Psicologia Social da Inclusão e da Exclusão
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
63 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre os estudantes devem ter obtido uma perspectiva integrada sobre os fenómenos de inclusão e exclusão em diversos contextos da vida social, nomeadamente, dos pequenos grupos interactivos, das relações dentro e entre comunidades ou outros grandes grupos sociais. Pretende-se com esta perspectiva que os estudantes venham a obter capacidades acrescidas de análise e intervenção em fenómenos tão diversos como, o ostracismo, o bullying, e a estigmatização de indivíduos e grupos; a integração social de minorias étnicas.
Programa
Processos cognitivos e motivacionais básicos associados à inclusão e exclusão. Níveis e contextos da inclusão e exclusão. Agentes e alvos da exclusão social.
1. A inclusão e exclusão de indivíduos no seu meio social
Ostracismo e ostracização.
Estigma e estigmatização.
2. Inclusão e exclusão nos grupos
Motivos e processos na gestão da composição dos grupos.
Coesão grupal e inclusão e exclusão de membros
3. Inclusão e exclusão de grupos sociais
Assimilação versus integração de minorias.
O contacto intergrupal: dessegregação e o papel das relações interpessoais na promoção da inclusão de grupos sociais.
O modelo da identidade do endogrupo comum: interacções entre categorias superordenadas e subordinadas.
Bibliografia Obrigatória
Abrams Dominic 340;
The^social psychology of inclusion and exclusion. ISBN: 1-84169-073-2
Gaertner Samuel L.;
Reducing intergroup bias. ISBN: 0-86377-571-3
Williams Kipling D.;
Ostracism. ISBN: 1-57230-689-0
Vala Jorge 570;
Psicologia social. ISBN: 972-31-0595-0
Dovidio John F. 340;
The^sage handbook of prejudice, stereotyping and discrimination. ISBN: 978-1-4129-3453-4
Nelson Todd D. 340;
Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination. ISBN: 978-0-8058-5952-2
Tajfel Henri;
Grupos humanos e categorias sociais
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Aulas de exposição teórica.
• Planeamento e condução de um estudo empírico original em pequeno grupo.
. Realização de um trabalho de campo em pequeno grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Relatorio do estudo |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
|
2013-05-31 |
| Exercicio |
Teste |
12,00 |
|
2012-12-21 |
| Trabalho de campo |
Trabalho laboratorial |
13,00 |
|
2012-12-21 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da disciplina é feita a partir dos dois relatórios de grupo (50% para cada trabalho).
Provas e trabalhos especiais
Redacção de dois relatórios de grupo relativos aos dois estudos realizados.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como definido no Regulamento da avaliação
Melhoria de classificação
A melhoria de nota é possível através de realização de novos relatórios.