Eu e Identidade na Psicologia Social: Níveis de Análise e Interdisciplinaridade
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
58 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
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| 3 |
| 4 |
Língua de trabalho
Português
Programa
1. Níveis de análise em psicologia social:
- o modelo de W. Doise: os níveis intrapessoal, interpessoal e situacional, posicional e ideológico
- articulação dos quatro níveis de análise na análise do Eu e da Identidade
2. Abordagens psicossociais clássicas do Eu (Self) e da Identidade:
- o trabalho pioneiro de W. James: as componentes material, social e espiritual do Eu
- a perspectiva interaccionista simbólica de G. H. Mead: a tríade Mente-Eu-Sociedade na construção de um sentimento de si
3. A Teoria da Comparação Social de L. Festinger: a natureza social e comparativa da identidade
4. Auto-conceito e pertenças grupais:
- os trabalhos iniciais de H. Tajfel sobre o papel da categorização social na definição do Eu
- a Teoria da Identidade Social: categorização social, comparação social, identificação social
5. A construção sócio-cognitiva da identidade:
- a Teoria da Auto-Categorização proposta por J. C. Turner e colegas: categorização social e auto-categorização, despersonalização e auto-estereotipia
- a dependência contextual do Eu: níveis de abstracção e a saliência contextual da identidade pessoal vs. identidade social
6. Perspectivas culturais sobre o Eu e a Identidade:
- Egocentrismo vs. Alocentrismo
- Individualismo vs. Colectivismo
- relação conceptual com a perspectiva Durkheimiana de Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica
7. Normas e desvio na gestão da identidade social:
- a perspectiva funcionalista de Durkheim sobre o desvio e a punição
- o modelo da Dinâmica de Grupos Subjectiva na abordagem aos processos intra- e intergrupais subjacentes à reacção ao desvio e à validação subjectiva de uma identidade social positiva
8. Gestão de identidades desfavorecidas:
- da perspectiva de E. Goffman às investigações contemporâneas centradas na auto-apresentação e na reacção a identidades estigmatizadas
9. O Eu no “olho da tempestade”:
- a construção e manutenção de um sentimento positivo de si na tríade Estereótipos-Preconceito-Discriminação
- dos trabalhos de G. W. Allport às abordagens contemporâneas centradas na redução do preconceito e discriminação
10. A interdisciplinaridade numa abordagem psicossocial do Eu e da Identidade:
- das grandes teorias à intervenção psicológica
- o interface com perspectivas sócio-desenvolvimentais do Eu
- a abordagem psicodinâmica e a dimensão social do Eu
- psicoterapia e o sentimento social de si
- o balanço entre identidade pessoal e identidade social na delinquência juvenil
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Para ser aprovado o aluno tem de frequentar pelo menos 3/4 das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho em pequeno grupo (40%);
Monografia individual (60%)
Melhoria de classificação
Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação realizando novo exame na época em que seja autorizado a tal pelos regulamentos da FPCE-UP