Dificuldades de Aprendizagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
9 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Obter informação sobre aspectos organizacionais do Sistema Educativo relevantes para o domínio das Dificuldades de Aprendizagem
Ler e apreciar criticamente legislação relevante
Conhecer diferentes modelos curriculares ao nível pré-escolar e reflectir sobre o seu impacto na organização do ambiente e na aprendizagem e desenvolvimento das crianças
Utilizar técnicas de observação formal e informal em contexto pré-escolar e escolar
Conhecer dimensões da qualidade de um jardim de infância e sua operacionalização
Possuir informação sobre instrumentos para avaliar o desenvolvimento da literacia e o desenvolvimento matemático
Possuir informação sobre estratégias e programas de intervenção na literacia e matemática
Conhecer bibliografia relevante no domínio das DA (Leitura, Escrita e Matemática)
Aprofundar modelos conceptuais explicativos sobre as DA, e relacionar com diferentes estratégias de avaliação e intervenção.
Programa
1. As dificuldades de aprendizagem no pré-escolar: uma perspectiva de promoção e de qualidade
História da educação pré-escolar (EPE) em Portugal. Aspectos organizacionais dos serviços de EPE.
Orientações curriculares em EPE e outros documentos legais relevantes para a organização e o funcionamento dos serviços de EPE
Estudo de alguns modelos curriculares de EPE: O Currículo Criativo e o Movimento da Escola Moderna.
Métodos de Observação em contextos pré-escolares e escolares.
A observação naturalista, ocasional e sistemática. O método de observação da criança-alvo.
Qualidade em Educação Pré-escolar: A Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância - Revista (The Early Childhood Environment Rating Scale- Revised Edition - ECERS-R, Harms, Clifford, & Cryer, 1998).
2. O desenvolvimento nos domínios da Literacia e da Matemática
Literacia e literacia emergente. Contextos de desenvolvimento da literacia emergente. Instrumentos de avaliação. Programas de promoção de competências de literacia emergente.
Numeracia e desenvolvimento matemático. Contextos de desenvolvimento da numeracia. Instrumentos de avaliação. Programas de intervenção.
3. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita (DALE). Modelos teóricos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. A dislexia desenvolvimental: Principais teorias.
Avaliação e estratégias de intervenção.
Preparação de professores.
As DALE e a legislação portuguesa.
4. As dificuldades de aprendizagem da matemática. Algumas sugestões para avaliação e intervenção.
Bibliografia Obrigatória
Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Damon William 340;
Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-05527-1 (vol.1) (Vol.4)
Barr Rebecca 340;
Handbook of reading research. ISBN: 0-8058-2416-2 (vol.2)
Bibliografia Complementar
Sylva, K., Roy, C., & Painter, M. ; Childwatching at Playgroup and Nursey School, The High/Scope Press, 1980
Dehaene Stanislas;
The^number sense. ISBN: 0-19-513240-8
Dodge, D., & Colker, L.; The creative curriculum for early childhood., Teaching Strategies, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de temas e discussão em grande grupo
Trabalho em pequeno grupo com orientação
Leitura de bibliografia recomendada
Utilização de materiais audio-visuais para treino de competências de observação
Treino de competências de observação formal e informal em contextos pré-escolares e escolares
Utilização orientada de instrumentos de avaliação em crianças e ambientes de aprendizagem
Planear e implementar um pequeno projecto em contexto pré-escolar ou escolar recorrendo às estratégias de observação aprendidas
Apresentação de trabalhos pelos alunos
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Elaboração de protocolo de observação naturalista realizado em sala de aula |
Trabalho escrito |
8,00 |
|
|
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
| Relatório escrito contendo resultados de aplicação da ECERS-R e observações realizadas |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
| Apresentação oral dos resultados contidos no relatório |
Teste |
2,00 |
|
|
| Observação em sala de jardim de infância e preparação |
Trabalho escrito |
14,00 |
|
|
| Observação naturalista em sala de aula e respectiva preparação |
Trabalho escrito |
5,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura de bibliografia recomendada |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
40,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas, e a realização, em pequeno grupo, de trabalhos práticos, nomeadamente:
1. Realização de observação naturalista, elaboração do respectivo protocolo e apresentação ao grupo das principais conclusões
2. Elaboração de relatório contendo resultados da aplicação da ECERS-R em contexto pré-escolar e das observações planeadas
3. Apresentação ao grupo-turma dos resultados contidos no relatório.
A não realização de qualquer um destes trabalhos impede o estudante de aceder ao exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota prática, com a seguinte ponderação:
Nota no Exame final: 60%
Nota prática: 40%
A nota prática envolve os resultados obtidos pelos alunos nos 3 trabalhos propostos, com a seguinte ponderação:
Trabalho 1: 25%
Trabalho 2: 35%
Trabalho 3: 40% , sendo que 20% corresponderá à avaliação feita pelos colegas e 20% pelas docentes.
A nota no exame final e a nota prática não poderão ser inferiores a 8 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas 1 e 2, sem a qual não poderão aceder ao exame final. A ponderação prevista será neste caso de 30% para a 1ª actividade e 70% para a segunda.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final poderá ser feita através de repetiçao do exame final.
Não está prevista melhoria da nota prática, excepto através de nova inscrição na disciplina.