Estruturas e Processos Organizacionais: Modelos Conceptuais, Avaliação e Diagnóstico
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
1 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
Evidenciar conhecimento sobre a estrutura e alguns dos processos
organizacionais básicos, nomeadamente a tomada de decisão e a mudança
organizacional;
Ter a capacidade de aplicar o conhecimento e utilizar eficazmente métodos e
técnicas;
Demonstrar possuir competências de diagnóstico e avaliação organizacional.
Programa
4.b. Conteúdos programáticos
Estrutura e eficácia organizacional
Design e ciclos de vida organizacionais
Tomada de decisão
Clima e cultura organizacional
A mudança organizacional
Bibliografia Obrigatória
Gomes Duarte;
Cultura organizacional. ISBN: ISBN 972-8535-39-2
Quijano, S. y Navarro, J. ; El ASH (Auditoría del Sistema Humano), los, 1999 (Revista de Psicología General)
Stangor, Ch. ; Group decision making, New York: Psychology Press, 2004 (In Ch. Stangor, Social groups in)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Aulas de exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
• Análise de casos - trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo;
• Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate em grande grupo;
• Visualização de vídeos e realizaçãode exercícios orientados;
• Pesquisas, consultas e revisões da literatura;
• Estudo autónomo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Teste de escolha múltipla e questões de pequeno desenvolvimento |
Exame |
2,00 |
|
|
| Pesquisas bibliográficas, trabalho de campo, preparação da apresentação oral do trabalho e realização de relatório |
Trabalho escrito |
75,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação para exame |
Estudo autónomo |
33 |
|
|
Total: |
33,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) Exame final (50%) – teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento; e,
b) Trabalho em pequeno grupo:
- Apresentações orais (10%);
- Relatório escrito (40%).
Provas e trabalhos especiais
Ver Avaliação Especial.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho prático e exame final.
Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação final uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista (Artigo 11.°, ponto 1. do Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos da FPCE).
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota.