempre que possível, com casos práticos. Esta disciplina está organizada em função dos objectivos de aquisição de conhecimentos sobre o quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho e do conhecimento e exercício de metodologias de investigação e intervenção.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 51,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Total: | 81,00 |
As aulas não estão sujeitas à verificação da assiduidade. A avaliação teórica será feita através de exame teórico a realizar nas épocas de avaliação vigentes. Para ser aprovado, deverá ter uma classificação final de pelo menos 10 valores em 20 possíveis. Se faltar ao momento da avaliação ou não obtiver a classificação mínima definida acima o aluno não terá aproveitamento à disciplina.
Um exame final 100%
Não estão previstos.
Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
Para melhoria da classificação final obtida na disciplina o aluno poderá repetir apenas uma vez, a prova de avaliação final numa das duas épocas de avaliação subsequentes àquela em que foi avaliado.