Psicologia da Doença
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
20 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta UC pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam intervir clinicamente em determinadas doenças, com implementação de estratégias psicológicas que se têm mostrado eficazes para os temas abordados.
Acquire the skills to intervene clinically in certain diseases, with the implementation of psychological strategies that have proved effective for the themes.
Programa
1) Evolução histórica dos conceitos Psicologia da Saúde e Psicologia da Doença
2) Os modelos de adaptação à doença
3) A intervenção psicológica nas seguintes doenças: Oncologia, Acidente VAscular Cerebral, Doença Cardiovascular, Obesidade, Lesão Vertebro Medula, Dor, Doenças Genéticas, Diabetes
1)Historical concepts of Health Psychology and Psychology of Disease
2)The models of adaptation to illness
3)The psychological intervention in the following diseases: Cancer, Stroke, Cardiovascular Disease, Obesity, Vertebra Spinal Injury, Pain, Genetic Diseases, Diabetes
Bibliografia Obrigatória
Bishop Georges D.;
Health psychology. ISBN: 0-205-13926-4
Joyce-Moniz Luís;
Psicologia da doença para cuidados de saúde. ISBN: 972-41-4122-5
Ribeiro José Luís Pais 340;
Psicologia da saúde nas doenças crónicas. ISBN: 972-8400-24-1
Ribeiro José Luís Pais;
Introdução à psicologia da saúde. ISBN: 989-558-045-2
Ribeiro José Luís Pais;
Investigação e avaliação em psicologia e saúde. ISBN: 972-8449-44-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são de cariz teórico-prático.
Será privilegiada a abordagem prática ao nível das estratégias de intervenção nas diferentes patologias.
Serão apresentados manuais e materiais de apoio existentes, bem como casos clinicos para discussão.
Classes are theoretical and with practical nature.
Emphasis will be on practical approach to the level of intervention strategies in different pathologies.
Manuals and materials will be presented to support existing as well as clinical cases for discussion.
Palavras Chave
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas.
Classes are compulsory. Students must be present in 75% of classes taught.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada em função da nota obtida na realização de um trabalho prático, em pequenos grupos, que consiste na elaboração de uma proposta de intervenção psicológica relativamente a um caso clínico (que versa os conteúdos programáticos da UC).
O trabalho engloba:
- apresentação e discussão do caso clínico na sala de aula e da proposta de intervenção
- apresentação de um relatório escrito com proposta de intervenção
Este trabalho tem uma ponderação de 20 valores.
Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores no trabalho.
Final grade will be calculated depending on the grade obtained in carrying out practical work in small groups, which is to draw up a proposal for a psychological intervention for a clinical case (which deals with the syllabus of the UC).
The work comprises:
- Presentation and discussion of the case history in the classroom and the proposed intervention
- Presentation of a written report with proposed intervention
This work has a weight of 20.
To gain approval at UC students must have a minimum grade of 10 values at work.
Provas e trabalhos especiais
Realização do trabalho individualmente:
- apresentação de um relatório escrito: elaboração de uma proposta de intervenção psicológica relativamente a um caso clínico (que versa os conteúdos programáticos da UC).
Work done individually:
- Presentation of a written report by developing a psychological intervention proposal for a clinical case (which deals with the syllabus of the UC).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência terão de realizar o trabalho proposto para a generalidade dos alunos.
Students with special status who opt for a non-attendance will have to conduct the proposed work for most students.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota consiste na realização de um exame escrito.
The improvement of note is the performance of a written examination.
Observações
Referências
Maes, S., & Karoly, P. (2005). Self-regulation assessment and intervention in physical health and illness: a review. Applied Psychology,54(2), 267-299
Feldman, M., & Christensen, J. (2008).Behevioral Medicine:a guide for clinical prectice, Mc Graw Hill. ISBN: 978-0-07-143860-5
Pais-Ribeiro, J. (2005). Introdução à psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto Editora ISBN: 989-558-045-2
Pais-Ribeiro, J. (2000). Psicologia da saúde nas doenças crónicas. : actas / 3º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde; ed. José Luís Pais Ribeiro, Isabel Leal, Maria do Rosário Dias. ISBN: 972-8400-24-1
Joyce-Moniz, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde : desenvolvimento e intervenção. Edições Asa. ISBN: 972-41-4122-5
Guerra, M. P. (1998). Sida : implicaçoes psicologicas. Lisboa : Fim de Século. ISBN: 972-754-120-8