Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P847

Intervenção nos Sistemas Sexual e Conjugal

Código: P847     Sigla: ISSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 28 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

 

É esperado que o estudante seja capaz de:

- integrar diversos conceitos e diferentes modelos teóricos que contribuem para a análise das relações conjugais;

- perceber a relação do subsistema conjugal com os restantes subsistemas familiares;

- integrar os diversos fatores (individuais, relacionais e contextuais) na analise de  situações  especificas, numa perspectiva desenvolvimental, ecológica e sistémica;

- conhecer diferentes técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, inserindo-as em processos de intervenção psicoterapêutica coerentes e  justificados face à diversidade de problemáticas emergentes no domínio da conjugalidade;

-  refletir criticamente acerca de diferentes propostas de intervenção;

- reconhecer a relevância do trabalho multidisciplinar e de equipa, atendendo às questões éticas, legais e sociais que atravessam a ação do trabalho psicoterapêutico.

- reconhecer, no exercício da pratica clínica, a necessidade continua de questionamento, busca e partilha de conhecimento.

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

Esta UC pretende consolidar conhecimentos já adquiridos em unidades curriculares anteriores e especificamente capacitar os estudantes para compreenderem as idiossincrasias do sistema conjugal na atualidade. Privilegiamos uma perspetiva sistémico e desenvolvimental (ainda que destacando os modelos construtivistas e da vinculação) que destacam a unicidade das trajectórias individuais e conjugais que se cruzam no subsistema conjugal. A possibilidade de observar, refletir e discutir situações clínicas reais permite ao estudante capacitar-se para a intervenção clínica neste domínio específico aprofundando temáticas centrais na vida dos indivíduos ao longo do seu ciclo vital (por exemplo, a emergência de conflitos ou questões relativas à sexualidade do casal) e, essencialmente, ser capaz de levantar hipóteses, planificar e implementar estratégias de intervenção adequadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

As relações conjugais numa perpectiva sócio-histórica: considerando a conjugalidade como relações de intimidade (seja de indivíduos em união de facto ou efetivamente casados) e ainda que a maior parte da investigação se debruce sobre relações heterossexuais, sempre que possível falamos das relações homossexuais.

Perspectivas teóricas e de intervenção ao longo do ciclo vital do casal: dos modelos psicodinâmicos aos sistémicos e desenvolvimentais. O paradigma conjugal actual: de uma proposta integrativa da intimidade aos conceitos de amor, satisfação conjugal, funcionalidade, investimento, expectativas,cognições,…

3. Situações específicas da vivência conjugal: dos conflitos relacionais à emergência de violência: modelos explicativos e intervenção.

 4. A sexualidade: o desenvolvimento psicossexual, questões de identidade de género, homossexualidade, programas de educação sexual; disfunções sexuais; intervenção e investigação em sexologia clínica.

5.Metodologias de avaliação e programas de educação psicológica para o desenvolvimento conjugal. A terapia de casal.

 

Bibliografia Obrigatória

M.E. Costa; À procura da intimidade. , Porto: Edições ASA, 2005
C. Duarte; Duarte, C. (2011). Conflito e violência nas relações conjugais: uma perspectiva sistémica. In Matos, P.M.; Duarte, C. & Costa, M.E. (Coords). Famílias: Questões de Desenvolvimento e Intervenção., Porto, LivPsic., 2011
Markman, H. J., Rhoades, G. K., Stanley, S. M., Ragan, E. P. & Whitton, S. W. ; The premarital communication roots of marital distress and divorce: The first five years of marriage. , Journal of Family Psychology, 24(3), 289-298. , 2010
Matos Paula Mena; Famílias. ISBN: 978-989-8148-76-6
Gottman, J.M. & Notarius, C.I. ; Marital research in the 20th century and a research agenda for the 21th century. , Family Process, 41(2), 159-198., 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos incentivando a participação ativa dos estudantes;

- Discussão e aprofundamento de casos clínicos da experiencia do docente, de outros docentes/psicólogos convidados ou visionados;

- Visualização e discussão de vídeos de processos psicoterapêuticos com diferentes problemáticas e segundo diferentes modelos de intervenção

- Contacto com programas de intervenção conjugal: elaboração, implementação, avaliação e discussão crítica dos mesmos;

- Uso de situações de rôle-playing para reflexão sobre o exercício da prática psicológica, atendendo à especificidade das questões de co-terapia;

- Discussão de dilemas éticos associados à intervenção clínica;

- Contacto com psicólogos que apresentam temáticas relacionadas com a intervenção neste domínio;

- Apresentação pelos estudantes de um trabalho ao grupo turma;

A avaliação é distribuída (trabalho sobre caso clínico, 40%) com exame final (60%).

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final


0,6 (nota de exame) + 0,4 (nota de trabalho)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 19:39:33 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico