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Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Código: P209     Sigla: PDC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 169 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-02-23.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O primeiro ponto programático do curso pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão dos processos de desenvolvimento da criança. Daí a ênfase na problematização de temas como a noção de desenvolvimento e na apresentação das grandes perspetivas conceptuais de abordagem do desenvolvimento humano sem esquecer as discussões teóricas acerca da continuidade e descontinuidade dos fenómenos desenvolvimentais.

Os três pontos seguintes visam a aquisição de conhecimento acerca dos padrões do funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento infantil. Finalmente, o quinto ponto, assegurado no âmbito de aulas práticas, está diretamente relacionado com a consecução dos propósitos de promover competências de observação e de investigação em Psicologia do desenvolvimento. 

Resultados de aprendizagem e competências

1 - Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento humano;

2 - Compreender os padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento infantil;

3 - Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento;

4 - Adquirir capacidades básicas para planear abordagens metodológicas relacionadas com a investigação de problemas teóricos acerca do desenvolvimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Definição do objecto e perspectivas conceptuais de abordagem em Psicologia do Desenvolvimento: Correntes maturacionista, ambientalista, epigenética e evolucionária. Descontinuidade versus continuidade dos processos desenvolvimentais.

2 - Desenvolvimento perceptivo e motor na criança: conceitos-chave; abordagens teóricas.

3 - Desenvolvimento cognitivo na criança: conceitos-chave; abordagens teóricas.

4 - Desenvolvimento socio-emocional na criança – conceitos-chave, abordagens teóricas;

5 - O processo de observação do desenvolvimento; estratégias e planeamento de situações de observação do desenvolvimento; aplicação dos conceitos e das estratégias a situações concretas de observação; integração dos conceitos e estratégias de observação do desenvolvimento.

 

Bibliografia Obrigatória

Flavell John H.; Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Laval Virginie; La^psychologie du développement. ISBN: 2-200-26486-0
Linder Toni 340; Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 978-1-55766-871-4
Linder Toni W.; Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 1-55766-162-6
Papalia Diane E.; O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Sroufe, L. A., Cooper, R. B., & DeHart, G. B.; Child Development: Its Nature and Course, McGraw-Hill, 2004. ISBN: 0-07-249141-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular socorre-se de metodologias distintas, embora intimamente relacionadas. A metodologia de ensino de natureza mais expositiva (em grande grupo) adequa-se aos dois primeiros objetivos gerais da unidade curricular. A realização de um exame final corresponde à metodologia proposta.

A metodologia de ensino de enfoque mais tutorial é implementada no sentido de apoiar os estudantes na realização de exercícios práticos e dos trabalhos de grupo ou individuais. Como tal, trata-se de uma metodologia primariamente relacionada com a promoção de competências de observação e de investigação. Uma vez que o ensino monitoriza e acompanha de perto a actividade dos estudantes, as modalidades de avaliação distribuída apropriam-se mais adequadamente à apreciação dos seus progressos nestas componentes

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 59,50 0,00
Exame final Exame 2,00 60,00
Trabalhos de grupo Trabalho escrito 40,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
participação nas atividades em sala de aula Frequência das aulas 10
Estudo individual Elaboração de projeto 30
trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento em crianças Elaboração de projeto 35,5
trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - apreciação crítica de situações de observação do desenvolvimento apresentados na aula Trabalho laboratorial 25
Total: 100,50

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes e critérios:

1. Parte teórica: exame final individual – 60% (12 valores);

2. Parte prática: avaliação distribuída – 40% (8 valores), relativos a: (2.1) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento (60%); (2.2) trabalho de grupo (três a quatro estudantes) - apreciação critica de situações de observação do desenvolvimento apresentados na aula (30%); (2.3) participação, realização de exercícios e envolvimento nas atividades em sala de aula (10%).

É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática).

A classificação final terá de corresponder a uma classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) na unidade curricular.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.

A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes e critérios:

1. Parte teórica: exame final individual – 60% (12 valores);

2. Parte prática: 40% (8 valores). Tendo em consideração as características das componentes de avaliação da parte prática desta unidade curricular o estudante terá de elaborar individualmente um portefólio com as seguintes componentes (com a respetiva ponderação na classificação):

(a)   Definição de conceitos-chave do desenvolvimento, planificação e aplicação desses conceitos a situações concretas de observação do desenvolvimento em crianças: construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento (12 situações de observação do desenvolvimento – 3 por cada uma das quatro áreas do desenvolvimento consideradas) = 75%;

(b)   Trabalho individual de reflexão crítica sobre conteúdos abordados na parte prática da unidade curricular = 25%.

Melhoria de classificação

Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (40% da classificação final).

Na componente Teórica é possível a melhoria de classificação através de avaliação por exame final individual (60% da classificação final).

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