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Psicologia e Sistema de Justiça

Código: P723     Sigla: PSJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 20 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos sobre as áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Sistema de Justiça.
- Conhecer o Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça e sistemas penais europeus, norte-americanos e sul-americanos.
- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça.

Programa

- Contributos da Psicologia para o Sistema de Justiça
- Psicologia Forense, Psicologia Criminal, Psicologia do Testemunho e Investigação Criminal
- Enquadramento das actividades do psicólogo no Sistema de Justiça
- Sistema legal e penal português
- Particularização do papel do Psicólogo nos Tribunais, Polícias, Investigação Criminal, incluindo a Avaliação Pericial Forense e o Apoio Psicológico durante o processo de contacto das vítimas, adultos e crianças, com o sistema de justiça.

Bibliografia Obrigatória

Fonseca António Castro 070; Psicologia forense. ISBN: 972-40-2853-4
Hess Allen K. ed. lit.; The handbook of forensic psychology. ISBN: ISBN 0-471-17771-7
Goldstein, A.; Forensic Psychology. Emerging topics and expanding roles, New Jersey: John Wiley and Sons., 2007
Hess, A.K. & Weiner, I.B.; The Handbook of Forensic Psychology, New York: John Wiley & Sons (2ª Edição)., 1999
Roesch, R.; Hart, S. & Ogloff, J. (Eds); Psychology and Law. The State of the Discipline, New York: Kluwer Academic/Plenum Press., 1999
Walker, L.E. & Shapiro, D.L.; Introduction to Forensic Psychology. Clinical and Social Perspectives, New York: Kluwer Academic/Plenum Press. , 2003
Machado. C. & Gonçalves, R.A. (Coord.).; Psicologia Forense, Coimbra: Quarteto Editora., 2005. ISBN: ISBN 989-558-058-4
Santos Celina Paula Manita; Auto-organização psicológica e transgressão
Debuyst Christian; Dangerosité et justice pénale. ISBN: ISBN 2-88049-005-7
Zilboorg Gregory; The^psychology of the criminal act and punishment
Blackburn Ronald; The psychology of criminal conduct. ISBN: ISBN 0-471-96175-2
Bartol, C.R. & Bartol, A. M.; Psychology and Law: Research and Application, Brooks/Cole Pub. Co. (2ª Ed.)., 1994
Redondo, S.; Garrido, V.; Perez, J. & Barberet, R. (Eds).; Advances in Psychology and Law: International Contributions., Walter De Gruyter, Inc., 1997
N. Brewer & K. D. Williams (Eds.); Psychology and law. An empirical perspective., New York: The Guilford Press., 2005
Foucault Michel; Surveiller et punir. ISBN: 2-07-072968-0

Bibliografia Complementar

Shapiro David L.; Forensic psychological assessment. ISBN: 0-205-12521-2
Ceci, S. & Hembrooke, H. (Eds); Expert Witness in Child Abuse Cases. What Can and Should be Said in Court, Washington: American Psychological Association, 2001
Poole, D. & Lamb, M.; Investigative Interviews of Children. A guide for helping professionals, Washington: American Psychological Association., 1998
Viaux, J-L.; Psychologie Légale, Paris: Frison-Roche., 2003
Silberman Charles E.; Criminal violence, criminal justice. ISBN: ISBN 0-394-74147-1
Von Hentig Hans; Estudios de psicologia criminal
Bartol Curt R.; Criminal behavior. ISBN: ISBN 0-13-192766-3
Mikorey Max; Temas de psicologia e psicopatologia criminal
Luhmann Niklas; A sociological theory of law. ISBN: ISBN 0-7100-9747-6
Bartol, C.R. & Bartol, A. M.; Criminal Behavior: A Psychological Approach, London: Prentice Hall., 2007
Ellison, K. & Buckhout, R.; Psychology and Criminal Justice, London: Harper & Row., 1981
Foucault Michael; Em defesa da sociedade. ISBN: ISBN 85-336-1004-1
Foucault Michel; Moi, Pierre Rivière, ayant égorgé ma mère, ma soeur et mon frère.... ISBN: ISBN 2-07-028895-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Algumas aulas de carácter mais expositivo. Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos. Algumas aulas com convidados - profissionais das áreas do Direito, Polícia e Investigação Criminal, Psicologia Forense, Segurança Social, etc - que vêm apresentar aos alunos descrições da/reflexões sobre a sua actividade profissional. Elaboração e discussão (realização de um "congresso" sobre Psicologia e Justiça em que cada grupo apresenta os seus trabalhos) dos trabalhos teórico-práticos realizados autonomamente pelos alunos ao longo do semestre - trabalhos em pequeno grupo.
Para além das aulas, orientação tutorial dos trabalhos teórico-práticos a desenvolver pelos alunos e criação das condições para que estes os realizem.
Estudo autónomo, incluindo pesquisa, consulta, revisões de literatura e assimilação de conhecimentos/aprofundamento do conhecimento das relações Psicologia-Justiça/papel do Psicólogo no Sistema de Justiça.
Para além das aulas, os alunos deverão assistir a um julgamento e realizar uma entrevista a um psicólogo que trabalhe num dos interfaces Psicologia-Justiça.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Através do controlo de assiduidade dos alunos, mediante assinatura de registo de presença em cada aula. Será considerada frequência válida a presença em dois terços do número de aulas ministradas. Em casos excepcionais previstos na lei, a frequência tradicional poderá ser substituída pela realização de trabalhos científicos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final numa escala de 0 a 20. 50% do valor da nota final resulta do exame e 50% resulta da avaliação dos trabalhos teórico-práticos elaborados e discutidos pelos alunos ao longo do semestre.

Provas e trabalhos especiais

Elaboração e discussão de um trabalho teórico-prático, em pequenos grupos, sobre a Psicologia no Sistema de Justiça.
Os alunos deverão assistir a um julgamento e realizar uma entrevista a um psicólogo que trabalhe num dos interfaces Psicologia-Justiça, dos quais terão de apresentar uma síntese reflexiva por escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito de teor igual ao que os restantes alunos efectuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre (valendo 50% da nota final).

Melhoria de classificação

Possibilidade de repetição do exame final na época de exame seguinte oficialmente válida.
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