Atitudes e Influência Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
18 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
| 5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem conhecer as teorias desenvolvidas na investigação sobre a mudança de atitudes e de comportamentos. Eles devem ser capazes de detectar e analisar os processos e os efeitos dos processos de persuasão e de influência social. Os estudantes devem, ainda, saber utilizar eticamente diferentes estratégias de persuasão susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas, e saber como identificar e resistir às estratégias de influência não éticas.
Programa
Atitudes: Definições, modelos, e medição
Atitudes: Funções e consequências. Atitudes e comportamentos
Persuasão: teorias antigas e modernas
Persuasão: A fonte, a mensagem, o receptor
Influência das maiorias. Normas e comportamentos normativos
Influência das minorias: Estratégias e efeitos
Autoridade, obediência, controlo da mente
Princípios e estratégias de persuasão interpessoal
Persuasão, influência e meios de comunicação social
Publicidade, marketing e campanhas de comunicação
Ética da persuasão. Resistência à persuasão.
Observações Bibliográficas
Oskamp, S. & Schultz, P.W. (1998). Applied Social Psychology. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall.
Perloff, R.M. (2003). The dynamics of persuasion (2nd edition). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Turner, J.C. (1991). Social influence. Ann Arbour: Open University Press.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: 2 horas por semana
Aulas práticas: 2 horas por semana
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação contínua com base em exercícios de observação, análise e aplicação de práticas persuasivas. Presença obrigatória.
Trabalho teórico individual, incluindo uma parte de pesquisa bibliográfica e uma parte de análise de processos de influência e/ou de aplicação ética de estratégias de influência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação do trabalho prático : 40% da avaliação final
Avaliação do relatório final : 60% da avaliação final
Provas e trabalhos especiais
Trabalho prático de observação e análise de estratégias de influência
Exercícios sobre a aplicação dos modelos e das teorias da persuasão e influência social
Realização dum trabalho original num domínio onde se procura exercer influência, a escolher pelo estudante.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não há
Melhoria de classificação
Reformulação do trabalho teórico individual (relatório final).
Observações
Bibliografia básica
Oskamp, S. & Schultz, P.W. (1998). Applied Social Psychology. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall.
Perloff, R.M. (2003). The dynamics of persuasion (2nd edition). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Turner, J.C. (1991). Social influence. Ann Arbour: Open University Press.