Sociologia dos Dispositivos de Mediação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
31 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
3 |
30 |
81 |
| 4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.
Neste sentido, são objectivos da Unidade Curricular:
- Contextualizar política e historicamente a valorização do local e da problemática da mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado
- Compreender a centralidade do conflito nas diversas abordagens da mediação enquanto tradutor de diferentes concepções do papel social do sujeito;
- Distinguir na intervenção suscitada pela mediação as diferentes perspectivas que orientam esta mesma intervenção enquanto reveladoras de uma realidade multifacetada.
São competências a atingir com a Unidade Curricular:
- Identificar, a partir da análise de um conjunto de casos, as distintas abordagens da mediação do conflito e a sua adequação aos contextos de intervenção;
- Accionar dispositivos de mediação mediante a definição e contextualização das situações de conflito identificadas.
Programa
Iª Parte – Enquadramento Geral
1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.
1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.
2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.
3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social: do ciber-local ao mundo rural como “guardador de paisagens”.
4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais: do “zapping” à mediação social.
5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas.
IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em Mediação: Estudo de Casos
6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.
6.1. O conflito como objecto de superação; o mediador como 3º excluído
6.2. O conflito como objecto de mobilização: o mediador como 3º incluído
7 – Mediação em contexto escolar.
8 – Mediação em contexto juridico.
9 – Mediação em contexto familiar.
10 – Mediação em contexto comunitário.
Bibliografia Obrigatória
Correia, J. A. and A. M. C. Silva, Eds. ; Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores. , Porto, CIIE e Edições Afrontamento., (2010)
Torremorell, M. C. B. ; Cultura de mediação e mudança social. , Porto, Porto Editora., (2008).
Six, J.-F. ; Les Médiateurs. , Paris, Le Cavalier Bleu., (2003).
Correia, J. A. and J. Caramelo ; "Da mediação local ao local da mediação: figuras e políticas." , Educação, Sociedade e Culturas 20 167-191., (2003).
Vaz, H. ; "A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: o caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação na Universidade do Porto." , Educação, Sociedade & Culturas 29: 53-72., (2009)
Neves, T.; "Practice Note: community mediation as social intervention." , Conflict Resolution Quarterly 26(4): 481-495., (2009)
Guilaume-Hofnung, M. ; La médiation. , Paris, PUF., (2000).
Schwerin, Edward W. ; Mediation, Citizenship Empowerment and Transformational Politics. , Westport: Praeger Publishers., (1995).
Vasconcelos-Sousa, José; O que é Mediação. , s/l: Quimera., (2002).
Milburn, Philip ; La Médiation: Expériences et competences., Paris: La Découverte., (2002).
Hamzaoui, Mejed ; El Trabajo Social Territorializado. Las transformaciones de la acción pública en la intervención social. , València: Nau Llibres & Universitat de València., (2005).
Cardinet, Annie; École et Médiations. , Ramonville Saint-Agnes: Éditions Érès., (2000).
Mayer, Bernard ; Beyond Neutrality: Confronting the Crisis in Conflict Resolution. , São Francisco: Jossey-Bass., (2004).
Bonafé-Schmitt, J.-P. ; La médiation: une justice douce., Paris, Syros., (1992).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de Ensino:
Exposição Dialogada
Análise de Textos
Orientação Tutorial
Apresentação e Discussão de Casos
As sessões de formação, com uma duração de duas horas, funcionam num regime teórico-prático, estando organizadas do seguinte modo ao longo da uc:
- As primeiras 5 sessões da uc são dedicadas à parte I do programa, procurando assegurar um enquadramento geral da problemática da mediação social e educativa;
- Decorrerão em seguida 6 sessões relativas à parte II do programa, envolvendo, num primeiro momento a discussão dos processos de institucionalização da mediação como estratégia de intervenção e a sistematização de modelos de mediação que acompanham este processo. Num segundo momento proceder-se-á à apresentação, análise e discussão de estudos de caso sobre intervenções sociais tendo por base a mediação.
- As últimas 2 sessões da uc destinam-se ao desenvolvimento de uma abordagem de síntese aos conteúdos trabalhados, bem como à discussão das propostas de trabalho a desenvolver pelos estudantes
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Análise de Casos |
Teste |
15,00 |
|
2011-12-16 |
| Realização de trabalho para avaliação |
Trabalho escrito |
8,00 |
|
2011-12-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa bibliográfica |
Estudo autónomo |
10 |
2011-12-16 |
| Leitura orientada |
Estudo autónomo |
20 |
2011-12-16 |
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final baseia-se na realização de um trabalho individual que pode assumir uma de duas formas:
1) A partir dos contributos teóricos do campo da mediação, proceder à análise e reflexão de um caso que envolva uma situação de intervenção social (no sentido amplo do termo). O caso ou situação de intervenção a analisar pode ser proposto pelos estudantes e negociado com os docentes da uc;
2) A partir dos modos de abordagem à definição e intervenção social ou à administração dos conflitos oriundos da reflexão sobre a problemática da mediação apresentada na uc, proceder à reconceptualização de um trabalho já realizado ou em realização durante o presente semestre para outra uc.
Em qualquer dos casoas o trabalho deve ter uma extensão máxima entre 10 e 15 páginas.
O trabalho é individual e participa com pelo menos 90% para a classificação final, podendo os docentes, se oportuno, dispor dos restantes 10% em função de uma apreciação sobre a participação e assiduidade dos estudantes.
Os critérios de avaliação do trabalho são:
i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;
ii) Apropriação pessoal e crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação.
Provas e trabalhos especiais
A não realização do elemento da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um trabalho escrito, individual, e sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo