Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P207

Estatística II

Código: P207     Sigla: ESTII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 198 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Compreender o racional associado aos procedimentos estatísticos recorrendo ao software estatístico IBM SPSS Statistics; 2. Selecionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, os procedimentos estatísticos mais apropriados aos problemas de investigação apresentados; 3. Interpretar de forma crítica os resultados da investigação; 4. Detetar diferenças entre grupos e entre diferentes medições no tempo; 5. Analisar a relação entre variáveis, bem como identificar os preditores relevantes de um determinado fenómeno; 6. Apresentar os resultados, relevantes para a comunidade científica, utilizando tabelas e gráficos; 7. Realizar estudos simples onde aplicam procedimentos estatísticos; 8. Dominar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação; 9. Desenvolver o pensamento crítico sobre a aplicação dos procedimentos estatísticos em publicações científicas.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Testar hipóteses de investigação recorrendo ao software estatístico IBM SPSS Statistics. 2. Reportar resultados de acordo com as normas da APA. 3. Desenvolvimento de pensamento crítico sobre aspetos metodológicos em publicações científicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análise de variância (ANOVA) com um fator: i) Inter-sujeitos (one-way) ii) Intra-sujeitos (repeated measures) 2. Análise de covariância (ANCOVA) 3. Noção de correlação linear e sua representação gráfica 4. Regressão linear simples e múltipla 5. Estatística não-paramétrica: i) Medidas de associação ii) Testes de diferenças

Bibliografia Obrigatória

Costa, P. & Nascimento, I.; Estatística nas Ciências Sociais - diapositivos das aulas de EST I on-line, 2012 (Disponível no portal de e-learning da Universidade do Porto – http://moodle.up.pt)
American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-4338-0561-8
Hair Joseph F. 070; Multivariate data analysis. ISBN: 0-13-930587-4
Maroco João; Análise estatística com utilização do SPSS. ISBN: 972-618-331-6
Tabachnick Barbara G.; Using multivariate statistics. ISBN: 0-321-05677-9
Siegel Sydney; Estatística não paramétrica

Bibliografia Complementar

Bryman Alan; Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Pestana Maria Helena; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-220-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

• Aulas teórico-práticas em pequenos grupos de 25 estudantes, com componente de e-learning. • Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador. • Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).

Software

IBM SPSS Statistics

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 70%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 30%). A obtenção de uma classificação inferior a 8,0 valores (de 0 a 20) em qualquer uma das modalidades de avaliação leva à reprovação do aluno na unidade curricular. Os estudantes com classificação de 8 ou 9 valores poderão ser submetidos a um exame oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sob regimes especiais de avaliação, no caso de não terem pelo menos 75% de presenças nas aulas efetuam, ainda, um exame prático na última semana de aulas, de equivalência à ausência de frequência das aulas com resultado apto vs inapto. Os estudantes que ficarem inaptos no exame de equivalência à assiduidade reprovam na UC.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento. A melhoria do trabalho prático apenas pode ser efetuada com um novo trabalho no ano letivo seguinte.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 07:58:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico