Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P825

Psicologia e Emoções

Código: P825     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 46 Plano Oficial 2 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-10-09.

Campos alterados: Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina pretende que os estudantes fiquem aptos a situar historicamente, caracterizar e compreender a importância das emoções no âmbito da Psicologia e do estudo do comportamento. Para tal, pretende:
- Descrever e compreender as diferentes teorias das emoções.
- Descrever e compreender as diferentes áreas de aplicação das emoções no estudo do comportamento.
- Conhecer e compreender a literatura científica mais relevante sobre a emoções.
- Ler, reflectir, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem autónoma.

Resultados de aprendizagem e competências

Situar historicamente as emoções no âmbito da Psicologia e compreender a sua pertinência no estudo do comportamento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Emoção e estados emocionais
1.1. Definição e distinção de outros conceitos como sentimento, humor, etc.
1.2. Breve descrição das principais teorias das emoções.
1.3. Especificidades e limitações do estudo empírico das emoções
2. Áreas de aplicação do estudo das emoções
2.1. Contextos de saúde e trabalho: inteligência emocional; cólera na condução; reconhecimento emocional na esquizofrenia a autismo; stress; stress pós-traumático e estados emocionais durante incidentes críticos; stress ocupacional e burnout.
2.2. Testemunho e contexto forense: interferência das emoções na memória; emoções experienciadas/expressas por vítimas, arguidos e jurados.
2.3. Apresentação e discussão de estudos empíricos.

Bibliografia Obrigatória

Darwin, C.; L'expression des émotions chez l'Homme et les animaux. , Paris: C. Reinwald., 1877
Maslach Christina; The^truth about burnout. ISBN: 0-7879-0874-6
Izard, C.; The psychology of emotions, New York: Plenum Press., 1991
Pereira Maria da Graça 570; Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Serra Adriano Vaz; O^stress na vida de todos os dias. ISBN: 972-95003-2-0
Reeve, J. (2009). ; Undertstanding motivation and emotion , Hoboken: Wiley., 2009
Strongman Kenneth T.; A psicologia da emoção. ISBN: ISBN 972-8449-08-9
Izard Carroll E.; Emotions, cognition and behavior. ISBN: 0-521-31246-9
Frijda Nico H.; The^emotions. ISBN: 0-521-31600-6
Scherer Klaus R. 340; Facets of emotion
Wagner Hugh L. 340; Social psychophysiology and emotion. ISBN: 0-471-91266-2
Goleman Daniel; Inteligência emocional. ISBN: 972-759-063-2
Plutchik Robert 340; Emotion. ISBN: 0-12-558704-X
Alves, S. Queirós, C., Marques, A.J., Oliveira, M. & Orvalho, V. ; Technological Interventions and Facial Emotional Recognition in Autism Spectrum Disorders. In C. Sousa & A. M. Oliveira (Eds.). Proceedings of the 14th European Conference on Facial Expression new challenges for research (pp. 151-157). , Coimbra: Institute of Cognitive Psychology, Social and Vocational Development, 2014
Blumenfield, M. & Ursano, R.; Intervention and resilience after mass trauma. , Cambridge: Cambridge University Press, 2008
Gonçalves, S.P. ; Psicossociologia do Trabalho e das Organizacões: princípios e práticas, Lisboa: Pactor., 2014
Houston, K.A., Clifford, B.R., Phillips, L.H. & Memon, A. ; The Emotional Eyewitness: The Effects of Emotion on Specific Aspects of Eyewitness Recall and Recognition Performance, Emotion, 13(1), 118-128., 2013
Philippe, F.L., Vallerand, R., Richier, I., Valliére, E. & Bergeron, J. ; Passion for Driving and Aggressive Driving Behavior: A Look at Their Relationship., Journal of Applied Social Psychology, 39(12), 3020–3043., 2009
Queirós, C., Gonçalves, S.P. & Marques, A. ; Burnout: Da conceptualização à gestão em contexto laboral. In H.V. Neto., J. Areosa & P. Arezes (Eds). Manual Riscos Psicossociais (pp.172-192), Porto: Civeri Publishing., 2014
Smith, P. & King, R; FROM ROAD RAGE TO EVERYDAY AUTOMOTIVE INCIVILITY: A Routine Activities Approach to Low-Level Deviance., The Sociological Quarterly 54, 476–500., 2013
Souto, T., Baptista, A., Tavares, D., Queirós, C. & Marques, A. ; Facial emotional recognition in schizophrenia: preliminary results of the virtual reality program for facial emotional recognition., Revista de Psiquiatria Clínica, 40(4), 129-134. , 2013
Utzon-Frank, N., Breinegaard, N., Bertelsen, M., Borritz, M., Eller, N. H., Nordentoft, M., Olesen, K., Rod, N. H., Rugulies, R., Bonde, J.P. ; ). Occurrence of delayed-onset post-traumatic stress disorder: a systematic review and meta-analysis of prospective studies., Scandinavian Journal of Work, Environment & Health, 40(3). 215-230. , 2014

Bibliografia Complementar

Damásio António R.; O^sentimento de si. ISBN: 972-1-04757-0
Salekin, R.T., Ogloff, J.R.P., McFarland, C. & Rogers, R.;; Influencing juror’s perceptions of guilt: expression of emotionality during testimony., Behavioral Sciences and the Law, 13, 293-305., , 1995
Gil-Monte, P.; El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout): una enfermedad laboral en la sociedad del bienestar., Madrid: Pirámide, 2005
Carlotto Mary Sandra; Síndrome de Burnout. ISBN: 978-85-7528-343-1
Damásio António R.; O^erro de Descartes. ISBN: 972-1-03944-6
Damásio António; Ao encontro de Espinosa. ISBN: ISBN 972-1-05229-9
Magai Carol 340; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: 0-12-464995-5
Lewis Michael; The^rise of consciousness and the development of emotional life. ISBN: 978-1-4625-1252-2
Volkmar Fred R. 340; Handbook of autism and pervasive developmental disorders
Rocha Nuno Albertino Barbosa Ferreira da; Alterações da cognição social na esquizofrenia
Alves, S., Marques, A., Queirós, C. & Orvalho, V. ; LIFEisGAME Prototype: A Serious Game about Emotions for Children with Autism Spectrum Disorders, PsychNology Journal, 11(3), 191-211., 2013
Oliveira Mónica M. Costa Madeira Queirós de; Burnout e emoções
Carvalho, M. ; Estudos sobre intervenção psicológica em situações de emergência, crise e catástrofe, Portimão: ISMAT, 2011
Dores, A. R., Barbosa, F., Marques, A., Queirós, C., Oliveira, M.Q., Pedroso, J.P., Castro-Caldas, A. & Carvalho, I.P. ; A Radboud Faces Database como ferramenta para o estudo do reconhecimento de emoções - uma investigação em Portugal. A.Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, C.Fernandes da Silva & A. Allen Gomes (Eds). Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psic, Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia., 2013
- Gomes, P., Kaiseler, M., Lopes, B., Faria, S., Queirós, C., & Coimbra, M; Are standard heart rate variability measures associated with the self-perception of stress of firefighters in action? In Proceedings of the 35th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC'13), 2571-2574., 2013
Neria, Y., Galea, S. & Norris, F.H.; Mental health and disasters, Cambridge: Cambridge University Press, 2009
Queirós, C., Kaiseler, M., & Silva, A.L; Burnout as predictor of aggressivity among police officers. , European Journal of Policing Studies, 1(2), 110-134. , 2013
Van der Ploeg, E.; Dorresteijn, S.M. & Kleber, R.J. ; Critical incidents and chronic stressor at work: Their impact on forensic doctors. , Journal of Occupational Health Psychology, 8, 2, 157-166., 2003
Plutchik, R. & Kellerman H.;; Emotion, theory, research and experience, vol 1, vol 3 e vol 4, Boston: Academic Press., , 1980
Queirós, C., Carlotto, M.S., Kaiseler, M., Dias. S., & Pereira, A.M. ; Predictors of Burnout among nurses: An interactionist approach, Psicothema, 25(3), 330-335., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição teórica pela docente e aulas teórico-práticas com discussão de textos e apresentação oral de trabalhos de grupo.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 31,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina. O exame final escrito é obrigatório e deverão obter o valor mínimo de 8 valores em 20, representando 70% da nota final. Os restantes 30% da nota correspondem à discussão individual no Fórum Moodle (10%) e apresentação de um trabalho (20%), não havendo em ambos nota mínima obrigatória. O trabalho será oral e de grupo, excepto para alunos com estatuto especial, que poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual. A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 10% discussão individual no Fórum Moodle (2 valores em 20)
- 20% apresentação oral do trabalho (4 valores em 20)
- 70% exame escrito individual (13 valores em 20)

Provas e trabalhos especiais

Frequência da aulas, participar no Fórum Moodle e apresentação oral de um trabalho de grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da apresentação oral e da participação no trabalho de grupo. Deverão comunicar esta situação até final de Outubro, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle.

Melhoria de classificação

A melhoria é efectuada apenas para o exame final, mantendo-se a classificação obtida no Fórum Moodle e na apresentação do trabalho.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 09:33:29 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico