Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P309

Psicologia Social da Inclusão e da Exclusão

Código: P309     Sigla: PSIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 63 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre os estudantes devem ter obtido uma perspectiva integrada sobre os fenómenos de inclusão e exclusão em diversos contextos da vida social, nomeadamente, dos pequenos grupos interactivos, das relações dentro e entre comunidades ou outros grandes grupos sociais. Pretende-se com esta perspectiva que os estudantes venham a obter capacidades acrescidas de análise e intervenção em fenómenos tão diversos como, o ostracismo, o bullying, e a estigmatização de indivíduos e grupos; a integração social de minorias étnicas.

Programa

Processos cognitivos e motivacionais básicos associados à inclusão e exclusão. Níveis e contextos da inclusão e exclusão. Agentes e alvos da exclusão social.
1. A inclusão e exclusão de indivíduos no seu meio social
Ostracismo e ostracização.
Estigma e estigmatização.
2. Inclusão e exclusão nos grupos
Motivos e processos na gestão da composição dos grupos.
Coesão grupal e inclusão e exclusão de membros
3. Inclusão e exclusão de grupos sociais
Assimilação versus integração de minorias.
O contacto intergrupal: dessegregação e o papel das relações interpessoais na promoção da inclusão de grupos sociais.
O modelo da identidade do endogrupo comum: interacções entre categorias superordenadas e subordinadas.

Bibliografia Obrigatória

Abrams Dominic 340; The^social psychology of inclusion and exclusion. ISBN: 1-84169-073-2
Gaertner Samuel L.; Reducing intergroup bias. ISBN: 0-86377-571-3
Williams Kipling D.; Ostracism. ISBN: 1-57230-689-0
Vala Jorge 570; Psicologia social. ISBN: 972-31-0595-0
Dovidio John F. 340; The^sage handbook of prejudice, stereotyping and discrimination. ISBN: 978-1-4129-3453-4
Nelson Todd D. 340; Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination. ISBN: 978-0-8058-5952-2
Tajfel Henri; Grupos humanos e categorias sociais

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

• Aulas de exposição teórica.
• Planeamento e condução de um estudo empírico original em pequeno grupo.
. Realização de um trabalho de campo em pequeno grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Relatorio do estudo Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00 2013-05-31
Exercicio Teste 12,00 2012-12-21
Trabalho de campo Trabalho laboratorial 13,00 2012-12-21
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina é feita a partir dos dois relatórios de grupo (50% para cada trabalho).

Provas e trabalhos especiais

Redacção de dois relatórios de grupo relativos aos dois estudos realizados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como definido no Regulamento da avaliação

Melhoria de classificação

A melhoria de nota é possível através de realização de novos relatórios.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 04:41:16 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico