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Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

Código: PI10     Sigla: MEIP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2497
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” tem como objectivo fornecer uma formação aprofundada em questões epistemológicas e metodológicas no domínio da investigação em Psicologia.

Programa

Unidade 1 – Questões sobre epistemologia
Unidade 2 – Questões sobre metodologia
Unidade 3 – Questões éticas e deontológicas na investigação em Psicologia
Unidade 4 – A investigação qualitativa em Psicologia

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto com os alunos.
Trabalho autónomo dos alunos.

Software

NVivo 8

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica que o aluno:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe activamente nas actividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) preencha e apresente a ficha de projecto, (iv) redija e entregue o mini-relatório, e (v) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos na época de exame normal.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será expressa numa escala de 0 a 20 valores e será calculada tendo em consideração o peso relativo das várias componentes de avaliação, a saber:

(i) Preenchimento e apresentação de uma ficha de projecto (com um peso de 25% na nota final), a realizar pelo aluno em pequeno grupo;
(ii) Redacção de um mini-relatório sobre a actividade de recolha de dados através da técnica da entrevista (com um peso de 35% na nota final), a realizar pelo aluno individualmente;
(iii) Realização de um teste escrito na época de exame normal (com um peso de 40% na nota final), a realizar pelo aluno individualmente.

Salvaguarda-se que, para que a nota final possa ser calculada, o aluno deve obter mínimos de 8 valores em cada componente.
Para que o aluno possa ser “aprovado” na disciplina, deverá obter uma nota final de pelo menos 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

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Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o aluno abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao docente no início do ano lectivo.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota final poderá ser efectuada na época de recurso que decorre após o término das aulas desta disciplina.

Observações

Se o aluno não cumprir algum dos requisitos descritos no campo “Obtenção de frequência”, fica sem frequência na disciplina. Além disso, o aluno só poderá realizar o teste escrito se tiver cumprido as componentes (i) e (ii) descritas no campo “Cálculo da Classificação Final”.
Se o aluno não obtiver um mínimo de 8 valores em alguma das componentes de avaliação descritas no campo “Cálculo da Classificação Final”, a sua nota final não será calculada.
Se o aluno faltar ao teste escrito ou se desistir durante a sua realização, poderá realizar exame na época de recurso, cuja nota continuará a ter o mesmo peso de 40% na nota final.
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