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Atitudes e Influência Social

Código: P816     Sigla: AIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 18 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os estudantes devem conhecer as teorias desenvolvidas na investigação sobre a mudança de atitudes e de comportamentos. Eles devem ser capazes de detectar e analisar os processos e os efeitos dos processos de persuasão e de influência social. Os estudantes devem, ainda, saber utilizar eticamente diferentes estratégias de persuasão susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas, e saber como identificar e resistir às estratégias de influência não éticas.

Programa

Atitudes: Definições, modelos, e medição
Atitudes: Funções e consequências. Atitudes e comportamentos
Persuasão: teorias antigas e modernas
Persuasão: A fonte, a mensagem, o receptor
Influência das maiorias. Normas e comportamentos normativos
Influência das minorias: Estratégias e efeitos
Autoridade, obediência, controlo da mente
Princípios e estratégias de persuasão interpessoal
Persuasão, influência e meios de comunicação social
Publicidade, marketing e campanhas de comunicação
Ética da persuasão. Resistência à persuasão.

Observações Bibliográficas

Oskamp, S. & Schultz, P.W. (1998). Applied Social Psychology. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall.
Perloff, R.M. (2003). The dynamics of persuasion (2nd edition). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Turner, J.C. (1991). Social influence. Ann Arbour: Open University Press.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: 2 horas por semana
Aulas práticas: 2 horas por semana

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua com base em exercícios de observação, análise e aplicação de práticas persuasivas. Presença obrigatória.
Trabalho teórico individual, incluindo uma parte de pesquisa bibliográfica e uma parte de análise de processos de influência e/ou de aplicação ética de estratégias de influência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação do trabalho prático : 40% da avaliação final
Avaliação do relatório final : 60% da avaliação final

Provas e trabalhos especiais

Trabalho prático de observação e análise de estratégias de influência
Exercícios sobre a aplicação dos modelos e das teorias da persuasão e influência social
Realização dum trabalho original num domínio onde se procura exercer influência, a escolher pelo estudante.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não há

Melhoria de classificação

Reformulação do trabalho teórico individual (relatório final).

Observações

Bibliografia básica
Oskamp, S. & Schultz, P.W. (1998). Applied Social Psychology. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall.
Perloff, R.M. (2003). The dynamics of persuasion (2nd edition). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Turner, J.C. (1991). Social influence. Ann Arbour: Open University Press.
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