Escrita e Ciência
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
71 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência.
- Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas.
- Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento.
- Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento.
- Conhecer os principais formatos da comunicação científica.
- Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita.
- Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita.
- Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.
Programa
- Sensibilização à leitura e à escrita.
- Criatividade e expressão de ideias.
- Informação e pensamento crítico.
- A mecânica da escrita: a frase, pontuação, coesão, tipos de texto.
- Ferramentas de apoio à escrita: prontuários, gramáticas e gestão bibliográfica.
- Princípios da escrita científica.
- Formas e funções da comunicação científica.
- Metaconhecimento sobre a escrita: planeamento, textualização, revisão e coerência.
Bibliografia Obrigatória
Kellogg Ronald T.;
The^psychology of writing. ISBN: 0-19-512908-3
Cunha, C., & Cintra, L. ; Nova Gramática do Português Contemporâneo, João Sá da Costa, 200
Elbow, P; Writing With Power: Techniques for Mastering the Writing Process (2nd ed.), Oxford University Press, 1998
Fawcett, S.; Evergreen: A Guide to Writing with Readings (9th ed.), Wadsworth, 2010
Lau, J. Y. F.; An Introduction to Critical Thinking and Creativity: Think More, Think Better, Wiley, 2011
Moore, R., & Parker, B. N. ; Critical Thinking (9th ed.), McGraw-Hill, 2009
Tredinnick, M.; Writing Well: The Essential Guide, Cambridge University Press, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões ocorrem semanalmente e funcionam maioritariamente no formato de oficina de escrita. As sessões têm por base um conjunto de leituras requeridas a cada estudante, a sua discussão, a utilização de ferramentas de apoio à produção escrita e a realização de diversos exercícios de escrita. O curso tem uma componente online (http//moodle.up.pt) onde são disponibilizados materiais de apoio às sessões presenciais.
Software
Turnitin
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
As sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final. Na avaliação da UC são ponderados as seguintes componentes: a) resumo de um capítulo, b) recensão de um tema indicado (5 referências), c) apresentação oral curta (3 min), e d) participação e envolvimento. O peso destas componentes na avaliação final é a) 20%, b) 40%, c) 20%, e d) 20%. Os elementos de avaliação escrita são submetidos através da plataforma moodle e fazendo uso da ferramenta Turnitin.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes devem cumprir com os mesmo requisitos de avaliação dos restantes estudantes.
Melhoria de classificação
A melhoria é possível nas componentes de avaliação que sejam passíveis de repetição ou reformulação.