Eu e Identidade na Psicologia Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
66 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
| 3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. OBJECTIVOS GERAIS
- Aprofundar o conhecimento de alguns dos principais modelos que, no quadro da Psicologia Social, analisam os processos psicossociais de construção e gestão do Eu e da Identidade.
- Compreender as comumalidades e diferenças na abordagem ao Eu e Identidade entre modelos da Psicologia Social que se inserem numa tradição teórica Psicológica vs. Sociológica, Experimental vs. Não-Experimental.
- Perspetivar os níveis de análise propostos pelo modelo de W. Doise enquanto “ferramenta conceptual” para o estudo do Eu e da Identidade.
- Desenvolver uma perspetiva de interdisciplinaridade na abordagem ao envolvimento do Eu e da Identidade nas cognições, emoções, atitudes, ou comportamentos humanos.
- Ser capaz de discutir o interface da Psicologia Social com outros domínios da psicologia e outras ciências sociais e humanas neste domínio específico.
2. ORIENTAÇÃO CONCEPTUAL DA UC
- Pela apresentação do modelo de W. Doise, é proporcionado ao estudante uma “grelha de análise” dos fenómenos psicológicos, nomeadamente os que se referem ao Eu e à Identidade. Todos os conteúdos da UC são estruturados e discutidos tendo como pano de fundo esta plataforma conceptual.
- São discutidos com os estudantes alguns modelos clássicos da Psicologia Social, de tradições teóricas e empíricas nalguns casos contrastantes, e o impacto que estes têm em abordagens mais recentes.
- Os vários modelos são discutidos na perspetiva de perceber como as “grandes teorias” tem impacto no desenvolvimento do conhecimento científico em diferentes áreas da Psicologia. Nomeadamente, no desenvolvimento de modelos de intervenção psicológica a vários níveis.
- Os estudantes têm a oportunidade de discutir a importância do conhecimento acerca dos processos psicológicos relativos ao Eu e à Identidade com investigadores e com profissionais que implementam intervenção psicológica de algum tipo.
Programa
- Níveis de análise em Psicologia Social: O modelo de W. Doise e o estudo do Eu
- Abordagens psicossociais clássicas do Eu e da Identidade:
Trabalho pioneiro de W. James
Interacionismo simbólico de G. H. Mead
- Teoria da Comparação Social de Festinger: A natureza social e comparativa do Eu
- Autoconceito e pertenças grupais:
Teoria da Identidade Social de Tajfel
- Construção sociocognitiva da identidade:
Teoria da Autocategorização
Dependência contextual do Eu
- Perspetivas culturais sobre o Eu e a Identidade
- Normas e desvio na gestão da identidade social:
Funcionalismo Durkheimiano sobre o desvio e a punição
Modelo da Dinâmica de Grupos Subjetiva
- Gestão de identidades desfavorecidas:
De E. Goffman às investigações contemporâneas sobre autoapresentação e identidades estigmatizadas
- O Eu no “olho da tempestade”: Construção e gestão de um sentimento positivo de si na tríade Estereótipos-Preconceito-Discriminação
Bibliografia Obrigatória
Brewer Marilynn B. 340;
Self social identity. ISBN: 1-4051-1069-4
Doise Willem;
L.explication en psychologie sociale. ISBN: 2-13-037473-5 (Será facultada aos estudantes a versão em língua inglesa desta obra)
Doise, Willem; Levels of explanation in social psychology, Cambridge University Press, 1986 (Versão em língua inglesa da obra "L'explication en psychologie sociale")
Festinger Leon;
A^theory of social comparison processes
Goffman Erving;
Stigma. ISBN: 978-0-14-012475-0
Hogg Michael A.;
Social identifications. ISBN: 0-415-00695-3
Leary;
Handbook of self and identity. ISBN: 1-57230-798-6
Mead George H. 340;
Mind, self, and society. ISBN: 0-226-51668-7
Worchel Stephen 340;
Psychology of intergroup relations. ISBN: 0-8304-1075-9 (Desta obra a seguinte referência: Tajfel, H., & Turner, J. C. - The social identity theory of intergroup behavior (pp. 7-24))
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. ESTRUTURAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO
- As aulas estão estruturadas de modo a combinarem o carácter essencialmente “expositivo” da apresentação dos vários modelos teóricos com um tempo de discussão acerca dos mesmos.
- Cada tópico do programa da UC está organizado especificamente para que, em simultâneo com a apresentação pelo professor, sejam colocadas questões que potenciem a discussão entre os estudantes acerca dos vários modelos teóricos já apresentados, bem como a sua relevância para o desenvolvimento do conhecimento psicológico.
- Pelo menos duas aulas contarão com a presença de um convidado que apresenta o seu trabalho e o discute com os alunos tomando o enquadramento conceptual da UC como referência.
2. ORIENTAÇÃO CONCEPTUAL DAS METODOLOGIAS DE ENSINO
- Os estudantes são confrontados com vários modelos que em diferentes momentos do desenvolvimento da Psicologia Social se centraram na análise dos processos psicológicos subjacente à construção e gestão de um sentido de si.
- Todos os modelos são contrastados uns com os outros e discutidos com os estudantes tendo em vista quatro aspetos explícitos: (1) as diferenças de nível de análise entre os vários modelos – reforço da ideia de que a legitimidade de qualquer perspetiva crítica sobre os mesmos depende também deste aspeto; (2) como se sustenta cientificamente a existência de teorias e modelos aparentemente contrastantes sobre um mesmo “objeto de estudo”; (3) o momento “histórico”, da disciplina e da sociedade, em que cada teoria se inscreve e suas consequências; (4) em que medida os conhecimentos derivados de modelos desenvolvidos pela Psicologia Social foram integrados, ou podem ser, noutros domínios, e vice-versa.
- Os conhecimentos adquiridos acerca dos processos relativos ao Eu e à Identidade dos indivíduos, podem ser discutidos com convidados de outras áreas que não a Psicologia Social.
- Na linha da orientação conceptual da UC, os estudantes podem adotar diferentes perspetivas teóricas tanto no seu trabalho individual como no trabalho de pequeno grupo. Os dois únicos requisitos-base são, a sustentação científica da perspetiva adotada, e a obrigatoriedade de o trabalho estar focado em processos relativos ao Eu e/ou Identidade.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
- A avaliação tem duas componentes: Um Trabalho Individual e um Trabalho de Pequeno Grupo. Este último é desenvolvido parcialmente nas aulas e pode valer o máximo de 45% da avaliação do aluno (o valor exato é acordado com os alunos, uma vez que todos os grupos tenham estruturado o trabalho).
Melhoria de classificação
Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente ao Trabalho Individual. A melhoria da classificação é possível pela apresentação de um novo trabalho, não sendo aceite a reformulação do trabalho submetido à primeira avaliação. Para tal, o/a estudante deve apresentar o novo trabalho na época em que seja autorizado a tal pelos regulamentos da FPCEUP.