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Desenvolvimento do Pensamento Matemático em Crianças

Código: P740     Sigla: DPMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 11 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Reconhecer, analisar e discutir criticamente modelos e teorias sobre o desenvolvimento do pensamento matemático infantll, e conhecer investigação relevante no domínio.

Obter conhecimentos aplicáveis ao ensino e avaliação da matemática com crianças.

Conhecer estratégias e programas de intervenção no domínio da matemática infantil.

Resultados de aprendizagem e competências

 Os alunos deverão ser capazes de:

Demonstrar conhecimento dos fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento do pensamento matemático infantil.

Identificar teorias e conceitos no domínio do desenvolvimento cognitivo relevantes para a compreensão do desenvolvimento do pensamento matemático infantil.

Definir o que é o conhecimento matemático e identificar os seus vários domínios.

Conhecer investigação relevante

Aplicar os conhecimentos adquiridos na observação de crianças.

Conhecer programas de intervenção no domínio da matemática infantil.

Planear actividades para promoção da competência matemática de crianças.

Discutir a relevância da intervenção pré-escolar no domínio matemático e os princípios que a fundamentam.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Abordagem psicológica do desenvolvimento matemático. Contributos de Piaget e Vygotsky. O sentido numérico.Aptidões biológicas primárias e secundárias. Matemática formal e informal. Ecologia da aprendizagem da matemática. Conhecimentos numéricos no bebé e na idade pré-escolar Contagem e aritmética numa perspectiva desenvolvimental. Programas de intervenção em idade pré-escolar Matemática na escola - questões acerca do ensino formal da matemática.Os erros e a compreensão Dificuldades na aprendizagem da matemática

Bibliografia Obrigatória

Ginsburg, H. ; Children’s Arithmetic- How they learn it and how you teach it., Austin: Pro-ed., 1989
Clements, D. & Sarama, J. (Eds.) ; Engaging Young Children in Mathematics, Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, Publ., 2004
Donlan Chris 340; The^development of mathematical skills. ISBN: 0-86377-817-8
Dehane, S.; The number sense, Oxford University Press, 1997. ISBN: 0195132408
Donlan Chris 340; The^development of mathematical skills. ISBN: 0-86377-817-8
Dehaene Stanislas; The^number sense. ISBN: 0-19-513240-8
Ginsburg, H. ; Children’s Arithmetic- How they learn it and how you teach it., Austin: Pro-ed., 1989
Abreu-Lima, I., Coelho, V., Lobo, C. Castro, C., Gomes, V. & Monteiro, A. F. ; ). Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção, In Mata. L., Peixoto, F., Morgado, J., Silva, J. C. & Monteiro, V. (Coord.), Atas do 12º Colóquio internacional de Psicologia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da investigação e da prática. (CD-ROM).ISPA - Instituto Univ, (2012, junho)

Bibliografia Complementar

Campbell Jamie I.D. 340; Handbook of mathematical cognition. ISBN: 1-84169-411-8

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional será fornecida aos estudantes ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas. Trabalhos de grupo Discussão orientada Apresentações feitas pelos alunos Animação de aulas feitas pelos alunos Tarefas para avaliação dos conhecimentos matemáticos entre os 3 e os 8 anos Observação de videos sobre intervenção matemática no pré-escolar. Observação presencial em sala de aula. Aplicaçao de teste de conhecimento matemático

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 50,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes em pelo menos 3/4 das aulas. Ao longo do semestre serao solicitados trabalhos individuais e de grupo,sendo condição de obtenção de frequência a entrega de todos esses trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à nota obtida no exame (50%) adicionada da nota correspondente a trabalho escrito, que poderá ser a síntese de um artigo realizado pelo estudante (20%), e a realização de um trabalho de campo com apresentação e animação da aula e debate (20%). Alternativamente estes dois trabalhos poderão ser subsituidos por projectos individuais no domínio da matemática pré-escolar (40%). A assiduidade e qualidade da participação também serão consideradas na nota final (10%). As notas serão atribuidas separadamente, numa escala de 0 a 20, sendo a nota minima 9 valores em 20, em qualquer das componentes.

Provas e trabalhos especiais

Sínteses teóricas e mini-relatórios de observação poderão ser pontuamente solicitados aos estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As condições de excepcionalidade que possam surgir serão ponderadas caso a caso, devendo os estudantes nessas condições informar a docente NO PRIMEIRO DIA aulas para que possa ser analisada a exequibilidade de uma avaliação alternativa.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota pode ser solicitada apenas para o exame final. Nos restantes trabalhos não haverá lugar para melhoria, excepto por reinscrição.

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