| Código: | P207 | Sigla: | ESTII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia de Investigação Científica |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 198 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Compreender o racional associado aos procedimentos estatísticos recorrendo ao software estatístico IBM SPSS Statistics; 2. Selecionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, os procedimentos estatísticos mais apropriados aos problemas de investigação apresentados; 3. Interpretar de forma crítica os resultados da investigação; 4. Detetar diferenças entre grupos e entre diferentes medições no tempo; 5. Analisar a relação entre variáveis, bem como identificar os preditores relevantes de um determinado fenómeno; 6. Apresentar os resultados, relevantes para a comunidade científica, utilizando tabelas e gráficos; 7. Realizar estudos simples onde aplicam procedimentos estatísticos; 8. Dominar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação; 9. Desenvolver o pensamento crítico sobre a aplicação dos procedimentos estatísticos em publicações científicas.
1. Testar hipóteses de investigação recorrendo ao software estatístico IBM SPSS Statistics. 2. Reportar resultados de acordo com as normas da APA. 3. Desenvolvimento de pensamento crítico sobre aspetos metodológicos em publicações científicas.
1. Análise de variância (ANOVA) com um fator: i) Inter-sujeitos (one-way) ii) Intra-sujeitos (repeated measures) 2. Análise de covariância (ANCOVA) 3. Noção de correlação linear e sua representação gráfica 4. Regressão linear simples e múltipla 5. Estatística não-paramétrica: i) Medidas de associação ii) Testes de diferenças
• Aulas teórico-práticas em pequenos grupos de 25 estudantes, com componente de e-learning. • Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador. • Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 74,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de investigação | 32,00 |
| Total: | 162,00 |
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.
A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 70%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 30%). A obtenção de uma classificação inferior a 8,0 valores (de 0 a 20) em qualquer uma das modalidades de avaliação leva à reprovação do aluno na unidade curricular. Os estudantes com classificação de 8 ou 9 valores poderão ser submetidos a um exame oral.
Os estudantes sob regimes especiais de avaliação, no caso de não terem pelo menos 75% de presenças nas aulas efetuam, ainda, um exame prático na última semana de aulas, de equivalência à ausência de frequência das aulas com resultado apto vs inapto. Os estudantes que ficarem inaptos no exame de equivalência à assiduidade reprovam na UC.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento. A melhoria do trabalho prático apenas pode ser efetuada com um novo trabalho no ano letivo seguinte.