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Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Código: P209     Sigla: PDC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 169 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-03-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O primeiro ponto programático do curso pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão dos processos de desenvolvimento da criança. Daí a ênfase na problematização de temas como a noção de desenvolvimento e na apresentação das grandes perspetivas conceptuais de abordagem do desenvolvimento humano sem esquecer as discussões teóricas acerca da continuidade e descontinuidade dos fenómenos desenvolvimentais. Os três pontos seguintes visam a aquisição de conhecimento acerca dos padrões do funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento infantil. Finalmente, o quinto ponto, assegurado no âmbito de aulas práticas, está diretamente relacionado com a consecução dos propósitos de promover competências de observação e de investigação em Psicologia do desenvolvimento.

Resultados de aprendizagem e competências

(1) Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento humano; (2) Compreender os padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento infantil; (3) Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento; (4) Adquirir capacidades básicas para planear abordagens metodológicas relacionadas com a investigação de problemas teóricos acerca do desenvolvimento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

(1) Definição do objecto e perspectivas conceptuais de abordagem em Psicologia do Desenvolvimento: Correntes maturacionista, ambientalista, epigenética e evolucionária. Descontinuidade versus continuidade dos processos desenvolvimentais; (2) Desenvolvimento perceptivo e motor na criança: conceitos-chave; abordagens teóricas; (3) Desenvolvimento cognitivo na criança: conceitos-chave; abordagens teóricas; (4) Desenvolvimento socioemocional na criança – conceitos-chave, abordagens teóricas; (5) O processo de observação do desenvolvimento; estratégias e planeamento de situações de observação do desenvolvimento; aplicação dos conceitos e das estratégias a situações concretas de observação; integração dos conceitos e estratégias de observação do desenvolvimento.

Bibliografia Obrigatória

Flavell John H.; Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Laval Virginie; La^psychologie du développement. ISBN: 2-200-26486-0
Linder Toni 340; Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 978-1-55766-871-4
Linder Toni W.; Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 1-55766-162-6
Papalia Diane E.; O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Sroufe, L. A., Cooper, R. B., & DeHart, G. B.; Child Development: Its Nature and Course, McGraw-Hill, 2004. ISBN: 0-07-249141-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular socorre-se de metodologias distintas, embora intimamente relacionadas. A metodologia de ensino de natureza mais expositiva (em grande grupo) adequa-se aos dois primeiros objetivos gerais da unidade curricular. A realização de um exame final corresponde à metodologia proposta. A metodologia de ensino de enfoque mais tutorial é implementada no sentido de apoiar os estudantes na realização de exercícios práticos e dos trabalhos de grupo ou individuais. Como tal, trata-se de uma metodologia primariamente relacionada com a promoção de competências de observação e de investigação. Uma vez que o ensino monitoriza e acompanha de perto a actividade dos estudantes, as modalidades de avaliação distribuída apropriam-se mais adequadamente à apreciação dos seus progressos nestas componentes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 36,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho laboratorial 7,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em pelo menos 75% das aulas práticas efectivamente leccionadas. É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática). A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes e critérios: (1) Parte teórica: exame final individual – 50% (10 valores); 2. Parte prática: avaliação distribuída – 50% (10 valores), relativos a: (2.1) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento - portefólio (60%); (2.2) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - apresentação oral de situações de observação do desenvolvimento (25%); (2.3) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - apreciação critica de situações de observação do desenvolvimento apresentados na aula (10%); (2.4) participação, realização de exercícios e envolvimento nas atividades em sala de aula (5%). 

É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática). A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Qualquer situação que envolva uma avaliação especial deve ser apresentada pelos alunos e analisada pelos docentes no início do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre. A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes e critérios: (1) Parte teórica: exame final individual – 50% (10 valores); (2) Parte prática: 50% (10 valores). Tendo em consideração as características das componentes de avaliação da parte prática desta unidade curricular o estudante terá de elaborar individualmente um portefólio com as seguintes componentes (com a respetiva ponderação na classificação): (a)   Definição de conceitos-chave do desenvolvimento, planificação e aplicação desses conceitos a situações concretas de observação do desenvolvimento em crianças: construção e apresentação de situações práticas de observação do desenvolvimento = 75%; (b)   Trabalho individual de reflexão crítica sobre conteúdos abordados na parte prática da unidade curricular = 25%.

Melhoria de classificação

Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (40% da classificação final). Na componente Teórica é possível a melhoria de classificação através de avaliação por exame final individual (60% da classificação final).

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