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Estruturas e Processos Organizacionais

Código: P748     Sigla: EPO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 26 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram competências necessárias à compreensão e análise crítica de variáveis e processos organizacionais e a sua influência no comportamento das pessoas em contexto organizacional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência desta unidade curricular, o estudante deve evidenciar conhecimento sobre:
• os componentes básicos da estrutura organizacional, descrever o impacto dos seus principais determinantes e reconhecer as principais características das configurações organizacionais;
• as funções da comunicação nas organizações e identificar os ingredientes para uma comunicação eficaz e eficiente;
• componentes básicos e os níveis de análise da cultura organizacional;
• os processos de tomada de decisão nas organizações.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Conteúdos programáticos
1. Estrutura e design organizacional
2. Processos organizacionais
2.1. A comunicação organizacional
2.2. A Cultura Organizacional
2.3. A tomada de decisão

Bibliografia Obrigatória

Cunha Miguel Pina e 070; Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 978-972-8871-16-1
Cunha Miguel Pina e 070; Estrutura
Cunha Miguel Pina e 070; Comunicação
Cunha Miguel Pina e 070; Culturas nacional e organizacional
Cunha Miguel Pina e 070; Tomada de decisão
Robbins Stephen P.; Fundamentos do comportamento organizacional. ISBN: 85-87918-64-8
Gomes Duarte; Cultura organizacional. ISBN: 972-8535-39-2
Mintzberg Henry; Mintzberg on management. ISBN: 0-02-921371-1
Mintzberg Henry; Estrutura e dinâmica das organizações. ISBN: ISBN 972-20-1147-2

Observações Bibliográficas

Revistas a consultar regularmente:
- European Journal of Work & Organizational Psychology;
- Organizational Behavior and Human Decision Processes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
- Análise de casos - trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo;
- Workshops orientados por especialistas das temáticas abordadas;
- Estudo autónomo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida no Exame final (100%) – teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento.

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2. do Artigo 4.º do Regulamento de avaliação).

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho e exame final. Para tal, deverão contactar no INÍCIO do semestre (e NUNCA depois da 2ª semana de aulas) o docente responsável (Catarina Brandão).

Melhoria de classificação

"Os estudantes podem efectuar melhoria de classificação de exame realizado uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto." (ponto 1, Artº 11º do "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP").

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame.

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