Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PPC21

Questões Aprofundadas em Psicologia II

Código: PPC21     Sigla: QAPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1563
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial até 2013 1 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Analisar e discutir a participação cívica e política de jovens e de adultos, atendendo às tendências de mudança nas últimas décadas, tanto em termos das formas como dos espaços de participação. Aprofundar, com base na investigação neste domínio, os condimentos associados à qualidade desenvolvimental da participação, de forma a derivar implicações relevantes para a intervenção psicológica, educativa e comunitária neste domínio.

Programa

1. O sentido e a relevância da participação cívica e política. Cidadania e democracia. A expansão e redefinição das formas e dos espaços de cidadania activa.
2. A investigação sobre a participação cívica e política de jovens e de adultos. Actividades de participação convencionais e não convencionais. Capital social.
3. A qualidade da participação. O potencial da participação cívica e política na promoção do desenvolvimento pessoal e societal. Condimentos essenciais à qualidade desenvolvimental das experiências de participação: envolvimento, interacção, apoio, diversidade e pluralismo, continuidade, integração pessoal.
4. A intervenção psicológica, educativa e comunitária para a promoção da participação cívica e política de jovens e de adultos. Análise de projectos de intervenção em contextos educativos, associativos, de formação …


Bibliografia Obrigatória

Flanagan, C. A., Gallay, L. S., Gill S., Gallay E. & Nri, N. ; What does democracy mean? Correlates of adolescents’ views., Journal of Adolescent Research, 20, 193-218., 2005
Haste, H; Constructing the citizen., Political Psychology, 25 (3), 413-439, 2004
Menezes Isabel 070; Conhecimentos, concepções e práticas de cidadania dos jovens portugueses. ISBN: 972-742-202-0
Oesterle, S., Johnson, M. K. & Mortimer, J. T.;; Volunteerism during the transition to adulthood: a life course perspective, Social Forces, 82 (3), 1123-1149, 2004
Pintassilgo, J., Carvalho, C. & Sousa, F. (Eds.) ; A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar, Porto Editora, 2005
Vala Jorge 570; Contextos e atitudes sociais na Europa. ISBN: 978-972-671-189-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho de campo orientado, trabalho de grupo, orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 80,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

É função da qualidade do trabalho de campo realizado, com apresentação oral e em formato relatório.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Revisão do relatório.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 05:31:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico