Psicologia e Sistema de Justiça
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
20 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos sobre as áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Sistema de Justiça.
- Conhecer o Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça e sistemas penais europeus, norte-americanos e sul-americanos.
- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça.
Programa
- Contributos da Psicologia para o Sistema de Justiça
- Psicologia Forense, Psicologia Criminal, Psicologia do Testemunho e Investigação Criminal
- Enquadramento das actividades do psicólogo no Sistema de Justiça
- Sistema legal e penal português
- Particularização do papel do Psicólogo nos Tribunais, Polícias, Investigação Criminal, incluindo a Avaliação Pericial Forense e o Apoio Psicológico durante o processo de contacto das vítimas, adultos e crianças, com o sistema de justiça.
Bibliografia Obrigatória
Fonseca António Castro 070;
Psicologia forense. ISBN: 972-40-2853-4
Hess Allen K. ed. lit.;
The handbook of forensic psychology. ISBN: ISBN 0-471-17771-7
Goldstein, A.; Forensic Psychology. Emerging topics and expanding roles, New Jersey: John Wiley and Sons., 2007
Hess, A.K. & Weiner, I.B.; The Handbook of Forensic Psychology, New York: John Wiley & Sons (2ª Edição)., 1999
Roesch, R.; Hart, S. & Ogloff, J. (Eds); Psychology and Law. The State of the Discipline, New York: Kluwer Academic/Plenum Press., 1999
Walker, L.E. & Shapiro, D.L.; Introduction to Forensic Psychology. Clinical and Social Perspectives, New York: Kluwer Academic/Plenum Press. , 2003
Machado. C. & Gonçalves, R.A. (Coord.).; Psicologia Forense, Coimbra: Quarteto Editora., 2005. ISBN: ISBN 989-558-058-4
Santos Celina Paula Manita;
Auto-organização psicológica e transgressão
Debuyst Christian;
Dangerosité et justice pénale. ISBN: ISBN 2-88049-005-7
Zilboorg Gregory;
The^psychology of the criminal act and punishment
Blackburn Ronald;
The psychology of criminal conduct. ISBN: ISBN 0-471-96175-2
Bartol, C.R. & Bartol, A. M.; Psychology and Law: Research and Application, Brooks/Cole Pub. Co. (2ª Ed.)., 1994
Redondo, S.; Garrido, V.; Perez, J. & Barberet, R. (Eds).; Advances in Psychology and Law: International Contributions., Walter De Gruyter, Inc., 1997
N. Brewer & K. D. Williams (Eds.); Psychology and law. An empirical perspective., New York: The Guilford Press., 2005
Foucault Michel;
Surveiller et punir. ISBN: 2-07-072968-0
Bibliografia Complementar
Shapiro David L.;
Forensic psychological assessment. ISBN: 0-205-12521-2
Ceci, S. & Hembrooke, H. (Eds); Expert Witness in Child Abuse Cases. What Can and Should be Said in Court, Washington: American Psychological Association, 2001
Poole, D. & Lamb, M.; Investigative Interviews of Children. A guide for helping professionals, Washington: American Psychological Association., 1998
Viaux, J-L.; Psychologie Légale, Paris: Frison-Roche., 2003
Silberman Charles E.;
Criminal violence, criminal justice. ISBN: ISBN 0-394-74147-1
Von Hentig Hans;
Estudios de psicologia criminal
Bartol Curt R.;
Criminal behavior. ISBN: ISBN 0-13-192766-3
Mikorey Max;
Temas de psicologia e psicopatologia criminal
Luhmann Niklas;
A sociological theory of law. ISBN: ISBN 0-7100-9747-6
Bartol, C.R. & Bartol, A. M.; Criminal Behavior: A Psychological Approach, London: Prentice Hall., 2007
Ellison, K. & Buckhout, R.; Psychology and Criminal Justice, London: Harper & Row., 1981
Foucault Michael;
Em defesa da sociedade. ISBN: ISBN 85-336-1004-1
Foucault Michel;
Moi, Pierre Rivière, ayant égorgé ma mère, ma soeur et mon frère.... ISBN: ISBN 2-07-028895-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Algumas aulas de carácter mais expositivo. Aulas teórico-práticas com participação activa dos alunos. Algumas aulas com convidados - profissionais das áreas do Direito, Polícia e Investigação Criminal, Psicologia Forense, Segurança Social, etc - que vêm apresentar aos alunos descrições da/reflexões sobre a sua actividade profissional. Elaboração e discussão (realização de um "congresso" sobre Psicologia e Justiça em que cada grupo apresenta os seus trabalhos) dos trabalhos teórico-práticos realizados autonomamente pelos alunos ao longo do semestre - trabalhos em pequeno grupo.
Para além das aulas, orientação tutorial dos trabalhos teórico-práticos a desenvolver pelos alunos e criação das condições para que estes os realizem.
Estudo autónomo, incluindo pesquisa, consulta, revisões de literatura e assimilação de conhecimentos/aprofundamento do conhecimento das relações Psicologia-Justiça/papel do Psicólogo no Sistema de Justiça.
Para além das aulas, os alunos deverão assistir a um julgamento e realizar uma entrevista a um psicólogo que trabalhe num dos interfaces Psicologia-Justiça.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Através do controlo de assiduidade dos alunos, mediante assinatura de registo de presença em cada aula. Será considerada frequência válida a presença em dois terços do número de aulas ministradas. Em casos excepcionais previstos na lei, a frequência tradicional poderá ser substituída pela realização de trabalhos científicos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final numa escala de 0 a 20. 50% do valor da nota final resulta do exame e 50% resulta da avaliação dos trabalhos teórico-práticos elaborados e discutidos pelos alunos ao longo do semestre.
Provas e trabalhos especiais
Elaboração e discussão de um trabalho teórico-prático, em pequenos grupos, sobre a Psicologia no Sistema de Justiça.
Os alunos deverão assistir a um julgamento e realizar uma entrevista a um psicólogo que trabalhe num dos interfaces Psicologia-Justiça, dos quais terão de apresentar uma síntese reflexiva por escrito.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho escrito de teor igual ao que os restantes alunos efectuaram para avaliação da componente prática (valendo 50% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre (valendo 50% da nota final).
Melhoria de classificação
Possibilidade de repetição do exame final na época de exame seguinte oficialmente válida.