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Intervenção nos Comportamentos Aditivos

Código: P721     Sigla: ICA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 30 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Efetuar uma avaliação compreensiva dos problemas relacionados com o álcool e drogas
- Caraterizar os principais modelos de prevenção do abuso de drogas
- Planear e desenvolver estratégias de prevenção do abuso de drogas e outros comportamentos adictivos
- Evidenciar conhecimento sobre os princípios básicos e estratégias do modelo de redução de danos
- Identificar especificidades da intervenção terapêutica nos comportamentos adictivos
- Planear e aplicar intervenções motivacionais adequadas ao estádio de mudança do indivíduo
- Planear e desenvolver intervenções breves
- Planear e aplicar estratégias de intervenção orientadas para a prevenção da recaída

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o aluno seja capaz de compreender o fenómeno do uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como das diferentes dimensões interventivas que com ele se relacionam: prevenção, tratamento, reinserção e redução de riscos e/ou danos. Aprenderá os principais conceitos da adictologia e treinará estratégias de abordagem de forma a desenvolver as competências necessárias à sua ação futura enquanto psicólogo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Definições, âmbito e tendências da intervenção psicológica nos comportamentos adictivos
Delimitação e análise crítica de conceitos. Perspetivas gerais da intervenção psicológica nos comportamentos adictivos.
2. Avaliação dos comportamentos adictivos
Principais objetivos dos procedimentos de avaliação e deteção de problemas relacionados com o consumo de drogas. Procedimentos de avaliação da recaída. Diagnóstico com base no DSM-IV- TR. Testes de despistagem e avaliação.
3. Prevenção do consumo de drogas
Evolução das estratégias de prevenção. Programas universais, seletivos e indicados. Principais abordagens de prevenção. Critérios de qualidade dos programas de prevenção.
4. Abordagem de redução dos riscos
Estratégias e princípios básicos. Psicoterapia da redução de riscos: princípios, objetivos de tratamento e estratégias.
5. Abordagens de tratamento
A entrevista motivacional. Abordagens cognitivo-comportamentais. As intervenções breves. O processo de recaída no toxicodependente e sua prevenção.

Bibliografia Obrigatória

Coombs Robert Holman ed.; Handbook of addictive disorders. ISBN: ISBN 0-471-23502-4
ULL; Cognitive therapy of substance abuse. ISBN: ISBN 0-89862-115-1
Negreiros Jorge; Injecção de drogas, comportamento sexual e risco de VIH. ISBN: 972-8082-77-0
G. Alan Marlatt; Harm reduction:Pregmatic strategies for managing high risk behaviors, The Guilford Press, 1998. ISBN: 1-57230-825-7
Negreiros Jorge; Prevenção do abuso do álcool e drogas nos jovens. ISBN: 972-95896-1-5
Marlatt G. Alan 340; Relapse prevention. ISBN: 978-1-59385-641-0
Fonseca António Castro 070; Psicologia forense. ISBN: 972-40-2853-4
Miller William R.; Motivational interviewing. ISBN: 1-57230-563-0
Marlatt G. Alan co-aut.; Harm reducation. ISBN: ISBN 1-57230-397-2
Ken Winters; Brief Intervention: Clinician's manual, Hazelden, 2004. ISBN: 1-592285-170-3
Donovan Dennis M. 340; Assessment of addictive behaviors. ISBN: 978-1-59385-640-3
Denning Patt; Practicing harm reduction psychotherapy. ISBN: ISBN 1-57230-555-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição de conteúdos pelo docente. Apresentação e discussão de videos didáticos sobre estratégias de intervenção. Realização de exercícios e atividades orientados. Trabalhos de grupo. Debates sobre os conteúdos expostos visionados em video ou a partir da pesquisa efetuada pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas e uma nota mínima de 4 valores no trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 50%
 

Participação nas aulas: 20%

Trabalho escrito: 30%

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar o exame final e o trabalho com um mínimo de 5 valores (para a sua avaliação não será tido em conta o critério de participação nas aulas).

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final pode ser realizada através da participação em novo teste escrito na época de recurso.

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