| Código: | P849 | Sigla: | IO |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 31 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Pretende-se que os estudantes adquiram competências a nível da Intervenção e desenvolvimento Organizacional planeado e compreendam como esse processo promove o desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das organizações.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Distinguir diferentes teorias acerca de intervenção organizacional;
- Conhecer as diferentes etapas do processo de intervenção organizacional;
- Conhecer as ferramentas que podem ser usadas para realizar o diagnóstico;
- Distinguir diferentes níveis de intervenção nos processos humanos em contexto organizacional;
- Perceber e aplicar estratégias de intervenção nos processos humanos e adequá-las ao nível da intervenção;
- Reconhecer as características sistémicas das organizações e integrá-las na intervenção;
- Reconhecer os elementos responsáveis pela génese e dinâmica grupais, bem como os sistemas fundadores de um grupo; Articular, integrando, as fases de desenvolvimento de um grupo e os seus níveis de funcionamento.
Parte I – Introdução
1. O Desenvolvimento organizacional
1.1. As raízes e o objeto do desenvolvimento organizacional
1.2. Principais teorias subjacentes à mudança organizacional planeada
1.3. O profissional de desenvolvimento organizacional
2. Sistemas-chave: a organização e o grupo
2.1. A organização enquanto sistema
2.2. O grupo: Modelos de desenvolvimento
Parte II – Etapas do processo de desenvolvimento organizacional
3. A entrada na Organização
4. O diagnóstico das organizações, dos grupos e dos postos
4.1. Níveis de diagnóstico
4.2. Recolha de informação e feedback
5. Desenhar a intervenção
6. Liderar e gerir a mudança
7. Avaliar e institucionalizar a mudança
Parte III – Intervenções específicas
8. Intervenções nos processos humanos
8.1. Abordagens a processos individuais, interpessoais e grupais
8.2. Abordagens a processos organizacionais
Quando possível, a bibliografia será disponibilizada em formato digital aos alunos, na página da UC.
Exposição de conteúdos pela docente. Análise de casos, com trabalho em pequeno grupo e debate em grande grupo. Dinâmicas de grupos, seguidas de debate em grande grupo. Visualização de filmes e vídeos e realização de exercícios orientados. Conferências e workshops por especialistas das temáticas abordadas, seguidos de debate em grande grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 70,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Trabalho de investigação | 40,00 |
| Total: | 162,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
(a) Exame escrito final (50% da avaliação final)
(b) Trabalho em pequeno grupo
- implementação na aula de uma dinâmica enquadrada num processo de Intervenção Organizacional - 30% da avaliação final
- apresentação e discussão de um artigo cienífico - 20% da avaliação final
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).
Ver Avaliação Especial.
Não se aplica.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).
A melhoria da classificação final é possível via nova realização de exame, realizado uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto." (ponto 1, Artº 11º do "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP"). A ponderação do exame na nota final não é alterada, mantendo-se válidas as avaliações obtidas nas restantes componentes de avaliação.