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Eu e Identidade na Psicologia Social: Níveis de Análise e Interdisciplinaridade

Código: P735     Sigla: EIPS

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 58 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 -
3
4

Língua de trabalho

Português

Programa

1. Níveis de análise em psicologia social:
- o modelo de W. Doise: os níveis intrapessoal, interpessoal e situacional, posicional e ideológico
- articulação dos quatro níveis de análise na análise do Eu e da Identidade

2. Abordagens psicossociais clássicas do Eu (Self) e da Identidade:
- o trabalho pioneiro de W. James: as componentes material, social e espiritual do Eu
- a perspectiva interaccionista simbólica de G. H. Mead: a tríade Mente-Eu-Sociedade na construção de um sentimento de si

3. A Teoria da Comparação Social de L. Festinger: a natureza social e comparativa da identidade

4. Auto-conceito e pertenças grupais:
- os trabalhos iniciais de H. Tajfel sobre o papel da categorização social na definição do Eu
- a Teoria da Identidade Social: categorização social, comparação social, identificação social

5. A construção sócio-cognitiva da identidade:
- a Teoria da Auto-Categorização proposta por J. C. Turner e colegas: categorização social e auto-categorização, despersonalização e auto-estereotipia
- a dependência contextual do Eu: níveis de abstracção e a saliência contextual da identidade pessoal vs. identidade social

6. Perspectivas culturais sobre o Eu e a Identidade:
- Egocentrismo vs. Alocentrismo
- Individualismo vs. Colectivismo
- relação conceptual com a perspectiva Durkheimiana de Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica

7. Normas e desvio na gestão da identidade social:
- a perspectiva funcionalista de Durkheim sobre o desvio e a punição
- o modelo da Dinâmica de Grupos Subjectiva na abordagem aos processos intra- e intergrupais subjacentes à reacção ao desvio e à validação subjectiva de uma identidade social positiva

8. Gestão de identidades desfavorecidas:
- da perspectiva de E. Goffman às investigações contemporâneas centradas na auto-apresentação e na reacção a identidades estigmatizadas

9. O Eu no “olho da tempestade”:
- a construção e manutenção de um sentimento positivo de si na tríade Estereótipos-Preconceito-Discriminação
- dos trabalhos de G. W. Allport às abordagens contemporâneas centradas na redução do preconceito e discriminação

10. A interdisciplinaridade numa abordagem psicossocial do Eu e da Identidade:
- das grandes teorias à intervenção psicológica
- o interface com perspectivas sócio-desenvolvimentais do Eu
- a abordagem psicodinâmica e a dimensão social do Eu
- psicoterapia e o sentimento social de si
- o balanço entre identidade pessoal e identidade social na delinquência juvenil

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para ser aprovado o aluno tem de frequentar pelo menos 3/4 das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho em pequeno grupo (40%);
Monografia individual (60%)

Melhoria de classificação

Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação realizando novo exame na época em que seja autorizado a tal pelos regulamentos da FPCE-UP
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