Dificuldades de Aprendizagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
26 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundar modelos conceptuais explicativos sobre as DA, e relacionar com diferentes estratégias de avaliação e de intervenção;
Identificar e caracterizar as DA;
Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA;
Planear e implementar estratégias de intervenção nas DA;
Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas.
Programa
Conceitos e modelos relevantes no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA).
O modelo da Resposta à Intervenção (RAI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo de implementação do modelo RAI na área da leitura.
Da literacia emergente à aprendizagem formal da leitura e da escrita. Modelos conceptuais. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente.
Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita (DALE) no início da escolaridade.
Compreensão leitora e intervenção nas dificuldades de compreensão leitora.
Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem a nível da matemática.
As competências sociais e as DA.
Bibliografia Obrigatória
Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Damon William 340;
Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-05527-1 (vol.1) (Vol.4)
Snowling Margaret 340;
Science of reading
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3
Castro, S. L. & Gomes, I. ; Dificuldades de aprendizagem da lingua materna, Universidade Aberta, 2000
Bibliografia Complementar
Sucena, Ana; Castro, S. L. ; Aprender a ler e avaliar a leitura, Almedina, 2008
Observações Bibliográficas
Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente
- Estudo de documentos e bibliografia indicados pela docente>br>
- Procura de informação complementar
- Análise de estudos de caso
- Elaboração de programas de intervenção
- Utilização orientada de instrumentos
- Elaboração de relatório sobre estudo de caso
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho prático individual que implica a apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de um aluno com DA e elaboração da respectiva proposta de intervenção.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será obtida pela nota obtida no trabalho prático e no exame final, com a seguinte ponderação:
Trabalho prático 40%;
Exame final 60%.
O trabalho prático será avaliado numa escala de 0 a 20, não podendo ter uma nota inferior a 8.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.