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Dificuldades de Aprendizagem

Código: P830     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 9 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Obter informação sobre aspectos organizacionais do Sistema Educativo relevantes para o domínio das Dificuldades de Aprendizagem
Ler e apreciar criticamente legislação relevante
Conhecer diferentes modelos curriculares ao nível pré-escolar e reflectir sobre o seu impacto na organização do ambiente e na aprendizagem e desenvolvimento das crianças
Utilizar técnicas de observação formal e informal em contexto pré-escolar e escolar
Conhecer dimensões da qualidade de um jardim de infância e sua operacionalização
Possuir informação sobre instrumentos para avaliar o desenvolvimento da literacia e o desenvolvimento matemático
Possuir informação sobre estratégias e programas de intervenção na literacia e matemática
Conhecer bibliografia relevante no domínio das DA (Leitura, Escrita e Matemática)
Aprofundar modelos conceptuais explicativos sobre as DA, e relacionar com diferentes estratégias de avaliação e intervenção.

Programa

1. As dificuldades de aprendizagem no pré-escolar: uma perspectiva de promoção e de qualidade

História da educação pré-escolar (EPE) em Portugal. Aspectos organizacionais dos serviços de EPE.
Orientações curriculares em EPE e outros documentos legais relevantes para a organização e o funcionamento dos serviços de EPE
Estudo de alguns modelos curriculares de EPE: O Currículo Criativo e o Movimento da Escola Moderna.
Métodos de Observação em contextos pré-escolares e escolares.
A observação naturalista, ocasional e sistemática. O método de observação da criança-alvo.
Qualidade em Educação Pré-escolar: A Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância - Revista (The Early Childhood Environment Rating Scale- Revised Edition - ECERS-R, Harms, Clifford, & Cryer, 1998).

2. O desenvolvimento nos domínios da Literacia e da Matemática

Literacia e literacia emergente. Contextos de desenvolvimento da literacia emergente. Instrumentos de avaliação. Programas de promoção de competências de literacia emergente.
Numeracia e desenvolvimento matemático. Contextos de desenvolvimento da numeracia. Instrumentos de avaliação. Programas de intervenção.

3. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita (DALE). Modelos teóricos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. A dislexia desenvolvimental: Principais teorias.
Avaliação e estratégias de intervenção.
Preparação de professores.
As DALE e a legislação portuguesa.

4. As dificuldades de aprendizagem da matemática. Algumas sugestões para avaliação e intervenção.

Bibliografia Obrigatória

Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-05527-1 (vol.1) (Vol.4)
Barr Rebecca 340; Handbook of reading research. ISBN: 0-8058-2416-2 (vol.2)

Bibliografia Complementar

Sylva, K., Roy, C., & Painter, M. ; Childwatching at Playgroup and Nursey School, The High/Scope Press, 1980
Dehaene Stanislas; The^number sense. ISBN: 0-19-513240-8
Dodge, D., & Colker, L.; The creative curriculum for early childhood., Teaching Strategies, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de temas e discussão em grande grupo
Trabalho em pequeno grupo com orientação
Leitura de bibliografia recomendada
Utilização de materiais audio-visuais para treino de competências de observação
Treino de competências de observação formal e informal em contextos pré-escolares e escolares
Utilização orientada de instrumentos de avaliação em crianças e ambientes de aprendizagem
Planear e implementar um pequeno projecto em contexto pré-escolar ou escolar recorrendo às estratégias de observação aprendidas
Apresentação de trabalhos pelos alunos

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Elaboração de protocolo de observação naturalista realizado em sala de aula Trabalho escrito 8,00
Exame final Exame 2,00
Relatório escrito contendo resultados de aplicação da ECERS-R e observações realizadas Trabalho escrito 20,00
Apresentação oral dos resultados contidos no relatório Teste 2,00
Observação em sala de jardim de infância e preparação Trabalho escrito 14,00
Observação naturalista em sala de aula e respectiva preparação Trabalho escrito 5,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura de bibliografia recomendada Estudo autónomo 40
Total: 40,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas, e a realização, em pequeno grupo, de trabalhos práticos, nomeadamente:
1. Realização de observação naturalista, elaboração do respectivo protocolo e apresentação ao grupo das principais conclusões
2. Elaboração de relatório contendo resultados da aplicação da ECERS-R em contexto pré-escolar e das observações planeadas
3. Apresentação ao grupo-turma dos resultados contidos no relatório.

A não realização de qualquer um destes trabalhos impede o estudante de aceder ao exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota prática, com a seguinte ponderação:
Nota no Exame final: 60%
Nota prática: 40%

A nota prática envolve os resultados obtidos pelos alunos nos 3 trabalhos propostos, com a seguinte ponderação:
Trabalho 1: 25%
Trabalho 2: 35%
Trabalho 3: 40% , sendo que 20% corresponderá à avaliação feita pelos colegas e 20% pelas docentes.

A nota no exame final e a nota prática não poderão ser inferiores a 8 valores.


Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas 1 e 2, sem a qual não poderão aceder ao exame final. A ponderação prevista será neste caso de 30% para a 1ª actividade e 70% para a segunda.
Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre lectivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser feita através de repetiçao do exame final.
Não está prevista melhoria da nota prática, excepto através de nova inscrição na disciplina.
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