| Código: | P749 | Sigla: | EP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 25 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação dos psicólogos na área de intervenção na parentalidade.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Identificar as dimensões de uma parentalidade positiva e seu impacto no desenvolvimento da criança e do jovem
2. Definir educação parental e enquadrá-la nos níveis e nas modalidades de intervenção na parentalidade
3. Identificar os pressupostos teórico-conceptuais e os objectivos da educação parental
4. Identificar as tipologias e as modalidades de educação parental
5. Utilizar estratégias de promoção da parentalidade positiva no âmbito da educação parental
6. Discutir a adequação das intervenções de educação parental em função dos grupos-alvo
7. Identificar os métodos e os instrumentos de avaliação da eficácia da educação parental
8. Integrar os princípios éticos e deontológicos subjacentes ao trabalho de educação parental.
9. Conhecer programas de educação parental baseados em evidência e a investigação relevante neste domínio.
1. A família como contexto de desenvolvimento humano.
1.1. A parentalidade positiva e a disciplina positiva.
1.2. Famílias multidesafiadas: factores de risco e factores de resiliência.
2. Modelos de intervenção na parentalidade.
2.1. Tipos e níveis de intervenção
2.2. Educação parental: perspectivas teóricas, objectivos, grupos-alvo, tipologias e modalidades de intervenção
2.3. Boas práticas na educação parental
2.4. Estratégias de promoção da parentalidade positiva
3. Avaliação da eficácia dos programas de educação parental
3.1. Métodos
3.2. Instrumentos de avaliação
3.3. Obstáculos e limitações
4. Aspectos éticos e deontológicos na educação parental
5. Programas de educação parental baseados na evidência
5.1. Critérios de definição
5.2. Resultados da investigação
5.3. Vantagens e limitações.
1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente
2. Role-play das estratégias de promoção da parentalidade positiva
3. Debate em grande grupo sobre as experiências de simulação realizadas
4. Tutorial, em grupos de dois estudantes – a docente orienta o trabalho dos estudantes de leitura e descodificação de um artigo de investigação em Educação Parental. O trabalho realizado é: a) apresentado oralmente à turma, seguindo-se um debate b) entregue sob a forma escrita.
5. Aprendizagem inter-pares – os estudantes assistem e discutem os trabalhos apresentados pelos colegas no contexto da aula.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 25,00 |
| Prova oral | 12,00 |
| Trabalho escrito | 13,00 |
| Total: | 100,00 |
Obrigatória, de acordo com o disposto no artigo 9 do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP https://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1. Participação no treino de estratégias de promoção da parentalidade positiva (25%)
2. Apresentação oral e escrita do trabalho realizado em grupo (25%)
3. Exame final (50%).
Não se aplica.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de participar na apresentação oral do trabalho e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. O estudante deverá portanto contatar as docentes no início do semestre.
Apenas se aplica à componente "exame final".