Rorschach Sistema Integrativo I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
45 |
Plano Oficial |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
| 3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach.
Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas.
Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.
Programa
- Discussão da história e da conceptualização do Rorschach.
- A metodologia de aplicação do SIR com utilização de modelagem, video e exercicios práticos.
- Técnica de codificação das respostas.
- Treino de aplicação e codificação com supervisão de 5 protocolos recolhidos e cotados por cada estudante. Discussão de casos.
Para adquirir competências de aplicação e cotação do teste de Rorschach no Sistema Integrativo, expõem-se os estudantes a esses conteúdos através dos textos de John Exner Jr. e de exercicios práticos sob a supervisão do docente.
Bibliografia Obrigatória
Exner John E.;
The^Rorschach. ISBN: 0-471-55902-4
Exner John E.;
Guía de bolsillo de la calidad formal del Rorschach. ISBN: ISBN 84-88909-02-0
Exner John E.;
The^Rorschach. ISBN: 0-471-85080-2 (vol.2)
Exner John E.;
Manual del rorschach para el sistema comprehensivo. ISBN: 84-404-8259-0
Bibliografia Complementar
Exner John E. 340;
Issues and methods in rorschach research. ISBN: 0-8058-1902-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exercicios de aplicação do teste sob supervisão.
- Exposição das variáveis de codificação.
- Discussão da técnica de aplicação e codificação através da análise de protocolos.
- Apoio tutorial.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Recolha de protocolos Rorschach |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
|
|
| Codificação de protocolos de Rorschach |
Exame |
15,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo e pesquisa dos conteúdos abordados nas aulas |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
Pré-requisito de assiduidade: O estudante deverá frequentar 75% das aulas leccionadas.
Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação e codificação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores e cumprirem o pré-requisito de assiduidade.
No caso de o estudante não entregar a totalidade dos 5 protocolos codificados, serão descontados 4 valores por cada protocolo não entregue.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com trabalhos práticos: 100%.
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos e codificados pelo estudante.
O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores (classificação de 0-20).
Provas e trabalhos especiais
Recolha de 5 protocolos de Rorschach.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar a avaliação distribuída. Para tal, deverão contactar o docente responsável, no início do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação distribuída é possível mediante a realização de um exame que consiste na codificação e cálculo do sumário estrutural de um protocolo fornecido pelo docente.