| Código: | P829 | Sigla: | DD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 22 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
• Conhecer, no quadro das perturbações desenvolvimentais, as dificuldades na leitura, escrita e cálculo. • Conhecer a investigação cognitiva sobre a dislexia e a discalculia. • Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e em particular ser capaz de avaliar criticamente a investigação nos domínios analisados. • Ser capaz de comunicar os avanços da investigação usando normas de escrita científica, e de comunicar com rigor e clareza para um público leigo. • No plano da intervenção psicológica, o estudante deve ser capaz de delinear e conduzir procedimentos de avaliação da dislexia e da discalculia; comunicar as conclusões da avaliação respeitando os princípios éticos e deontológicos; colaborar com outros profissionais para planear e levar a cabo intervenção em quadros de dislexia e discalculia; e avaliar criteriosamente os resultados da intervenção.
• Conhecer, no quadro das perturbações desenvolvimentais, as dificuldades na leitura, escrita e cálculo. • Conhecer a investigação cognitiva sobre a dislexia e a discalculia. • Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar conhecimentos específicos no domínio, de nível de especialização intermédia e/ou avançada, e em particular ser capaz de avaliar criticamente a investigação nos domínios analisados. • Ser capaz de comunicar os avanços da investigação usando normas de escrita científica, e de comunicar com rigor e clareza para um público leigo. • No plano da intervenção psicológica, o estudante deve ser capaz de delinear e conduzir procedimentos de avaliação da dislexia e da discalculia; comunicar as conclusões da avaliação respeitando os princípios éticos e deontológicos; colaborar com outros profissionais para planear e levar a cabo intervenção em quadros de dislexia e discalculia; e avaliar criteriosamente os resultados da intervenção.
• Grelha compreensiva das perturbações do desenvolvimento. • Desenvolvimento e aprendizagem da leitura. • Avaliação da dislexia. • Intervenção nas dificuldades de leitura e ensino da leitura. • Desenvolvimento da competência numérica e do cálculo. • Avaliação da discalculia. • Intervenção na discalculia e ensino da matemática. • As perturbações adquiridas da leitura, escrita e cálculo.
Aulas expositivas. Apresentação e discussão de provas de avaliação da dislexia e discalculia. Leituras e escrita de sínteses. Curso online (http//moodle.up.pt).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 90,00 |
| Total: | 100,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Na avaliação da UC são ponderados as seguintes componentes: (a) resumos de dois artigos recentes (dislexia e discalculia) previamente acordados com o professor; (b) pensar pós-seminário (pps) pequenos textos de síntese e avaliação crítica de acompanhamento das sessões presenciais; (c) envolvimento, assiduidade e participação na UC. O respectivo peso será de 40%, 50% e 10%. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
Atendendo a que os estudantes recebem feedback dos trabalhos parciais (avaliação distribuída), a melhoria da classificação final é possível apenas em casos excepcionais e depende da apreciação favorável dos professores.