| Código: | P741 | Sigla: | AQCE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 50 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e de aprendizagem; - Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos; - Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem; - Conhecer estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem em contexto educativo.
Ser capaz de:
- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e de aprendizagem; - Conhecer modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos; - Identificar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem; - Conhecer estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem em contexto educativo.
1) O conceito de qualidade dos contextos educativos. Modelos para o estudo da qualidade. Diferentes perspectivas sobre a qualidade. A qualidade geral e a qualidade em domínios específicos. Os efeitos da qualidade no desenvolvimento e na aprendizagem. 2) A qualidade em contextos de educação de educação de infância: Avaliação da qualidade global na creche e no jardim de infância. 3)A qualidade do ambiente de linguagem e de literacia: Um exemplo de avaliação da qualidade num domínio específico. Perspectivas de intervenção. 4) A qualidade das interacções professor–aluno nas sala de aula: Do 1º ciclo ao ensino secundário. O estabelecimento de relações positivas. A organização da sala de aula. O apoio à instrução. 5) A inclusão de alunos com incapacidades: Avaliar a qualidade da experiência inclusiva e promover a participação em contextos educativos.
Specific literature will be indicated in the summary of the respective lesson.
Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia. Treino de utilização e cotação de instrumentos para avaliar a qualidade de contextos educativos recorrendo a situações apresentadas em vídeo; Utilização de procedimentos com base em situações apresentadas em vídeo ou em registos escritos; Elaboração de planos de intervenção em função dos dados obtidos com base na avaliação da qualidade efectuada.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 0,00 |
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho escrito, individual, de revisão da literatura para aprofundamento de um tema abordado na UC.
A classificação final corresponderá à nota obtida no trabalho escrito individual.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente no início do semestre lectivo.
Estudantes em circunstâncias especiais devem contatar o responsável pela unidade curricular no início do semestre.