Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P830

Dificuldades de Aprendizagem

Código: P830     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 26 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundar modelos conceptuais explicativos sobre as DA, e relacionar com diferentes estratégias de avaliação e de intervenção;
Identificar e caracterizar as DA;
Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA;
Planear e implementar estratégias de intervenção nas DA;
Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas.

Programa

Conceitos e modelos relevantes no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA).
O modelo da Resposta à Intervenção (RAI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo de implementação do modelo RAI na área da leitura.
Da literacia emergente à aprendizagem formal da leitura e da escrita. Modelos conceptuais. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente.
Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita (DALE) no início da escolaridade.
Compreensão leitora e intervenção nas dificuldades de compreensão leitora.
Avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem a nível da matemática.
As competências sociais e as DA.

Bibliografia Obrigatória

Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-05527-1 (vol.1) (Vol.4)
Snowling Margaret 340; Science of reading
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3
Castro, S. L. & Gomes, I. ; Dificuldades de aprendizagem da lingua materna, Universidade Aberta, 2000

Bibliografia Complementar

Sucena, Ana; Castro, S. L. ; Aprender a ler e avaliar a leitura, Almedina, 2008

Observações Bibliográficas

Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Participação nas sessões de síntese teórica preparadas pela docente

- Estudo de documentos e bibliografia indicados pela docente>br>
- Procura de informação complementar

- Análise de estudos de caso

- Elaboração de programas de intervenção

- Utilização orientada de instrumentos

- Elaboração de relatório sobre estudo de caso



Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização de um trabalho prático individual que implica a apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de um aluno com DA e elaboração da respectiva proposta de intervenção.



Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela nota obtida no trabalho prático e no exame final, com a seguinte ponderação:
Trabalho prático 40%;
Exame final 60%.
O trabalho prático será avaliado numa escala de 0 a 20, não podendo ter uma nota inferior a 8.






Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 07:07:28 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico