Questões Aprofundadas em Psicologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
8 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
10 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Analisar e discutir a participação cívica e política de jovens e de adultos, atendendo às tendências de mudança nas últimas décadas, tanto em termos das formas como dos espaços de participação. Aprofundar, com base na investigação neste domínio, os condimentos associados à qualidade desenvolvimental da participação, de forma a derivar implicações relevantes para a intervenção psicológica, educativa e comunitária neste domínio.
Programa
1. O sentido e a relevância da participação cívica e política. Cidadania e democracia. A expansão e redefinição das formas e dos espaços de cidadania activa.
2. A investigação sobre a participação cívica e política de jovens e de adultos. Actividades de participação convencionais e não convencionais. Capital social.
3. A qualidade da participação. O potencial da participação cívica e política na promoção do desenvolvimento pessoal e societal. Condimentos essenciais à qualidade desenvolvimental das experiências de participação: envolvimento, interacção, apoio, diversidade e pluralismo, continuidade, integração pessoal.
4. A intervenção psicológica, educativa e comunitária para a promoção da participação cívica e política de jovens e de adultos. Análise de projectos de intervenção em contextos educativos, associativos, de formação …
Bibliografia Obrigatória
Flanagan, C. A., Gallay, L. S., Gill S., Gallay E. & Nri, N. ; What does democracy mean? Correlates of adolescents’ views., Journal of Adolescent Research, 20, 193-218., 2005
Haste, H; Constructing the citizen., Political Psychology, 25 (3), 413-439, 2004
Menezes Isabel 070;
Conhecimentos, concepções e práticas de cidadania dos jovens portugueses. ISBN: 972-742-202-0
Oesterle, S., Johnson, M. K. & Mortimer, J. T.;; Volunteerism during the transition to adulthood: a life course perspective, Social Forces, 82 (3), 1123-1149, 2004
Pintassilgo, J., Carvalho, C. & Sousa, F. (Eds.) ; A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar, Porto Editora, 2005
Vala Jorge 570;
Contextos e atitudes sociais na Europa. ISBN: 978-972-671-189-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, debate, trabalho de campo orientado, trabalho de grupo, orientação tutorial.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
80,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
É função da qualidade do trabalho de campo realizado, com apresentação oral e em formato relatório.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Melhoria de classificação
Revisão do relatório.