Consulta Psicológica Educacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
9 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
| 5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Reconhecer as implicações éticas e deontológicas da consulta psicológica em diferentes idades
- Conhecer a literatura sobre comunicação e relação interpessoal na consulta psicológica educacional
- Identificar e utilizar competências de comunicação e de relação interpessoal adequadas ao apoio directo aos alunos, ao apoio à gestão do clima de escola e de sala de aula e ao apoio à gestão parental das necessidades das crianças e dos adolescentes
- Apoiar os educadores (professores, pais e outros educadores) na utilização de competências adequadas de comunicação e de relação interpessoal
- Mobilizar os conhecimentos sobre as principais problemáticas psicológicas articulando-os com as competências de comunicação e de relação interpessoal na consulta psicológica educacional
- Utilizar (ler e avaliar), sintetizar investigação sobre consulta psicológica educacional e realizar (planear e levar a cabo) um pequeno projecto de investigação no domínio
Programa
I- Modelos de Consulta Psicológica Educacional: Evolução de paradigmas
II- Perspectiva Desenvolvimental da Consulta Psicológica Educacional
1- Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicopatologia do Desenvolvimento para a compreensão das problemáticas educacionais
1.1- As tarefas desenvolvimentais na idade escolar: o self (concepção de si), a aprendizagem, a relação com pares e a família
1.2- Repercussões pessoais, familiares e relacionais dos problemas e perturbações da adaptação escolar
1.3- Influências familiares e da relação com pares na adaptação escolar
1.4- Problemas e perturbações da adaptação escolar: transições escolares, aprendizagem (insucesso, motivação, atenção e concentração, estudo), comportamento (regras), integração social
III - Competências de comunicação e relação interpessoal com professores, estudantes e suas famílias
1- Identificação do estilo pessoal do psicólogo
2- Competências de comunicação e relação interpessoal com professores, alunos e suas famílias
3- Apoio à comunicação professor-professor e professor-aluno
4- Apoio à gestão parental das necessidades da criança
IV- Os pais e a adaptação escolar dos filhos
1- A relação pais-filhos
2- Tarefas a desempenhar pelos pais-noção de competência parental
3- Estilos educativos parentais
4- Expectativas e supervisão familiar
V - Prevenção e gestão de crises
Bibliografia de base
Calfee, R. C. & Berliner, D. C. (1996). Handbook of Educational Psychology. NY: Macmillan.
Gazda, G. M., Asbury, F. R., Balzer, F. J., Childers, W. C., Phelps, R. E., & Walters, R. P. (1999). Human relations development. A manual for educators. Boston: Allyn and Bacon.
Gupta, R. M. & Coxhead, P. (Eds.) (1990). Intervention with Children. London: Routledge.
Rodrigo, M. J. & Palácios, J. (Eds.) (1998). Família y desarrollo humano. Madrid: Alianza Editorial
Thomas, A., & Grimes, J. (Eds.) (2002). Best practices in school psychology IV(vol.1). Bethesda: National Association of School Psychologists.
Thomas, A., & Grimes, J. (Eds.) (2002). Best practices in school psychology IV(vol.2). Bethesda: National Association of School Psychologists
Bibliografia Obrigatória
Rodrigo Maria José 570;
Familia y desarrollo humano. ISBN: 84-206-8173-3
Thomas Alex 340;
Best practices in school psychology. ISBN: 0-932955-00-2 (vol.1) (Vols.4/1 e 4/2)
Gazda, G. M., Asbury, F. R., Balzer, F. J., Childers, W. C., Phelps, R. E., & Walters, R. P. ; Human relations development. A manual for educators, Boston: Allyn and Bacon, 1999
Calfee, R. C. & Berliner, D. C. ; Handbook of Educational Psychology, NY: Macmillan., 1996
Sandoval Jonathan 340;
Handbook of crisis counseling intervention and prevention in the schools. ISBN: 0-8058-3616-0
Bibliografia Complementar
Gupta Rajinder M. ed. lit.;
Intervention with children. ISBN: ISBN 0-415-00791-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
-Estudo dos documentos indicados pelo docente e procura orientada de informação complementar, nomeadamente de revistas científicas de referência na área da consulta psicológica educacional
-Participação nas aulas
-Treino de competências de comunicação e relação interpessoal com professores, estudantes e suas famílias
-Observação e discussão de casos
-Planeamento e realização de um trabalho de campo identificando os principais tipos de problemáticas psicológicas dos professores e estudantes num determinado ciclo de ensino, retirando daí implicações para a Consulta Psicológica Educacional (Componente de avaliação)
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Elaboração de poster para apresentação do trabalho de campo |
Trabalho escrito |
5,00 |
|
|
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
| Preparação do trabalho de campo |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
|
| Leitura de bibliografia recomendada |
Exame |
30,00 |
|
|
| Relatorio de actividades com trabalho de campo |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
|
| Realização de entrevistas a professores e alunos |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
| Trabalho de grupo para análise de conteúdo das entrevistas |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Apresentação de projecto de campo |
Frequência das aulas |
1 |
|
|
Total: |
1,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
- Relatório escrito (com uma ponderação de 40%)
- Exame final escrito (com uma ponderação de 60%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar um relatório das actividades desenvolvidas onde conste o seu projecto de campo, e realizar o exame final. A ponderação de cada compoonente de avaliação será a mesma (40% e 60%).
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação só poderá fazer-se relativamente à nota no exame final escrito.
A melhoria relativamente à nota no relatório pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes do mesmo.