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Avaliação da Qualidade de Contextos Educativos

Código: P741     Sigla: AQCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 50 Plano Oficial 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e de aprendizagem; - Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos; - Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem; - Conhecer estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem em contexto educativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de:

- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e de aprendizagem; - Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos; - Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem; - Conhecer estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem em contexto educativo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) O conceito de qualidade dos contextos educativos. Modelos para o estudo da qualidade. Diferentes perspectivas sobre a qualidade. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos. Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem. 2) A qualidade em contextos de educação de educação de infância: Avaliação da qualidade global na creche e no jardim de infância. 3)A qualidade do ambiente de linguagem e de literacia: Um exemplo de avaliação da qualidade num domínio específico. Perspectivas de intervenção. 4) A qualidade das interacções professor–aluno nas sala de aula: Do 1º ciclo ao ensino secundário. O estabelecimento de relações positivas. A organização da sala de aula. O apoio à instrução. 5) A inclusão de alunos com incapacidades: Avaliar a qualidade da experiência inclusiva e promover a participação em contextos educativos.

Bibliografia Obrigatória

Gamelas Ana Madalena de Almeida Vieira; Literacia e qualidade em contextos pré-escolares inclusivos
Cadima Joana Dias; Teacher-child interactions and classroom quality in Portuguese elementary school classrooms
Arends Richard I.; Aprender a ensinar. ISBN: 978-84-481-6010-4
Neuman susan B. 340; Handbook of early literacy research. ISBN: 1-57230-653-X
Vários; Qualidade e projecto na educação pré-escolar., Ministério da Educação, 1997 (Este texto está disponível em formato digital nos documentos da UC.)
Odom, S.; Alargando a roda. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar., Porto Editora, 2007 (Esta obra está disponível em formato digital nos documentos da UC.)
Portugal, G.; Avaliação em educação pré-escolar. Sistema de acompanhamento das crianças., Porto Editora, 2010

Observações Bibliográficas

Specific literature will be indicated in the summary of the respective lesson.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia. Treino de utilização e cotação de instrumentos para avaliar a qualidade de contextos educativos recorrendo a situações apresentadas em vídeo; Utilização de procedimentos com base em situações apresentadas em vídeo ou em registos escritos; Elaboração de planos de intervenção em função dos dados obtidos com base na avaliação da qualidade efectuada.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho escrito, individual, de revisão da literatura para aprofundamento de um tema abordado na UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponderá à nota obtida no trabalho escrito individual.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes em circunstâncias especiais devem contatar o responsável pela unidade curricular no início do semestre.

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