| Código: | P209 | Sigla: | PDC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 169 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
O primeiro ponto programático do curso pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão dos processos de desenvolvimento da criança. Daí a ênfase na problematização de temas como a noção de desenvolvimento e na apresentação das grandes perspetivas conceptuais de abordagem do desenvolvimento humano sem esquecer as discussões teóricas acerca da continuidade e descontinuidade dos fenómenos desenvolvimentais. Os três pontos seguintes visam a aquisição de conhecimento acerca dos padrões do funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento infantil. Finalmente, o quinto ponto, assegurado no âmbito de aulas práticas, está diretamente relacionado com a consecução dos propósitos de promover competências de observação e de investigação em Psicologia do desenvolvimento.
(1) Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento humano; (2) Compreender os padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento infantil; (3) Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento; (4) Adquirir capacidades básicas para planear abordagens metodológicas relacionadas com a investigação de problemas teóricos acerca do desenvolvimento.
Não aplicável
(1) Definição do objecto e perspectivas conceptuais de abordagem em Psicologia do Desenvolvimento: Correntes maturacionista, ambientalista, epigenética e evolucionária. Descontinuidade versus continuidade dos processos desenvolvimentais; (2) Desenvolvimento perceptivo e motor na criança: conceitos-chave; abordagens teóricas; (3) Desenvolvimento cognitivo na criança: conceitos-chave; abordagens teóricas; (4) Desenvolvimento socioemocional na criança – conceitos-chave, abordagens teóricas; (5) O processo de observação do desenvolvimento; estratégias e planeamento de situações de observação do desenvolvimento; aplicação dos conceitos e das estratégias a situações concretas de observação; integração dos conceitos e estratégias de observação do desenvolvimento.
A unidade curricular socorre-se de metodologias distintas, embora intimamente relacionadas. A metodologia de ensino de natureza mais expositiva (em grande grupo) adequa-se aos dois primeiros objetivos gerais da unidade curricular. A realização de um exame final corresponde à metodologia proposta. A metodologia de ensino de enfoque mais tutorial é implementada no sentido de apoiar os estudantes na realização de exercícios práticos e dos trabalhos de grupo ou individuais. Como tal, trata-se de uma metodologia primariamente relacionada com a promoção de competências de observação e de investigação. Uma vez que o ensino monitoriza e acompanha de perto a actividade dos estudantes, as modalidades de avaliação distribuída apropriam-se mais adequadamente à apreciação dos seus progressos nestas componentes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Trabalho laboratorial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 36,00 |
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho laboratorial | 7,00 |
| Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em pelo menos 75% das aulas práticas efectivamente leccionadas. É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática). A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.
A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes e critérios: (1) Parte teórica: exame final individual – 50% (10 valores); 2. Parte prática: avaliação distribuída – 50% (10 valores), relativos a: (2.1) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento - portefólio (60%); (2.2) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - apresentação oral de situações de observação do desenvolvimento (25%); (2.3) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - apreciação critica de situações de observação do desenvolvimento apresentados na aula (10%); (2.4) participação, realização de exercícios e envolvimento nas atividades em sala de aula (5%).
É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática). A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.
Qualquer situação que envolva uma avaliação especial deve ser apresentada pelos alunos e analisada pelos docentes no início do semestre.
Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre. A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes e critérios: (1) Parte teórica: exame final individual – 50% (10 valores); (2) Parte prática: 50% (10 valores). Tendo em consideração as características das componentes de avaliação da parte prática desta unidade curricular o estudante terá de elaborar individualmente um portefólio com as seguintes componentes (com a respetiva ponderação na classificação): (a) Definição de conceitos-chave do desenvolvimento, planificação e aplicação desses conceitos a situações concretas de observação do desenvolvimento em crianças: construção e apresentação de situações práticas de observação do desenvolvimento = 75%; (b) Trabalho individual de reflexão crítica sobre conteúdos abordados na parte prática da unidade curricular = 25%.
Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (40% da classificação final). Na componente Teórica é possível a melhoria de classificação através de avaliação por exame final individual (60% da classificação final).