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Intervenção nas Organizações

Código: P849     Sigla: IO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 31 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram competências a nível da Intervenção e desenvolvimento Organizacional planeado e compreendam como esse processo promove o desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das organizações. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Distinguir diferentes teorias acerca de intervenção organizacional;

- Conhecer as diferentes etapas do processo de intervenção organizacional;

- Conhecer as ferramentas que podem ser usadas para realizar o diagnóstico;

- Distinguir diferentes níveis de intervenção nos processos humanos em contexto organizacional;

- Perceber e aplicar estratégias de intervenção nos processos humanos e adequá-las ao nível da intervenção;

- Reconhecer as características sistémicas das organizações e integrá-las na intervenção;

- Reconhecer os elementos responsáveis pela génese e dinâmica grupais, bem como os sistemas fundadores de um grupo; Articular, integrando, as fases de desenvolvimento de um grupo e os seus níveis de funcionamento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I – Introdução

1. O Desenvolvimento organizacional
 1.1. As raízes e o objeto do desenvolvimento organizacional

 1.2. Principais teorias subjacentes à mudança organizacional planeada

 1.3. O profissional de desenvolvimento organizacional

 

2. Sistemas-chave: a organização e o grupo

 2.1. A organização enquanto sistema

 2.2. O grupo: Modelos de desenvolvimento

 

Parte II – Etapas do processo de desenvolvimento organizacional

 

3. A entrada na Organização

 

4. O diagnóstico das organizações, dos grupos e dos postos

 4.1. Níveis de diagnóstico

 4.2. Recolha de informação e feedback

 

5. Desenhar a intervenção

 

6. Liderar e gerir a mudança

 

7. Avaliar e institucionalizar a mudança

 

Parte III – Intervenções específicas

 

8. Intervenções nos processos humanos

 8.1. Abordagens a processos individuais, interpessoais e grupais

 

 8.2. Abordagens a processos organizacionais

 

Bibliografia Obrigatória

Campbell, D., Draper, R., & Huffington, C.; A systemic approach to consultation, London: Karnac Books., 1991
Cummings, T. G. & Worley, C.; Organization Development and change (8 ed.), Thomson South-Western., 2005
Miguez, J. & Lourenço, P.; Qual a contribuição da metáfora "equipa" para a abordagem da eficácia organizacional?, Comunicação apresentada no IV Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social, 2001
Rodrigues Anabela Santos; A^definição do conceito de grupo e suas implicações no funcionamento do sistema (Pág. 49-59.)
Rothwell, W. J. & Sullivan, R. L. (Eds.); Practicing Organization Development. A Guide for Consultants., Market Street, San Francisco: Pfeiffer, 2005

Bibliografia Complementar

Wheelan, S. & Hochberger, J.; Validation studies of the group development questionnaire., Small group research, 27(1), 143-170., (1996

Observações Bibliográficas

Quando possível, a bibliografia será disponibilizada em formato digital aos alunos, na página da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos pela docente. Análise de casos, com trabalho em pequeno grupo e debate em grande grupo. Dinâmicas de grupos, seguidas de debate em grande grupo. Visualização de filmes e vídeos e realização de exercícios orientados. Conferências e workshops por especialistas das temáticas abordadas, seguidos de debate em grande grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas são de frequência obrigatória. Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:

(a) Exame escrito final (50% da avaliação final)

(b) Trabalho em pequeno grupo

- implementação na aula de uma dinâmica enquadrada num processo de Intervenção Organizacional - 30% da avaliação final

- apresentação e discussão de um artigo cienífico - 20% da avaliação final

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas (para tal, deverão contactar a docente até à 2ª aula).

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível via nova realização de exame, realizado uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto." (ponto 1, Artº 11º do "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP"). A ponderação do exame na nota final não é alterada, mantendo-se válidas as avaliações obtidas nas restantes componentes de avaliação.

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