| Código: | P740 | Sigla: | DPMC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 11 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
Reconhecer, analisar e discutir criticamente modelos e teorias sobre o desenvolvimento do pensamento matemático infantll, e conhecer investigação relevante no domínio.
Obter conhecimentos aplicáveis ao ensino e avaliação da matemática com crianças.
Conhecer estratégias e programas de intervenção no domínio da matemática infantil.
Os alunos deverão ser capazes de:
Demonstrar conhecimento dos fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento do pensamento matemático infantil.
Identificar teorias e conceitos no domínio do desenvolvimento cognitivo relevantes para a compreensão do desenvolvimento do pensamento matemático infantil.
Definir o que é o conhecimento matemático e identificar os seus vários domínios.
Conhecer investigação relevante
Aplicar os conhecimentos adquiridos na observação de crianças.
Conhecer programas de intervenção no domínio da matemática infantil.
Planear actividades para promoção da competência matemática de crianças.
Discutir a relevância da intervenção pré-escolar no domínio matemático e os princípios que a fundamentam.
Abordagem psicológica do desenvolvimento matemático. Contributos de Piaget e Vygotsky. O sentido numérico.Aptidões biológicas primárias e secundárias. Matemática formal e informal. Ecologia da aprendizagem da matemática. Conhecimentos numéricos no bebé e na idade pré-escolar Contagem e aritmética numa perspectiva desenvolvimental. Programas de intervenção em idade pré-escolar Matemática na escola - questões acerca do ensino formal da matemática.Os erros e a compreensão Dificuldades na aprendizagem da matemática
Exposições teóricas. Trabalhos de grupo Discussão orientada Apresentações feitas pelos alunos Animação de aulas feitas pelos alunos Tarefas para avaliação dos conhecimentos matemáticos entre os 3 e os 8 anos Observação de videos sobre intervenção matemática no pré-escolar. Observação presencial em sala de aula. Aplicaçao de teste de conhecimento matemático
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 0,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho de investigação | 10,00 |
| Total: | 50,00 |
Os estudantes deverão estar presentes em pelo menos 3/4 das aulas. Ao longo do semestre serao solicitados trabalhos individuais e de grupo,sendo condição de obtenção de frequência a entrega de todos esses trabalhos.
A classificação final corresponde à nota obtida no exame (50%) adicionada da nota correspondente a trabalho escrito, que poderá ser a síntese de um artigo realizado pelo estudante (20%), e a realização de um trabalho de campo com apresentação e animação da aula e debate (20%). Alternativamente estes dois trabalhos poderão ser subsituidos por projectos individuais no domínio da matemática pré-escolar (40%). A assiduidade e qualidade da participação também serão consideradas na nota final (10%). As notas serão atribuidas separadamente, numa escala de 0 a 20, sendo a nota minima 9 valores em 20, em qualquer das componentes.
Sínteses teóricas e mini-relatórios de observação poderão ser pontuamente solicitados aos estudantes.
As condições de excepcionalidade que possam surgir serão ponderadas caso a caso, devendo os estudantes nessas condições informar a docente NO PRIMEIRO DIA aulas para que possa ser analisada a exequibilidade de uma avaliação alternativa.
A melhoria de nota pode ser solicitada apenas para o exame final. Nos restantes trabalhos não haverá lugar para melhoria, excepto por reinscrição.