| Código: | P721 | Sigla: | ICA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 30 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
- Efetuar uma avaliação compreensiva dos problemas relacionados com o álcool e drogas
- Caraterizar os principais modelos de prevenção do abuso de drogas
- Planear e desenvolver estratégias de prevenção do abuso de drogas e outros comportamentos adictivos
- Evidenciar conhecimento sobre os princípios básicos e estratégias do modelo de redução de danos
- Identificar especificidades da intervenção terapêutica nos comportamentos adictivos
- Planear e aplicar intervenções motivacionais adequadas ao estádio de mudança do indivíduo
- Planear e desenvolver intervenções breves
- Planear e aplicar estratégias de intervenção orientadas para a prevenção da recaída
Pretende-se que o aluno seja capaz de compreender o fenómeno do uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como das diferentes dimensões interventivas que com ele se relacionam: prevenção, tratamento, reinserção e redução de riscos e/ou danos. Aprenderá os principais conceitos da adictologia e treinará estratégias de abordagem de forma a desenvolver as competências necessárias à sua ação futura enquanto psicólogo.
1. Definições, âmbito e tendências da intervenção psicológica nos comportamentos adictivos
Delimitação e análise crítica de conceitos. Perspetivas gerais da intervenção psicológica nos comportamentos adictivos.
2. Avaliação dos comportamentos adictivos
Principais objetivos dos procedimentos de avaliação e deteção de problemas relacionados com o consumo de drogas. Procedimentos de avaliação da recaída. Diagnóstico com base no DSM-IV- TR. Testes de despistagem e avaliação.
3. Prevenção do consumo de drogas
Evolução das estratégias de prevenção. Programas universais, seletivos e indicados. Principais abordagens de prevenção. Critérios de qualidade dos programas de prevenção.
4. Abordagem de redução dos riscos
Estratégias e princípios básicos. Psicoterapia da redução de riscos: princípios, objetivos de tratamento e estratégias.
5. Abordagens de tratamento
A entrevista motivacional. Abordagens cognitivo-comportamentais. As intervenções breves. O processo de recaída no toxicodependente e sua prevenção.
Aulas de exposição de conteúdos pelo docente. Apresentação e discussão de videos didáticos sobre estratégias de intervenção. Realização de exercícios e atividades orientados. Trabalhos de grupo. Debates sobre os conteúdos expostos visionados em video ou a partir da pesquisa efetuada pelos estudantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
A aprovação na disciplina requer a presença do estudante em 75% das aulas leccionadas e uma nota mínima de 4 valores no trabalho escrito.
Exame final: 50%
Participação nas aulas: 20%
Trabalho escrito: 30%
Não existem
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar o exame final e o trabalho com um mínimo de 5 valores (para a sua avaliação não será tido em conta o critério de participação nas aulas).
A melhoria da classificação final pode ser realizada através da participação em novo teste escrito na época de recurso.