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Consulta Psicológica Educacional

Código: P822     Sigla: CPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 9 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Reconhecer as implicações éticas e deontológicas da consulta psicológica em diferentes idades
- Conhecer a literatura sobre comunicação e relação interpessoal na consulta psicológica educacional
- Identificar e utilizar competências de comunicação e de relação interpessoal adequadas ao apoio directo aos alunos, ao apoio à gestão do clima de escola e de sala de aula e ao apoio à gestão parental das necessidades das crianças e dos adolescentes
- Apoiar os educadores (professores, pais e outros educadores) na utilização de competências adequadas de comunicação e de relação interpessoal
- Mobilizar os conhecimentos sobre as principais problemáticas psicológicas articulando-os com as competências de comunicação e de relação interpessoal na consulta psicológica educacional

- Utilizar (ler e avaliar), sintetizar investigação sobre consulta psicológica educacional e realizar (planear e levar a cabo) um pequeno projecto de investigação no domínio

Programa

I- Modelos de Consulta Psicológica Educacional: Evolução de paradigmas
II- Perspectiva Desenvolvimental da Consulta Psicológica Educacional
1- Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicopatologia do Desenvolvimento para a compreensão das problemáticas educacionais
1.1- As tarefas desenvolvimentais na idade escolar: o self (concepção de si), a aprendizagem, a relação com pares e a família
1.2- Repercussões pessoais, familiares e relacionais dos problemas e perturbações da adaptação escolar
1.3- Influências familiares e da relação com pares na adaptação escolar
1.4- Problemas e perturbações da adaptação escolar: transições escolares, aprendizagem (insucesso, motivação, atenção e concentração, estudo), comportamento (regras), integração social
III - Competências de comunicação e relação interpessoal com professores, estudantes e suas famílias
1- Identificação do estilo pessoal do psicólogo
2- Competências de comunicação e relação interpessoal com professores, alunos e suas famílias
3- Apoio à comunicação professor-professor e professor-aluno
4- Apoio à gestão parental das necessidades da criança
IV- Os pais e a adaptação escolar dos filhos
1- A relação pais-filhos
2- Tarefas a desempenhar pelos pais-noção de competência parental
3- Estilos educativos parentais
4- Expectativas e supervisão familiar
V - Prevenção e gestão de crises

Bibliografia de base
Calfee, R. C. & Berliner, D. C. (1996). Handbook of Educational Psychology. NY: Macmillan.

Gazda, G. M., Asbury, F. R., Balzer, F. J., Childers, W. C., Phelps, R. E., & Walters, R. P. (1999). Human relations development. A manual for educators. Boston: Allyn and Bacon.
Gupta, R. M. & Coxhead, P. (Eds.) (1990). Intervention with Children. London: Routledge.
Rodrigo, M. J. & Palácios, J. (Eds.) (1998). Família y desarrollo humano. Madrid: Alianza Editorial
Thomas, A., & Grimes, J. (Eds.) (2002). Best practices in school psychology IV(vol.1). Bethesda: National Association of School Psychologists.
Thomas, A., & Grimes, J. (Eds.) (2002). Best practices in school psychology IV(vol.2). Bethesda: National Association of School Psychologists

Bibliografia Obrigatória

Rodrigo Maria José 570; Familia y desarrollo humano. ISBN: 84-206-8173-3
Thomas Alex 340; Best practices in school psychology. ISBN: 0-932955-00-2 (vol.1) (Vols.4/1 e 4/2)
Gazda, G. M., Asbury, F. R., Balzer, F. J., Childers, W. C., Phelps, R. E., & Walters, R. P. ; Human relations development. A manual for educators, Boston: Allyn and Bacon, 1999
Calfee, R. C. & Berliner, D. C. ; Handbook of Educational Psychology, NY: Macmillan., 1996
Sandoval Jonathan 340; Handbook of crisis counseling intervention and prevention in the schools. ISBN: 0-8058-3616-0

Bibliografia Complementar

Gupta Rajinder M. ed. lit.; Intervention with children. ISBN: ISBN 0-415-00791-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

-Estudo dos documentos indicados pelo docente e procura orientada de informação complementar, nomeadamente de revistas científicas de referência na área da consulta psicológica educacional
-Participação nas aulas
-Treino de competências de comunicação e relação interpessoal com professores, estudantes e suas famílias
-Observação e discussão de casos
-Planeamento e realização de um trabalho de campo identificando os principais tipos de problemáticas psicológicas dos professores e estudantes num determinado ciclo de ensino, retirando daí implicações para a Consulta Psicológica Educacional (Componente de avaliação)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Elaboração de poster para apresentação do trabalho de campo Trabalho escrito 5,00
Exame final Exame 2,00
Preparação do trabalho de campo Trabalho escrito 10,00
Leitura de bibliografia recomendada Exame 30,00
Relatorio de actividades com trabalho de campo Trabalho escrito 10,00
Realização de entrevistas a professores e alunos Trabalho escrito 15,00
Trabalho de grupo para análise de conteúdo das entrevistas Trabalho escrito 10,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Apresentação de projecto de campo Frequência das aulas 1
Total: 1,00

Fórmula de cálculo da classificação final

- Relatório escrito (com uma ponderação de 40%)
- Exame final escrito (com uma ponderação de 60%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo apresentar um relatório das actividades desenvolvidas onde conste o seu projecto de campo, e realizar o exame final. A ponderação de cada compoonente de avaliação será a mesma (40% e 60%).

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só poderá fazer-se relativamente à nota no exame final escrito.
A melhoria relativamente à nota no relatório pressupõe reinscrição num outro ano lectivo, havendo lugar a repetição das actividades constantes do mesmo.

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