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Análise do Trabalho e Formação Profissional

Código: P818     Sigla: ATFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 0 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento e compreensão de diferentes formas de articular a análise do trabalho com a formação profissional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.
Capacidade de organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações.
Capacidade de produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise.
Capacidade de auto-crítica e de compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores (clientes, parceiros, alvos da intervenção).

Programa

1. O quadro normativo e os instrumentos de financiamento de apoio à formação profissional na EU e em Portugal
2. Análise e discussão das práticas dominantes na concepção, implantação e avaliação de programas de formação profissional contínua
3. A análise do trabalho e a formação profissional: enquadramento histórico e projectos de intervenção contemporâneos
3.1. Articulação entre o desenvolvimento de competências e os “saberes-fazer de prudência”.
4. A didáctica e a formação profissional
4.1.Pedagogia, didáctica disciplinar e didáctica profissional
5. Engenharias da formação, métodos pedagógicos e relação pedagógica, técnicas e equipamentos de formação vistos como instrumentos mediadores nos processos de aprendizagem:
5.1 A tutoria, a “guidage” da actividade
5.2 A difusão na formação do uso de simuladores que recriem um contexto de aprendizagem próximo da actividade real de trabalho;
6. Avaliação como instrumento de regulação das intervenções formativas tendo em conta os interesses e as expectativas dos vários stakeholders envolvidos:
6.1. Finalidades, objectos e actores da avaliação;
6.2. Abordagens, instrumentos e procedimentos avaliativos.

Bibliografia Obrigatória

Carré Philippe 300; Tratado das ciências e das técnicas da formação. ISBN: 972-771-345-9
ULL; Education permanente. ISBN: 0339-7513
Dessaigne Marie-France ed. lit.; Des évolutions en ergonomie. ISBN: ISBN 2-906769-46-0
Santos Marta Zulmira Carvalho dos; O^projecto de uma sociedade do conhecimento

Bibliografia Complementar

Canario Rui; Educaçao de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Alaluf Matéo; Formation professionnelle et emploi
Correia José Alberto de Azevedo e Vasconcelos; Formação e trabalho

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas:
- exposição dos quadros teóricos
- apresentação e discussão de casos práticos
- análise e discussão de textos
- trabalho de campo com orientação/tutoria

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes:
a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (trabalho realizado em grupo);
b) apresentação em sala de aula do trabalho prático/campo correspondente à elaboração do plano de formação para uma actividade de trabalho analisada (trabalho realizado em grupo);
c) Síntese escrita de reflexão teórica (trabalho escrito individual com um limite máximo de 5 páginas).

A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respectivamente, a) 20%, b) 40%, e c) 40%.
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso.
O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.

Provas e trabalhos especiais

A apresentação e discussão de textos será feita em grupos de 3 estudantes.
O trabalho de campo será realizado pelos mesmos grupos e consistirá na elaboração de uma proposta de uma acção de formação para uma actividade de trabalho de um/a trabalhador/a de um sector de actividade definido no início do ano lectivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.
O estudante poderá submeter-se a novas avaliações para efeito de melhoria de classificação final no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento.

Observações

Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
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