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Educação Parental

Código: P749     Sigla: EP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 25 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-10-22.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação dos psicólogos na área de intervenção na parentalidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar as dimensões de uma parentalidade positiva e seu impacto no desenvolvimento da criança e do jovem

2. Definir educação parental e enquadrá-la nos níveis e nas modalidades de intervenção na parentalidade

3. Identificar os pressupostos teórico-conceptuais e os objectivos da educação parental

4. Identificar as tipologias e as modalidades de educação parental

5. Utilizar estratégias de promoção da parentalidade positiva no âmbito da educação parental

6. Discutir a adequação das intervenções de educação parental em função dos grupos-alvo

7. Identificar os métodos e os instrumentos de avaliação da eficácia da educação parental

8. Integrar os princípios éticos e deontológicos subjacentes ao trabalho de educação parental.

9. Conhecer programas de educação parental baseados em evidência e a investigação relevante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A família como contexto de desenvolvimento humano.

1.1. A parentalidade positiva e a disciplina positiva.

1.2. Famílias multidesafiadas: factores de risco e factores de resiliência.

2. Modelos de intervenção na parentalidade.

2.1. Tipos e níveis de intervenção

2.2. Educação parental: perspectivas teóricas, objectivos, grupos-alvo, tipologias e modalidades de intervenção

2.3. Boas práticas na educação parental

2.4. Estratégias de promoção da parentalidade positiva

3. Avaliação da eficácia dos programas de educação parental

3.1. Métodos

3.2. Instrumentos de avaliação

3.3. Obstáculos e limitações

4. Aspectos éticos e deontológicos na educação parental

5. Programas de educação parental baseados na evidência

5.1. Critérios de definição

5.2. Resultados da investigação

5.3. Vantagens e limitações.

Bibliografia Obrigatória

Cruz, O. & Ducharne, M.A. (2006).; Intervenção na Parentalidade – o caso específico da Formação de Pais., Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación, 11, 295-309.
Rodrigo, M.J.; Máiquez, M.L. & Martín, J.C.(2010). ; Buenas práticas profesionales para el apoyo de la parentalidad positiva. , Madrid: Federación Española de Municipios y Provincias.
Sanders, M.R., Markie-Dadds, C. & Turner, K.M.T (2003). ; Theoretical, scientific and clinical foundations of the Triple P: a population approach to the promotion of parenting competence. , Parenting Research and Practice Monograph, 1, 1-24.

Bibliografia Complementar

Almeida, A., Abreu-Lima, I., Cruz, O., Gaspar, M.F., Brandão, T., et al. (2012). ; Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. , European Journal of Developmental Psychology, 9, 1-15.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente

2. Role-play das estratégias de promoção da parentalidade positiva

3. Debate em grande grupo sobre as experiências de simulação realizadas

4. Tutorial, em grupos de dois estudantes – a docente orienta o trabalho dos estudantes de leitura e descodificação de um artigo de investigação em Educação Parental. O trabalho realizado é: a) apresentado oralmente à turma, seguindo-se um debate b) entregue sob a forma escrita.

5. Aprendizagem inter-pares – os estudantes assistem e discutem os trabalhos apresentados pelos colegas no contexto da aula.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 25,00
Prova oral 12,00
Trabalho escrito 13,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obrigatória, de acordo com o disposto no artigo 9 do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP https://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

1. Participação no treino de estratégias de promoção da parentalidade positiva (25%)

2. Apresentação oral e escrita do trabalho realizado em grupo (25%)

3. Exame final (50%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de participar na apresentação oral do trabalho e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. O estudante deverá portanto contatar as docentes no início do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final".

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